É uma das especialidades gastronómicas portuguesas que há séculos marcam a quadra pascal. Confecionado à base de leite, de ovos e de farinha de trigo, costuma ser enriquecido com especiarias.
1. Coza dois ovos em água temperada de sal. Escorra-os e reserve-os para utilização posterior. Leve um pequeno tacho com o leite ao lume.
2. Dissolva o fermento de padeiro no leite morno e misture até não ter grumos. Leve a manteiga ao lume a derreter.
3. Bata três ovos num recipiente grande e junte-lhes o fermento dissolvido, incorporando bem. Adicione a farinha, o açúcar, o sal e a manteiga e amasse tudo até obter uma pasta homogénea. Acrescente a canela e a erva-doce e volte a amassar.
4. Tape a massa com um pano e deixe-a repousar, durante cerca de 60 minutos, até duplicar de tamanho.
5. Depois de levedada, coloque a massa numa bancada de trabalho polvilhada com uma pitada de farinha. Reserve uma pequena porção da massa.
6. Molde o folar em forma de bola ligeiramente achatada. Pressione o centro com os dedos, formando uma cova. Coloque os ovos cozidos com casca nesse espaço.
7. Faça tiras com a massa que reservou e coloque-as no folar, sobre os ovos, pressionando-as suavemente para as fixar.
8. Coloque o folar num tabuleiro, tape-o e deixe levedar durante cerca de 30 minutos, num local quente. Pré-aqueça o forno a 200º C. Bata um ovo.
9. Pincele o folar com ovo batido e leve a cozer durante cerca de 30 minutos. Retire-o do forno depois de cozido e deixe arrefecer. Sirva-o morno ou frio.
Dicas
Adicione 50 gramas de nozes picadas à massa do folar no momento em que adicionar a farinha. Há quem o polvilhe com açucar enquanto morno. Também o pode salpicar com pepitas de chocolate preto minutos antes de o levar ao forno.