Em plena Foz do Douro, debruçada no rio Douro, a Casa de Pasto da Palmeira, aposta numa mesa petisqueira. Na estreia da nova carta, o registo de pratinhos mantém-se embora com uma oferta mais alargada.
O restaurante Geographia, casa que tem como inspiração a cozinha dos países de língua portuguesa espalhados pelos quatro continentes, lança neste 2020, uma iniciativa que promete recompensar todos aqueles que têm alma de viajante e um passaporte que o comprove.
Doze meses, 12 cervejas é o objetivo que a cervejeira Nortada, sediada no Porto, estabelece para o ano de 2020. Na prática, lançar uma cerveja artesanal nova por mês, de diferentes estilos e em edições limitadas. Para já, a marca procura ilustradores para os novos rótulos.
Os apreciadores de vinhos durienses têm, a 9 de janeiro, a oportunidade de participar, no espaço Xperience, em Lisboa, numa prova comentada em torno dos néctares da Quinta de Ventozelo.
Açorda de codorniz, carne frita com migas de espargos e a açorda de bacalhau com coentros estão entre as inúmeras combinações que encontramos à mesa dos restaurantes de Vila Viçosa, até 12 de janeiro. Um festival gastronómico, dedicado aos comeres alentejanos, que têm na sua base o pão.
Um livro é sempre um bom pretexto para uma conversa. No caso vertente, a mais recente obra da nutricionista Lillian Barros, “A Comida Que Vai Mudar a Sua Vida”, dá-nos mote para prosa a dois, com tempo e disponibilidade para abordar questões que nos preocupam enquanto consumidores de informação sobr
Os vinhos do Alentejo e do Douro vão estar em destaque, às quintas-feiras, no wine bar cascalense, o Bago du Vin Gourmet Bar & Terrace. Mensalmente, um produtor apresenta os seus néctares, propondo a prova de um trio de referências. A prova é gratuita.
Novo ano, época de saldos, com os habituais descontos saborosos. No que toca à restauração, os espaços Populi, em Lisboa e todos os estabelecimentos do Grupo Olivier, na capital, Porto e Cascais, estão, este janeiro e fevereiro, com descontos nas ementas entre os 40 e os 50%.
O festival gastronómico “Aveiro, Sabores com Tradição” está de regresso à cidade dos canais, entre 6 e 13 de janeiro, celebrando à mesa de 29 restaurantes a diversidade de produtos locais, do marisco, ao peixe e à doçaria tradicional.
São um sucesso no mundo da Internet estas simples panquecas com os ingredientes base. A partir da receita, pode criar outras versões. Por exemplo, acrescentando-lhe fruta ralada no momento de misturar os ingredientes.
Não há bom café sem a torra certa e sem a moagem mais indicada para a bebida que estamos a consumir. Moer o grão para um “espresso” é diferente de o preparar para um café de balão ou de cafeteira.
É um dos cartões de visita do nosso país e o mais popular da doçaria tradicional portuguesa. Agora, na Rua Mouzinho da Silveira, no Porto, o pastel de nata passa a ter um novo representante. Nasceu o Castro - Atelier de Pastéis de Nata.
The Museum, o novo restaurante efémero abriu as suas portas no Largo da Trindade em Lisboa, com o contributo de jovens chefes de cozinha nacionais e internacionais. Os participantes poderão conhecer o restaurante, a loja de vinhos, jantar à mesa dos chefes e visitar uma galeria de arte. Os jantares
A rapidez de confecção, economia de energia e facilidade de limpeza são as grandes vantagens do micro-ondas. Mas muitas vezes os pratos saem com um ar desenxabido e sem graça. Felizmente, há alguns truques que permitem dar mais cor aos seus cozinhados.
Os fins de semana gastronómicos estão de regresso já este janeiro com a cidade duriense de Peso da Régua a receber. Até novembro de 2020, centenas de restaurantes dão a provar o melhor da cozinha da região nortenha.
Este é um bolo de chocolate imune a todas as impaciências quando chega o momento de nos rendermos a uma generosa dose de cacau. Faz-se no micro-ondas e com ingredientes que todos temos em casa.
Na ânsia de não os querermos ver faltar à mesa, acabamos por comprar uma dose substancial de camarões. E depois, o que fazer com o marisco que ficou da noite de ano novo? Damos um caminho. Uns deliciosos camarões crocantes, para mergulhar numa apaladada maionese.
Condição primeira para estes espumantes, a de todos eles se apresentarem boas escolhas, a um preço amigo da carteira. Outro bónus, algumas destas propostas nacionais também acompanham a mesa, para além de serem vinhos de convívio.
A 21 de janeiro, o Avenida SushiCafé, em Lisboa, é palco de mais um jantar Ikigai, a iniciativa em que o restaurante recebe um chefe de cozinha convidado para uma noite de partilha da gastronomia japonesa.
Camarões, sapateiras, amêijoas, percebes, lagostas, não escondem segredos a Alberto Mota. O mestre marisqueiro que há mais de 30 anos labora na cervejaria Ribadouro, em Lisboa, partilha connosco as regras de bem escolher e cozinhar o marisco.
A doceira Mafalda Agante, apresentou recentemente o seu novo Bolo Mousse de Chocolate. "Um bolo cremoso, com uma aveludada mousse na cobertura. Perfeito para os gulosos oferecerem no Dia dos Namorados", conta-nos Mafalda,