As amêndoas são ricas em cálcio, ferro e várias vitaminas do grupo B. Têm, ainda, outras propriedades importantes para o bom funcionamento do organismo, designadamente gorduras monoinsaturadas, hidratos de carbono, proteínas, fibras, potássio, magnésio e zinco. São também boas aliadas na alcalinização do sangue.

As gorduras monoinsaturadas são especialmente importantes para ajudar a regular o colesterol. No processo de assimilação das amêndoas, o colesterol HDL, retira moléculas de gordura do sangue, ajudando também a diminuir o risco de ataques cardíacos.

Apesar de todos os atributos positivos, este fruto seco continua a ter um elevado índice de gordura, por isso devemos ter em atenção às quantidades que ingerimos.

E quais as utilizações que podemos dar à amêndoa?

Podemos usar a amêndoa como ingrediente principal - em bebidas vegetais, sobremesas, creme de barrar - ou também como topping - em saladas, vegetais estufados, cremes de pequeno almoço, panquecas, iogurtes, entre outros.

A forma de utilização também é versátil, pois podemos fazer farinha de amêndoa, amêndoa picada, laminada ou mesmo em manteiga.

Se tiver amêndoas cruas, com ou sem casca, recomendo que as demolhe antes de as usar – de forma a hidratar e libertar alguns ácidos que tenham. Por outro lado, ajuda também a “limpar” de potenciais elementos nocivos que transportam na viagem do produtor até às nossas casas. Por fim, antes de as usar é importante tostar sempre um pouco as amêndoas para acentuar o sabor e despertar as suas propriedades.

E agora vamos a quatro receitas diferentes com amêndoa? Depois, pode pesquisar mais receitas aqui

Panquecas de aveia

São muito fáceis de fazer: juntar tudo e saborear! Esta receita tem alguma influência dos Coconut Rotti que costumava comer no Sri Lanka pela presença do coco ralado. Este é opcional.
Panquecas de aveia
Panquecas de aveia
Ver receita completa

Mousse de amêndoa

As mousses são sobremesas super rápidas de fazer e ficam bem em qualquer mesa. Para além disso, a base desta receita é sempre a mesma, sendo bastante fácil de adaptar ao que temos em casa. Pasta de amêndoa, amendoim, avelã, entre outros tantos sabores que ficam bem e cremosos.

Mini tartes de batata-doce

A batata-doce nunca desilude. Estas mini tartes de batata doce são o acompanhamento perfeito para uma pausa saborosa ou para degustar com o café.

Bebida de amêndoa

Os leites de amêndoa de compra são bastante doces e com menos interesse nutricional que os preparados em casa. Os domésticos fazem-se facilmente e com excelente sabor, muito mais autêntico e apelativo.
Bebida de amêndoa
Bebida de amêndoa
Ver receita completa

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.