A herança da família Gatti não se esgota na pizzeria que foi batizada em memória do seu patriarca, a Valdo Gatti. A cada espaço novo do grupo de restauração TPPC desvenda-se um pouco mais da história do Senhor Osvaldo. É o caso do Caffè di Marzano, o segundo do seu legado. Foi precisamente em Marzano, província de Pavia, que Osvaldo montou o seu próprio café.
Não obstante as suas origens italianas, o Caffè di Marzano serve-as com sotaque nova-iorquino e planta a semente de Little Italy em Lisboa. Desta forma, as propostas italianas dos menus cruzam-se com a prática norte-americana de servir o café.
Das 8h00 às 12h00
Pela manhã há as clássicas panquecas com xarope de ácer (5,00 euros), ovos cozinhados de diferentes formas (escalfados, mexidos, fritatta e no forno – 4,00 euros a 7,00 euros), french toasts (3,5 euros), papa de quinoa (5,00 euros) e bowls e ainda panini (4,00 euros) e bruschettas (4,5 euros).
No Caffè di Marzano bebe-se café sem pressa, a qualquer hora do dia. Norbert Jencsik, o barista e connoisseur da área, é quem determina a oferta: Há café 100% arábica com uma torra ligeiramente mais escura, para agradar ao palato português, e para ser servido em cappuccinos, lattes e macchiatos; e café de filtro, com uma torra mais suave e um sabor frutado – ambos torrados localmente na Olisipo Coffee Roasters. As infusões da Companhia Portugueza do Chá complementam a oferta.
Das 12h00 às 16h00
As propostas de pequeno-almoço dão lugar a pastas (6,5 euros), como a Orechiette e bacalà, com bacalhau, alcaparras, funcho, aneto e limão, ou a Penne sem glúten al Cavolfiore, com couve-flor, curcuma, passas, amêndoas e chili; a uma Polpette de tomate (6,00 euros), e pizzetas (6,5 euros), pizzas mais pequenas – algumas das combinações de sucesso da Valdo Gatti são aqui replicadas, como a Bufalotta, com mozzarella, presunto curado, tomate-cherry e manjericão, ou a Piccante de nduja picante. Além destas propostas fixas, o quadro em ardósia por trás do balcão vai apresentar os pratos do dia.
Das 16h00 às 00h00
À noite, as portadas atrás do balcão abrem-se e revelam um bar espelhado que dá a conhecer uma vasta oferta de vermutes italianos e outros destilados, que podem ser provados puros ou em cocktails, como é o caso dos clássicos Aperol Spritz (6,00 euros), Negroni (6,00 euros) ou Manhattan (6,00 euros). É ainda de destacar as referências portuguesas e italianas de vinho sustentável.
O menu foi criado a pensar nas soluções mais apetecíveis para petiscar: Há tábuas (9,00 euros a 10,5 euros) com seleções de queijos, charcutaria e vegetais, acompanhadas por pão de alho; pizzetas e ainda diferentes pastas que podem ser combinadas com diversos recheios como bolognese, pesto ou funghi.
Comentários