Pão, água, azeite, alho, ervas aromáticas, carnes de porco, o pingo da banha, por vezes a posta de bacalhau, ou pescada, e pouco mais. Estes ingredientes definem as bases de dois dos pratos mais emblemáticos do Alentejo, as açordas e as migas. Para as homenagear, o festival gastronómico “Vila Viçosa à Mesa”, propõe um primeiro momento este 2020, convidando à mesa daquele concelho alentejano.

Os nove estabelecimentos participantes (lista abaixo), apresentam da tradicional carne de alguidar com migas de espargos, à açorda de bacalhau com coentros e aos lombinhos de porco do montado com migas. Isto em dezenas de combinações e algumas recriações que introduzem o camarão.

Sublinhe-se que o festival gastronómico “Vila Viçosa à Mesa”, decorre durante todo o ano, na primeira semana de cada mês, apresentando a oferta gastronómica do concelho.

Açordas e migas: na cozinha de pão, a essência dos comeres alentejanos
Açordas e migas: na cozinha de pão, a essência dos comeres alentejanos
Ver artigo

Nesta primeira ação do ano participam:

Restaurante da Columbófila: Açorda alentejana. Carne frita/grelhada com migas de espargos. Migas à alentejana.

Restaurante Ouro Branco: Açorda alentejana com bacalhau. Açorda alentejana com ovos escalfados. Migas de favas com abanicos. Migas de espargos com secretos. Migas alentejanas com entrecosto.

Café Restaurante Florbela Espanca: Açorda com bacalhau e ovo. Migas com cachaço de porco preto. Migas com entrecosto.

Núcleo do Sporting Vila Viçosa: Açorda com Bacalhau; Migas à alentejana com carne frita. Açorda de gambas. Migas de coentros com lombinho grelhado.

Restaurante O Paço Ducal: Açorda alentejana com ovo e bacalhau; Açorda de marisco; Secretos com migas de espargos; Costeletas de porco com migas alentejanas. Migas alentejanas com entrecosto frito.

Restaurante Restauração: Açorda de codorniz. Açorda com bacalhau e ovo. Secretos com migas de tomate. Migas à alentejana com entrecosto frito. Migas de espargos com secretos grelhados.

Pousada Convento Vila Viçosa: Açorda de bacalhau com coentros. Açorda de camarão. Lombinhos de porco preto com migas de tomate. Bochechas de porco preto com migas de brócolos.

Restaurante Safari: Açorda alentejana com bacalhau. Açorda de marisco. Migas com entrecosto. Migas de brócolos com cachaço de porco assado no forno.

Restaurante Taverna dos Conjurados: Açorda de bacalhau. Lombinho de porco do montado com migas de espargos. Migas de carne do alguidar.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.