Não queremos deixar as panquecas apenas cativa das velhinhas fórmulas. São boas, sem dúvida, mas há congéneres que, recorrendo a ingredientes alternativos, não lhes ficam atrás. Deixamos 5 sugestões.
Este é o livro que não pode faltar na estante de quem gosta de gelados e quer fazê-los em casa, com e sem máquina. Em “Gelados Chez Moi” são apresentadas receitas clássicas, vegans, de fruta, picolés, sorvetes, cremes e iogurtes, granizados e chocolates, biscoitos, tortas e mignon.
De 9 a 11 de agosto a baía de Câmara de Lobos, na Madeira, acolhe a Festa do Peixe Espada Preto e, com ela, a homenagem à mesa de uma das espécies mais emblemáticas nos pratos do concelho.
Até 11 de agosto, o concelho de Ílhavo volta a fazer a sua grande festa do bacalhau. Restaurantes, apresentações culinárias, concursos gastronómicos fazem parte de um programa recheado com o fiel amigo.
A nova carta de verão do restaurante Barão Fladgate, nas caves Taylor’s, tem autoria do chefe de cozinha Ricardo Cardoso que nos traz algumas surpresas. Tudo com vista para o rio Douro.
Crê-se que no seu estado natural, selvagem, a Uva possa ter mais de dois milhões de anos. Isto antes de ser domada pelo Homem, tornando-se a base de uma das bebidas talhadas para o sucesso mundial, o Vinho. Esse, deixamo-lo, por agora, a descansar nas barricas e damos a vez ao bago, para beber e com
Concretizando-se, a partir de 12 de agosto, a greve dos motoristas de transporte de matérias perigosas, adivinham-se constrangimentos no abastecimento dos supermercados. Com bom senso e moderação, podemos antecipar as compras e evitar dores de cabeça domésticas.
Depois de um percurso com estrela Michelin no Alentejo, o chefe Miguel Laffan voltou há um ano à sua casa, Cascais. Agora, apadrinha uma gulodice da sua terra, As Areias de Cascais, ao concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal”. Areias que estão à prova no Atlântico Bar & Restaurante.
Contas feitas são 27 os novos pratos à mesa do restaurante Este Oeste, o mesmo é dizer que, em Lisboa, Japão e Itália encontram-se para ver o Tejo, numa carta com votos renovados.
A Memória não é tangível e, no entanto, está sempre presente, para o bom e para o mau. Em Campo de Ourique há, agora, uma Memoria que se quer boa. Daquelas que nos trazem viagens de aconchego à mesa. No caso vertente à boleia de um Italiano que nos recorda que as recordações também se refrescam.
Caminhadas, passeios de barco, birdwatching, batismo de mergulho e vela, stand up paddle e BTT são algumas das atividades que fazem parte do Algarve Nature Fest, um festival dedicado ao turismo de natureza a 21 e 22 de setembro.
Verão convida a bebidas frescas e serões ao ar livre. De 29 deste mês a 1 de setembro, Cascais acolhe, no Mercado da Vila, a festa da cerveja artesanal com dezenas de produtores. Não vai faltar o bom petisco.
Lisboa ganhou, neste 2019, o seu restaurante com carta dedicada unicamente ao Abacate, a Avocado House. Casa que traz consigo uma ementa carregadinha de opções para todos os gostos. Pratos que se ajeitam à fotografia.
Por estes dias o nosso país é uma festa. O que inclui a animação de mesa, com festivais de comida em diferentes regiões. Preparámos-lhe um roteiro cheio de petiscos de verão.
Até ao final do mês de agosto, restaurantes da região duriense fazem mostra e prova do generoso Tomate Coração de Boi. E não se ficam apenas pelas saladas. Um festival que conta com mercado, provas comentadas e concurso com a presença da gastrónoma Maria de Lourdes Modesto.
Estamos a oferecer cinco exemplares do livro “Quando a Terra era Plana e outras teorias científicas que estavam erradas”, uma exploração divertida e, ainda assim, avalizada dos momentos em que a ciência nos enganou, mas que foram, entretanto, refutados.
Há mais de três décadas que Olhão presta tributo ao marisco. Este ano não é exceção, com a festa dos sabores do mar a realizar-se este agosto, de 9 a 14. Em palco, a música promete animar as noites.
Quem não gostaria de ter uma Delfina na cozinha? É partindo desta personagem utópica, mas que bem poderia ser a nossa avó, de mão sabedora para a comidinha de conforto, que nos sentamos à mesa de um restaurante lisboeta apostado nos comeres portugueses.
Tal como muitos outros pratos rústicos, a origem da Bruschetta liga-se ao mundo rural, neste caso o italiano. Um aproveitamento das sobras de pão, tostadas na grelha e untadas com alho e/ou azeite que também conquista as nossas mesas.
O pôr do sol até ao final do verão vale cocktails e música ao vivo na Costa de Prata. O restaurante Maré, do Praia D´El Rey Golf & Beach Resort reserva as sextas-feiras para a festa.
Que comecem as vindimas, a época mais entusiasmante na adega. É com este mote que a Ribafreixo Wines dá o arranque à época das colheita e receção das uvas na Vidigueira. O produtor conta com a participação de todos os que se queiram juntar à festa.
Até 11 de agosto, continua a decorrer mais uma Viagem Medieval, em Santa Maria da Feira. Em 2019, a recriação histórica envolve mais de duas mil pessoas em torno do tema “D. Fernando I, o belo inconstante”.
As regiões do Dão, Douro e Alentejo, chegam a este verão com vinhos com perfil para cozinha descontraída, convívio sem compromissos e muita frescura. Deixamos-lhe algumas sugestões, dos espumantes com três anos de adega, aos rosés em estreia absoluta. Não falham os tintos e os brancos.