Ao longo do mês de dezembro não faltam motivos para juntar amigos e família à volta da mesa. O Barão Fladgate acrescenta mais um: A nova carta de inverno, que inclui propostas reconfortantes, servidas com vista para as margens do rio Douro e a encosta do Porto. Para os dias festivos há programas especiais.

É dentro das caves Taylor’s, em Vila Nova de Gaia, que vamos encontrar as novas sugestões do chefe Ricardo Cardoso. Nas entradas, as novidades versam sobre um Aveludado de cogumelos silvestres com queijo da Ilha, maçã, avelãs, acelga baby, trompetas da morte e tomilho (12,00 euros) e um Caranguejo Real apresentado com vieiras, cremoso de topinambur e emulsão de crustáceos, espargo baby e coral chips de tinta de choco, mil folhas de salada do mar e aneto (24,00 euros).

A inusitada combinação de Pregado com molho de chocolate negro e flor de laranjeira reflete as novas e diferenciadas propostas no universo dos peixes. O tradicional prato de Bacalhau também se mostra renovado – é preparado a 55 graus e servido com sames, toucinho de porco Bísaro, creme de ervilha, carabineiro, broa de Avintes, tatsoi, terrine de mãozinha de vaca maronesa e mousse de foie de bacalhau (22,00 euros).

As carnes casam com produtos da estação. Há espaço para Borrego a 72 graus com crosta de sementes, eryngii, segurelha, texturas de castanhas, batata, milho na brasa, curgete assada, emulsão de boletos e alho negro (26,00 euros) e Lombo de veado com frutos do bosque, nabos, rabanete, cenouras biológicas, cremoso de batata doce roxa e citrinos, risotto de morangos e Provolone com balsâmico envelhecido (27,00 euros).

Há um Barão nas caves durienses que traz novidades para o verão
créditos: WWW.NUMO.PT

À mesa também há lugar para os vegetarianos e para a nova sugestão de Feijoada de legumes biológicos, acelga, chouriço de soja com arroz basmati e ervas frescas (18,00 euros), entre outras.

Na sobremesa, destaque para o Pêssego em texturas, chocolate, frutos vermelhos, Amaretto e sabugueiro (10,00 euros) junta-se à sobremesa Tropical que conjuga Coco, ananás, frutos tropicais, caju tostado e rum envelhecido, gelado de coco e gelado de piña colada (10,00 euros).

Para aquecer a experiência, é tempo de servir o vinho do Porto Taylor’s.

O novo menu será também servido ao almoço da véspera de Natal (das 12h30 às 15h00) e ao almoço e jantar (das 19h00 às 22h00) do dia 25 de dezembro.

Na noite de todas as resoluções, a 31 de dezembro, o Barão Fladgate abre portas a um jantar especial de passagem de ano, com música ao vivo e DJ. O início está marcado para as 19h30, com welcome drink e canapés, e o jantar será servido às 20h30. O menu festivo tem o valor de 190,00 euros por pessoa (95,00 euros dos 5 aos 12 anos), e inclui sugestões como Vieiras coradas com cremoso de abóbora assada e pistacho, lavagante azul e endívias com molho de lima e cardamomo, Robalo com cevadotto de crustáceos, lagostim, salicórnia, molho ligeiro de caril e tapioca de coentros e ainda Lombinho de borrego com molho de foie gras, beterraba, melão, repolgas e rebentos de brócolos.

A iniciar às 00h00 e a prolongar-se até às 02h00, há espumante, bar aberto e ceia.

Barão de Fladgate nas Caves Taylor’s

Rua do Choupelo, 250, Vila Nova de Gaia

Horário: Todos os dias das 12h30 às 15:00 e das 19h00 às 22h00

Contactos: Tel.: 223 772 951; E-mail bookings@baraofladgate.pt

E para inaugurar o primeiro dia da nova década, o Barão Fladgate convida a um brunch, a decorrer das 12h00 às 15h00. Pelo valor de 55,00 euros por pessoa (27,50 euros dos 5 aos 12 anos) pode desfrutar-se de um menu que inclui pratos frios, pratos quentes, doces e uma seleção de bebidas. Um autêntico banquete que oferece desde ovos mexidos, granola de frutos secos, peixes fumados, saladas e panquecas até opções como Corvina com molho de Alvarinho, Cabrito tradicional, Feijoada de legumes e tofu grelhado e Farfalle à Carbonara.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.