Para escolher um bom iogurte temos primeiro de saber o que é o iogurte: leite (desnatado ou não) + fermentos lácteos (estes fermentos usam o açúcar natural do leite e fermentam o mesmo tornando a bebida espessa). Também podemos encontrar iogurtes feitos a partir de bebida vegetal, normalmente soja.

Em qualquer dos casos, o importante para fazer uma boa escolha e para isso é necessário fazer a leitura da lista de ingredientes. É aqui que fica a saber se foram acrescentados mais ingredientes do que aqueles que fazem parte do iogurte básico.

12 coisas que acontecem ao corpo quando come ovos
12 coisas que acontecem ao corpo quando come ovos
Ver artigo

Como escolher?

Quanto mais ingredientes tem a lista, mais nos afastamos daquilo que é a essência do iogurte e dos seus benefícios.

Elementos como açúcar, xaropes, amidos, corantes, adoçantes artificiais fazem com que este alimento seja menos natural. Por isso, a melhor escolha é um iogurte natural sem açúcar adicionado, com o mínimo de ingredientes na lista.

Não adianta observar a caixa de avaliação nutricional se não souber o que realmente lá foi colocado. Só saberemos se é uma boa escolha ao olhar para a lista de ingredientes e depois, sim, se quiser pode observar a quantidade de açúcar e de gordura.

Fruta desidratada: será um bom ou mau snack?
Fruta desidratada: será um bom ou mau snack?
Ver artigo

Comprar um iogurte magro, também pode ser uma boa escolha, uma vez que o que aconteceu foi que retiraram parte da gordura do leite, desnatando-o. Se não conseguir comer assim ao natural, adicione fruta, canela, sementes ou uma granola sem açúcar para o tornar mais agradável. Já sabe, antes de escolher o iogurte, olhe primeiramente para a lista de ingredientes.

O mesmo para o das crianças. Nada de pintarolas, chocapic e afins.

Os conselhos são da nutricionista Cláudia Maranhoto, nutricionista na Clínica Mais Bem Estar Viseu, em Parceira com o Fitness Hut - Grupo VivaGym.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.