Cozinha simples, despreocupada e familiar é aquela que chega agora aos portugueses à boleia do talento de Jamie Oliver. O chefe de cozinha britânico tem novo programa na televisão portuguesa. “Keep Cooking and Carry On” é transmitido aos sábados no 24Kitchen.
Uma mesa portuguesa tem, com certeza, um cozido. Prato tradicional do receituário nacional que Olivier da Costa agora recria com as carnes maturadas, assinatura do K.O.B by Olivier em Lisboa e no Porto.
Os lagares trabalham em novembro a azeitona acabada de colher. Este azeite novo inspira a Cantina de Ventozelo, casa em São João da Pesqueira, que acaba de criar um menu inspirado nas antigas refeições dos trabalhadores do lagar.
“Entre Ventos e Fumos”, livro com autoria do chefe de cozinha, gastrónomo e professor Nuno Diniz, recebeu o Prémio Internacional de Literatura Gastronómica, atribuído pela Academia Internacional da Gastronomia.
Uma conversa com a nutricionista Margarida Vieira não nos deixa indiferentes. Simplifica, desmistifica e derruba os lugares comuns da nutrição. Um exemplo? Não há superalimentos. A doutorada em Estudos da Criança prefere a valorização de cada alimento e os ganhos com a sua combinação. Variedade, equ
Quem não anseia por belos croissants – quentes de preferência - ao lanche? A pergunta é de retórica, pois adoramo-los com manteiga ou doce de fruta. Com o chefe de cozinha Rui Ribeiro aprendemos, passa a passo, a confecionar soberbos croissants integrais de farinha de espelta.
É com uma mesa descontraída e inspirada no mar, embora com propostas cárnicas, que o restaurante Boato volta a abrir portas na Rua Rodrigues Sampaio, em Lisboa. A carta chega assinada pelo chefe de cozinha Manel Perestrelo.
É com foco na cozinha tradicional portuguesa, embora sem desmerecer a contemporaneidade, que abriu portas em Vila Nova de Gaia o restaurante Dona Maria. Casa que faz viagem a pratos emblemáticos da mesa nacional.
A ruralidade também se faz de cozinha repleta de sabor. É esta mesa intemporal que o restaurante Provincia pretende recriar em Lisboa. Na carta, preponderam ingredientes nacionais, embora com uma incursão pela cozinha mediterrânica italiana.
De 7 a 14 de novembro, oito restaurantes do Grupo Hoti Hoteis celebram o São Martinho com ementas especiais para o Magusto. As castanhas vão chegar à mesa em combinação com carnes nobres, sopas, purés e sobremesas. Existem também opções vegetarianas.
A nutricionista Cláudia Viegas e o chefe de cozinha Gilberto Costa recriam o clássico bolo de banana, um conforto ao lanche. E, dão-lhe um extra, reduzindo nas calorias. Descubra como.
Quatro chefes de cozinha, outras tantas receitas originais com conservas nacionais, é a proposta para este mês de novembro nas páginas do Instagram de Bernardo Agrela, Luís Gaspar, Leonor Godinho e Pedro Abril.
Entre 7 e 15 de novembro, os dias no Hotel Casino Chaves estarão repletos de sabores vindos da terra e cozinhados com tradição, com a Semana dos Míscaros, com a possibilidade de degustar diferentes formas da confeção destes cogumelos selvagens.
Nascido em 2019 com a missão de gerar emprego na restauração para pessoas sem-abrigo, o É Um Restaurante abriu novamente portas, com serviço exclusivo de take away e entregas ao domicílio. As ementas são desenvolvidas pelos chefes de cozinha Nuno Bergonse e Dadid Jesus.
Estas barrinhas são um verdadeiro empurrão de energia para o corpo. Práticas para levar para qualquer lado, são uma opção mais saudável quando comparadas às barras comercializadas. Muito fáceis de fazer, algumas estão isentas de glúten, outras de açúcares refinados.
Juntar ingredientes indispensáveis da cozinha de outono e usá-los do pequeno-almoço ao jantar, foi o desafio do Friends Kitchen, restaurante em Vila Nova de Gaia. Para cumpri-lo, há panquecas de castanha, salada e hambúrguer com abóbora e uma Vitela de comer à colher com risotto de cogumelos.
É tempo de termos “quentes e boas” castanhas, mas também lhes podemos dar outros destinos na hora de enriquecermos lanches. Aqui, três receitas gulosas com um dos frutos secos protagonista da mesa outonal.
O “olho”, obra do artista de murais Vhils adorna, agora, 250 garrafas de cerveja numa edição especial de colecionador, lançada por uma marca nacional. Entre as garrafas disponibilizadas para venda, cem servem propósitos solidários.
Eis as feijoadas e todo o seu elenco de leguminosas, carnes, enchidos e arrozes. Sem esquecer aquelas que, sendo feijoadas, não se envergonham de dispensar carnes e pescado, antes optando apenas por elementos vegetais.
A saúde mental dos profissionais de cozinha é um dos temas nucleares no programa da 16ª edição do Congresso dos Cozinheiros. O evento que reunirá à conversa dezenas de profissionais do setor, realiza-se de 10 a 12 de novembro, no formato online. A participação é gratuita.
Entre 12 e 22 de novembro, a Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã junta 17 restaurantes que apresentarão pratos inspirados naquela que é uma das três aguardentes provenientes de regiões demarcadas da Europa. Paralelamente, decorrerá a apresentação de um sorvete de aguardente.
Dos sabores nacionais e jantares harmonizados com cocktails, da sala privada aos produtos da estação, o restaurante lisboeta Plano tem, agora, um novo menu e chama-lhe “Mesa Portuguesa”. A partir de novembro, decorrem jantares de harmonização com cocktails de autor.
A 31 de outubro, o Meliá Braga Hotel & Spa vai celebrar a noite mais assustadora do ano com um “Programa Especial Halloween”. Não faltará um jantar temático alusivo à época.