Muitos são os doentes que referem consumir sumos e batidos de frutos e vegetais diariamente, considerando-os verdadeiros aliados no combate ao cancro. Mas será mesmo assim?
Um estudo da Universidade Estadual de Framingham, nos Estados Unidos, revela que uma dieta com poucos hidratos de carbono pode ajudar a manter a perda de peso, mesmo depois da dieta, aumentando os resultados positivos do emagrecimento a longo prazo. Em três anos, a diferença pode ser entre ter mais
Todos os ovos comercializados legalmente têm uma espécie de "bilhete de identidade". Aprenda a ler e a dar significado ao código que conta a história deste alimento.
Embora muitos alimentos enriqueçam o sabor das saladas, na realidade é importante recordar que, apesar do seu estatuto quase cativo na cozinha saudável, na realidade não acrescentam valor nutricional aos nossos pratos. Eis dez alimentos que deveriam despertar o alerta SOS quando pensamos levá-los à
Mais importante do que seguirmos uma alimentação orientada pela ditadura das dietas, é percebermos a qualidade dos nutrientes que ingerimos. Com a nutricionista Cláudia Viegas desmontamos o “monstro” das dietas e a obsessão de contar calorias.
Descobertas recentes em medicina demonstraram que a espermidina presente em alguns tipos de queijo combate células cancerígenas em laboratório. E se lhe dissermos que o queijo é uma colónia de bactérias? Conheça 10 curiosidades sobre este alimento.
A semente contida na vagem do tremoceiro, a que correntemente chamamos tremoço, é mais do que um amigo inseparável de tardes ociosas de petisco. Além de ser uma excelente fonte de fibras alimentares, minerais e antioxidantes, apresenta um baixo teor de gordura. Pode também auxiliar na redução do col
Sabia que o corpo humano é constituído entre 50 a 70% de água? Por esta razão a água é fundamental para a manutenção do equilíbrio do nosso organismo. Um artigo da nutricionista Catarina Sofia Correia.
A fruta é uma excelente aliada do nosso bem-estar. Sabe porquê? Entre outras razões, não engorda. Por exemplo, a goiaba, a melancia e os morangos são frutos com baixas calorias e nutricionalmente ricos em vitaminas, sais minerais e fibras.
A sensação de sede já é, por si só, um sinal de desidratação. Por isso não devemos esperar por este sinal do nosso corpo para ingerir líquidos. Estes são fundamentais à vida humana. Através de perguntas e respostas, a nutricionista Mariana Abecasis explica-nos os porquês para a ingestão de líquidos,
Confirma esta lista e preste especial atenção à glicemia, já que níveis elevados de concentração de glicose no sangue - no plasma - podem aumentar o risco de várias doenças como a diabetes ou obesidade.
René Quinton, investigador francês, dedicou parte da sua investigação a analisar a composição da água do mar e comprovou a sua semelhança com o plasma sanguíneo. Será que esta variedade até não faz bem à saúde? As explicações são da farmacêutica Alexandra Vasconcelos.
Se vieram para ficar, não sabemos, mas os iogurtes Skyr estão na moda e diferenciam-se dos demais produtos lácteos pelo seu elevado teor proteico e baixo valor calórico. A Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor (Deco) analisou-os e desvenda dúvidas comuns sobre este famoso alimento islandês.
Discretamente, num cantinho das ementas, encontramos os menus infantis. Não lhes há de faltar o hambúrguer, a batata frita e o refrigerante. Em defesa de ementas infantis mais ricas, a nutricionista Cláudia Viegas, deixa-nos seis pistas que deveriam ser consideradas na oferta da restauração. Pratos
Dani Borges desvenda alguns alimentos que podem surpreender os mais conhecedores de dicas contra o excesso de peso, uma vez que afinal estas sugestões até podem ser boas escolhas na hora de combater a obesidade.
Para além da procura por mais qualidade de vida e saúde, a maioria das pessoas que procura uma dieta saudável tem objetivos estéticos. Algumas desejam emagrecer, enquanto outras priorizam a definição e o ganho de massa muscular.
Uma boa dieta alimentar, muito exercício e a ingestão de estatina são as melhores apostas para lograr na batalha do HDL contra o LDL, o bom e o mau colesterol. Mas há outras técnicas. Saiba quais.