Acredito numa alimentação natural, de qualidade e adequada às necessidades físicas e emocionais. Ingredientes naturais, frescos, locais e de boa qualidade.
Se estas premissas forem cumpridas teremos um estilo de vida saudável, equilibrado e adequado ao que, realmente, precisamos. Na verdade, tudo está onde deve estar.
Pedimos a Vanessa Andrade, a empreendedora que criou o projeto Green Smiles para nos eleger o Top 10 dos seus alimentos prediletos. Como critério de escolha, uma viagem pela alimentação que respeita o nosso estado emocional. Para Vanessa, “os alimentos que ingerimos e os métodos culinários que utili
A resposta à pergunta que encontra no título é a Alfarroba, pois claro. Esta planta, típica na região algarvia, foi trazida pelos Árabes. Tem cinco vantagens face ao cacau, que substitui diretamente. Aponte também uma receita deliciosa de bolachas de alfarroba e coco.
Há fruta mais desejada do que a melancia quando chega o tempo quente? Aposto que não. Para além de nos satisfazer o paladar, este fruto tem inúmeras propriedades positivas. É também uma boa base para receitas saborosas.
Para além de estimular o funcionamento do coração e do intestino delgado, o sabor picante ajuda a regular a nossa temperatura corporal, baixando-a. Gengibre, nabo e agrião, não sendo alimentos que associamos de imediato ao picante, apresentam qualidades que lhe estão próximas. Para mais, são aliment
A gordura na alimentação é, muitas vezes, diabolizada erradamente. Precisamos de gordura para que as nossas células funcionem, para que os nossos tecidos se alimentem e para transportar várias vitaminas (A, D e E) até ao sítio certo.
A boa saúde do intestino delgado é uma preciosa ajuda para o nosso bem-estar físico e emocional. Desta forma, há que saber escolher os alimentos certos e a sua melhor combinação. Damos-lhe uma ajuda com a seleção que aqui fazemos.
Os rins e o seu funcionamento são essenciais para a nossa condição saúde geral. Na verdade, o bom (ou mau) funcionamento dos nossos rins afeta diretamente a nossa energia e o funcionamento de todos os outros órgãos.
O cérebro representa cerca de 2% do peso corporal, tendo em média 1,4 Kg. É o órgão que mais oxigénio consume, fazendo com que o nosso sangue esteja bem "nutrido" e, com isso, ofereça todas as condições ao bom funcionamento do cérebro.
Com a alimentação que praticamos podemos dar uma ajuda extra ao nosso fígado. Agradece este órgão, filtro do nosso corpo e, consequentemente, agradecemos nós. Deixamos-lhe algumas dicas.
“As conversas são como as cerejas…” diz-nos a sabedoria popular. Mas, na realidade há que saber onde iniciar o consumo de cerejas e onde lhe pôr fim. A resposta a esta questão, assim como as vantagens no consumo deste fruto de baixo valor calórico, ocupam as linhas que lê abaixo. E não nos esquecemo
Durante esta estação o nosso corpo pede atividade, mas também alimentação mais leve para lidar com as temperaturas altas. Nos meses mais quentes, devemos privilegiar alimentos que nos ajudem a baixar a temperatura corporal.
O milho é o cereal mais leve e fresco de todos, por isso, é especialmente indicado para ser consumido quando as temperaturas sobem. Remete-nos logo para as saladas ou mesmo para o churrasco com a maçaroca assada.
Por estes dias, a temperatura do ar está mais baixa o que nos leva a procurar o agasalho extra para equilibrar a temperatura corporal. Um conforto que também nos pode chegar através dos alimentos. Conheça o top 5.
Os diabolizados hidratos de carbono são, na maior parte das vezes, o vilão da história. Engordam, incham, não se podem comer depois das 18h00, entre outras crenças.
Os festejos do Halloween trazem um destaque especial à abóbora. Para tirarmos partido da sua componente mais saborosa, vamos rechear a nossa mesa com propostas deliciosas, dos doces aos salgados.
Sabia que a abóbora é um fruto apesar de ser conhecida como um vegetal? Por ter sementes no interior, inclui-se na categoria de fruto, mas com muitos benefícios extra ao sabor doce e reconfortante que todos conhecemos.
Vivemos tempos de incerteza e stress acrescidos. Momento para dar especial atenção à nossa imunidade que tem na alimentação uma boa parceira. Assim, há que saber que alimentos privilegiar para o bom desempenho do sistema imunitário.
Ser mulher é ser cíclica. Ser mulher passa por ter necessidades específicas decorrentes das capacidades e necessidades fisiológicas do nosso aparelho reprodutor, pelo que conseguimos produzir e desenvolver em determinado momento, seja do mês ou da vida. E, sem nunca perder o orgulho de ter a possibi
A rotina diária, a vida profissional e familiar, podem deixar-nos tensos e sem tempo para uma gestão equilibrada da alimentação. Esta é, precisamente, uma ferramenta para relaxarmos. Sumos naturais, creme de cereais e batidos são ótimos para iniciarmos o dia. No campo oposto, há que abdicar do café
Ricos em nutrientes e minerais, os brócolos são um forte aliado da saúde digestiva e imunológica. Vegetal versátil, pode ser consumido cozido, salteado, no forno, em puré, entre outras confeções. Bons argumentos para darmos uma oportunidade aos brócolos.
Estes Falafel de verão são muito rápidos e fáceis de fazer. Além disso, são saborosos e completos, contendo hidratos de carbono, proteína, vitaminas e minerais.
Qual a sua maçã favorita? Pode ser uma escolha difícil, já que - em todo o mundo - existem mais de 7500 variedades disponíveis, da Grany Smith, à Jonagold, Pink Lady, Fuji ou Gala.
Não há como afastar a imagem deste alimento rico em minerais e fibra a “massajar” olhos cansados. Mas, não fiquemos por aqui. O pepino é nutritivo e, honra lhe seja feita, à mesa é muito mais do que ingrediente para saladas.