A edição deste ano do festival gastronómico “Aveiro, Sabores com Tradição” traz como principal novidade o “Menu Prova”, uma opção para relaxar ao final do dia. Por 10,00 euros, os restaurantes aderentes (À Portuguesa, Cais da Tosca, Quatro Nós e Cais do Pescado) propõem a degustação de dois petiscos, harmonizados com copo de vinho ou Espumante da Bairrada.

As propostas para este menu promocional variam entre Fritadinha de pastéis de bacalhau, Carapauzinhos, ovas de bacalhau, mexilhões em cama de açorda de coentros, Gratinados com mozarella ou em vinagrete. Há ainda Telha de ovos moles para conquistar os paladares com preferências doces.

Já nos restantes 25 restaurantes, que se associaram a este festival para celebrar os produtos da região, é possível saborear uma experiência gastronómica com cardápios completos entre 15,00 euros e 30,00 euros, com entrada, prato, sobremesa e copo de vinho da Bairrada.

No final da refeição e para ajudar à digestão é oferecida a tradicional “Bandeja de Aveiro”, composta por licor de Aveiro, abafado ou aguardente da Bairrada.

Durante uma semana, o festival coloca em destaque algumas das iguarias mais icónicas da identidade gastronómica da região, entre o receitário tradicional e as abordagens mais contemporâneas.

O bacalhau, que ostenta o estatuto de “Especialidade Tradicional Garantida”, será um dos mais fiéis amigos à mesa desta incursão gastronómica, seja em caldeirada, assado, com natas, na telha, em bolinhos.

Para além da chora de bacalhau, há ainda línguas, bochechas e sames de bacalhau, outrora consideradas desperdícios e hoje elevadas a iguarias.

Aos produtos do mar, de onde se destacam o linguado, a raia, o petinga, o robalo e a dourada, o festival aposta também em produtos da Ria, onde a enguia, em caldeirada, frita ou de escabeche, se junta às ostras, aos mexilhões e às ameijoas, confecionadas de acordo com a especialidade de cada restaurante.

Para além dos produtos tradicionais, a iniciativa “Aveiro, Sabores com Tradição” abre também portas à inovação, revisitando ou inovando em propostas gastronómicas com produtos que começaram a ser explorados na região, fruto do surgimento de novos nichos de mercado e de novas tendências gastronómicas, como por exemplo a Flor do Sal, a salicórnia, as ostras, as algas e as conservas.

As sobremesas têm também assinatura do legado gastronómico doce da cidade, com os Ovos Moles, o Arroz Doce, a Aletria, os Bilharacos, as Castanhas de ovos, o Leite Creme, o Pão de Ló, as cavacas e o Bolo de Santa Joana, entre outros.

As reservas para o “Aveiro, Sabores com Tradição” podem ser efetuadas diretamente junto dos 29 restaurantes aderentes.

A iniciativa é organizada pelo município aveirense.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.