Saber ler e interpretar corretamente o rótulo é essencial para uma escolha alimentar mais informada, consciente e saudável. Seguem algumas dicas para o ajudar a descodificar os rótulos dos alimentos de forma a tomar as melhores decisões no momento das compras. Um artigo da nutricionista Dulce Ramos.
Arroz, fruta desidratada, batata gratinada e frango assado: no micro-ondas, rapidez e qualidade estão garantidas, bem como algumas dezenas de euros de poupança.
Os idosos precisam de uma atenção especial e até a alimentação tem de ser ajustada à sua condição física. Ana Rita Lopes, nutricionista, deixa algumas dicas.
O metabolismo é o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior do nosso organismo. Podemos originar nova matéria, a isso chama-se anabolismo, como também causar a sua destruição, o catabolismo. Um artigo de Sara Biscaia Fraga, nutricionista na Clínica Biscaia Fraga.
A indução da cetose na perda de peso tem dois propósitos principais. Saiba quais com as explicações do nutricionista Pedro Carvalho, especialista em dieta cetogénica.
Existem vários mecanismos reguladores do envelhecimento e que correspondem a vias metabólicas independentes. Um desses mecanismos é a restrição calórica, que está claramente demostrado que promove a longevidade.
Aproveitar a época natalícia e degustar todos os petiscos sem remorsos no fim das festas? É possível. A nutricionista Graciela Moreira dá-nos algumas dicas.
Época festiva é sinal de reencontros com família e amigos, amor e diversão, mas é também a época do convívio prolongado à volta da mesa e das exceções alimentares. É fácil esquecer a rotina do dia a dia e deixar-se levar, pelo que, para aproveitar ao máximo, mas de forma equilibrada, a clínica Qorpo
Bárbara Marrucho, mestre em ciências Farmacêuticas, assina o livro “Plano para uma barriga feliz”, obra que nos propõe uma agenda de 28 dias para tratarmos o nosso intestino. Do livro, publicamos um excerto que toca uma questão comum a muitos portugueses, o inchaço e flatulência. Mote para apresenta
Não precisa de abdicar de um Natal à mesa com sabor e diversidade, basta seguir princípios simples. Mais couves e leguminosas, menos bacalhau e peru. Doces? Sim, mas em doses reduzidas. O Natal culinário à lupa com a nutricionista Cláudia Viegas.
Os lanches e snacks que são feitos ao longo do dia podem ajudar a controlar o apetite até à próxima refeição principal, mas muitas vezes, também podem ser a razão pela qual não se consegue perder peso. Tome nota destas 10 sugestões da nutricionista Catarina Sofia Correia.
Nos últimos anos, a água com limão em jejum passou a ocupar um lugar mediático na informação (ou, mais concretamente, na desinformação) na área da saúde, tornando-se uma tendência na área da perda de peso. Um artigo do nutricionista Luís Cristino.
Para aumentar as defesas, deve ingerir alimentos ricos em antioxidantes que ajudem a manter a mucosa intestinal, por ser a primeira barreira de defesa contra vírus e bactérias. Conheça os conselhos da nutricionista Ana Filipa Baião, da Clínica Em Forma.
A intolerância à lactose resulta da insuficiência na produção de lactase pelo organismo humano, a enzima que desdobra e decompõe aquela substância do leite. Moda ou não, é um problema cada vez mais comum em adultos. A nutricionista Jo Travers destaca 5 sinais a que deve estar atento.
Manter um estilo de vida saudável ao longo do ano é fundamental. Em vez de dietas rigorosas, considere fazer escolhas alimentares sustentáveis e desenvolver hábitos que possa manter a longo prazo
Uma boa dieta alimentar, muito exercício e a ingestão de estatina são as melhores apostas para lograr na batalha do HDL contra o LDL, o bom e o mau colesterol. Mas há outras técnicas. Saiba quais.
O consumo de aveia pode melhorar a digestão e saúde intestinal. Mas os benefícios não ficam por aqui. Um artigo da nutricionista Catarina Sofia Correia.
A classe de medicamentos dos análogos da GLP-1 demonstrou promover uma perda de peso média de 2,9 Kg em comparação com o placebo, além de reduzir a pressão arterial sistólica e diastólica e o colesterol total.
Tão apreciadas chegado o Natal, as broas são presença assídua na mesa portuguesa. Castelares, de mel, de batata-doce, o elenco é grande, como nos indica a nutricionista Vânia Costa que recorda estarmos perante alimentos calóricos. Mas, “um dia não são dias” e, como exceção, não há que deixar de lado
Pelas suas propriedades anti envelhecimento e pelo poder rejuvenescedor, deve colocar estes 10 alimentos na sua ementa diária. A sua esperança de vida vai recompensá-lo.
Quiabo, Inhame, beterraba, grão-de-bico verde, estão entre os oito alimentos que aqui destacamos e que, para além de excelentes componentes para uma cozinha criativa, apresentam benefícios nutricionais.