Tiramisu com vinho do Porto para saborear com chocolate quente
Para um lanche diferente, criativo e original, nada como aliar todo o sabor de uma das mais populares sobremesas italianas, aqui com um ligeiro toque português, a uma das bebidas mais apreciadas em todo o planeta.
1. Prepare o tiramisu. Misture, num recipiente, o queijo mascarpone e o leite condensado, envolvendo-os cuidadosamente. Junte as gemas peneiradas e continue a envolver com suavidade até obter um creme amarelado.
2. Adicione as claras em castelo ao preparado anterior, com o cuidado de não as envolver muito. Reserve.
3. Num recipiente à parte, misture o café com o vinho do Porto. Molhe ligeiramente os biscoitos no café, com o cuidado de não os deixar empapar. Transfira-os para um recipiente refratário retangular.
4. Disponha uma camada de creme sobre os biscoitos, alternando. Termine com uma de creme.
5. Polvilhe o tiramisu com chocolate em pó e leve ao frigorífico durante quatro a seis horas.
6. 10 minutos antes de servir, prepare o cacau quente. Num pequeno tacho, misture o cacau em pó, o açúcar amarelo e a maizena. Junte um pouco de água para ajudar a dissolver os ingredientes.
7. Leve o tacho ao lume. Quando o líquido estiver quente, adicione o chocolate partido em pequenos pedaços, mexendo sempre, até obter uma mistura uniforme e espessa.
8. Retire o preparado de chocolate do lume e distribua-o por quatro canecas. Sirva o tiramisu frio, decorado com folhas de hortelã, juntamente com o cacau quente. Bom proveito!
Dicas
Em vez de vinho do Porto, pode utilizar rum para aromatizar o tiramisu. Na preparação do chocolate quente, se é adepto de sabores mais doces, use uma tablete de 100 gramas de chocolate preto com 70% de cacau e 20 gramas de chocolate branco.