O milho é um cereal com imensas variantes, desde o amarelo, branco, vermelho, ao preto, azul ou castanho. O que comemos normalmente é o milho verde/milho doce. Já a variante que dá origem às pipocas chama-se mesmo Milho Pipoca, com um grão mais miúdo e em formato de gota.

Nutricionalmente é bastante rico em hidratos de carbono, proteínas, minerais (potássio, fósforo, magnésio, ferro e zinco) e vitaminas (especialmente a B1). A sua frescura e leveza são especialmente importantes para tonificar os rins e estimular o funcionamento do intestino delgado. É também muito amigo do estômago, pois ajuda a regular a digestão.

No entanto, destaco que é crucial conhecer a sua origem e método de produção. Os benefícios do milho podem ser completamente neutralizados se o milho for produzido utilizando OGM (Organismos Geneticamente Modificados). Estas variantes tornam o grão mais resistente a pragas e aumenta a rapidez de crescimento do mesmo. Estaremos a consumir milho alterado e não o verdadeiro cereal. Tome atenção aos rótulos e à proveniência do milho da próxima vez que o comprar

Como podemos comer o milho?

Pessoalmente adoro milho, é saboroso e doce, dando um toque de cor bastante interessante aos pratos! E é bastante versátil, pois pode ser consumido em grão, na maçaroca, em farinha, em pipocas, em puré, em pão, em snacks, entre outros.

Vamos às receitas...

Comece por experimentar a deliciosa polenta, em versão puré ou em cubos

Experimente usar a sêmola de milho como substituto do pão ralado, para dar uma textura crocante extra! Veja esta receita de douradinhos de tofu.

Faça um empadão leve, colorido e saciante. Use o milho, em formato puré, para um empadão rústico e familiar.

empadão de polenta
créditos: Green Smiles

Last but not least: nachos! Confesso que a utilização que mais gosto de dar ao milho é nos saborosos nachos. Um dos meus snacks favoritos, acompanhado com guacamole, hummus ou mesmo simples. Esta receita não tem glúten, feita no forno e resulta numa versão muito saborosa e crocante.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.