Na hora de pensar num snack para o seu lanche, face às muitas propostas de má qualidade nutricional, pode-nos assaltar a angustia. Mas, não se assuste, há várias opções equilibradas, saborosas e muito fáceis de fazer (e transportar!).

Panquecas - As panquecas não são apenas para o pequeno-almoço Faça-as de tamanho mais pequeno e construa uma torre de mini-panquecas para o lanche. Barre com manteiga de amendoim ou mesmo simples. Se preferir panquecas salgadas, no processo de confeção junte especiarias de que goste.

O que costuma comer ao lanche? Descubra 6 opções saudáveis
créditos: Green Smiles

Sandes com hummus - Sobrou um pouco de hummus de uma entrada ou refeição? Escolha um pão de qualidade e junte o hummus (grão-de-bico, beterraba, feijão, pimento, entre outras hipóteses). Adicione um pouco de pickles e umas sementes tostadas. Voilá, reaproveitamento bastante nutritivo. Neste caso, opto por uma sugestão que substitui o habitual grão-de-bico pelo feijão.

Hummus de Feijão
Hummus de Feijão
Ver receita completa

Muffins - Tal como as panquecas, pode variar entre opções salgadas ou doces. Desde muffins de mirtilos, limão ou marmelo aos de vegetais. São fáceis de fazer, rápidos e versáteis. As versões salgadas podem também ser um almoço ou jantar leve.

O que costuma comer ao lanche? Descubra 6 opções saudáveis
créditos: Green Smiles

Puré de fruta com granola - Coza fruta (seja maçã, pera, marmelo ou a que preferir) com um pau de canela e uma casca de limão. Num frasco coloque o puré de fruta salpicado com granola caseira. Um lanche bem doce e com várias texturas. Pode cozer em maior quantidade e ir utilizando em várias porções. O puré de fruta é também um excelente adoçante de bolos, panquecas ou bolachas.

Barras de energéticas - Antes de pegar na primeira barra que encontra invista dois minutos a ler a lista de ingredientes. Provavelmente voltaria a colocá-la no expositor por desconhecer mais de metade da lista de ingredientes ou por perceber que a percentagem de açúcar é muito mais elevada do que pensa.

Fazer barras energéticas em casa não demora mais de 20 minutos e pode produzir logo várias para toda a semana. Combine diferentes cereais (aveia, millet ou arroz tufado, espelta) com frutos secos, fruta, sementes e alguns temperos (canela e adoçante para uma versão doce ou caril para uma versão salgada).

O que costuma comer ao lanche? Descubra 6 opções saudáveis
créditos: Green Smiles

Bolachas e biscoitos - Com uma infindável opção de combinações, as bolachas e biscoitos, para além de saborosas opções, são aliadas quando queremos “limpar” a despensa. Basicamente vale tudo na conjugação de sabores, texturas e ingredientes (desde que saiba moderar). Pode fazer em maiores quantidades, guardar num frasco e ir comendo. Deixo duas sugestões de bolachas equilibradas: Frutos secos e laranja ou de Aveia e alfarroba

Vamos lanchar?

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.