A vindima culmina um ano de trabalho e é considerada a época alta da mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo. As vinhas enchem-se de vindimadores e a região de turistas que querem ver e até participar no corte das uvas.
Do Douro ao Alentejo, passando pelo Tejo, Península de Setúbal e Lisboa, é tempo de vindima e de festas vínicas. Reunimos sugestões para que não perca pitada destes momentos brindados com bons vinhos, boa comida e animação.
De 6 a 9 de setembro, o Cais de Gaia acolhe a segunda edição do Port & Wine World, momento para provar novos vinhos e os já afirmados, harmonizando-os com a cozinha e os produtos regionais.
Massa de berbigão, arroz e papas do mesmo, rissóis de berbigão e berbigão ao natural são algumas das propostas do Festival que Figueira, concelho de Portimão, dedica todos os verões a este molusco.
A 31 de agosto o Wine Sunset Party leva os vinhos da Península de Setúbal a passear nas águas do rio Sado. O cruzeiro inclui prova de vinhos José Maria da Fonseca, comentada pela enóloga.
Mélange à 3 Tinto 2018 é a última novidade de Quinta dos Carvalhais. Em entrevista ao Modern Life/SAPO Lifestyle, Beatriz Cabral de Almeida, a enóloga que o produziu, explica o que o distingue e fala dos planos que existem para a (nova) marca.
A 25 e 26 de agosto, Castêlo da Maia, recria um evento com mais de cem anos de tradição na região, a Feira das Cebolas. Uma festa de entrada gratuita e com atividades para miúdos e graúdos.
A 24 de agosto, sábado, Olhão presta homenagem a uma arte de pesca e espécie capturada nas águas ao largo do Algarve, o Atum. Um exemplar com perto de 200 quilos será preparado para degustação em diferentes confeções.
A cerveja artesanal passa agora a motivar conversas trimestrais no digital. “O Estado da Cerveja” chega-nos em podcast conta com um convidado especial para uma conversa descomprometida no Youtube, Spotify e Apple Podcasts.
Palmela vive, entre os 29 de agosto e 3 de setembro, a 57.ª edição da Festa das Vindimas. Pisa da uva e bênção do primeiro mosto, cortejo dos camponeses e cortejo das vindimas, provas de vinho e gastronomia são alguns dos pontos de uma concorrida agenda.
O Tasty District, praça de restauração localizada no centro do Porto, chega a agosto com novos sabores. As tradicionais Francesinhas passam a fazer parte do menu do espaço, com a marca Francesinha du Carago”, somando-se ainda a companhia de um novo conceito dedicado às Poke Bowls.
Num concurso onde se apresentaram perto de cem azeites, provenientes de sete países, o português Quinta do Portal, foi eleito o melhor do mundo. O também nacional Mont ́Alverne integrou a lista dos dez melhores à escala internacional.
Para celebrar as vindimas na Península de Setúbal, o Hotel Club D’Azeitão propõe um programa que alia os vinhos da região à gastronomia. Isto, com um convite à visita das adegas da região.
Pela primeira vez desde que abriu portas em 1780, a destilaria de Jameson, situada no coração de Dublin, vai fazer as malas e partir em viagem, com destino a Lisboa. De final de agosto, até 28 de setembro, os visitantes poderão descobrir mais sobre a história da marca, método de produção e fazer uma
Até 1 de outubro, o Torre de Palma Wine Hotel, em Monforte, propõe dois programas de vindimas que incluem visitas às vinhas, seleção de uvas, almoço e jantar, entre outras atividades em pleno Alentejo.
Até 30 de setembro, a alentejana Adega Mayor, preparou um programa de enoturismo em família ou entre amigos. O “Vindima Mayor 2019” inclui passeio, workshop e almoço regional.
A fotografia culinária é um mundo. Para desbravar parte desse território, decorrem a 29 de setembro, na Amora, Seixal, dois workshops que abordarão do equipamento, às regras de composição e à narrativa que envolve uma boa imagem. Não faltará a edição de imagem.
A 25 de agosto e 1 de setembro, a Fábrica da Musa, em Lisboa, veste-se com ares de cervejaria, para servir dois jantares de marisco e, claro, cerveja. As ementas serão preparadas por uma dupla de chefes de cozinha.
Este é um Cocktail Bar no coração da cidade do Porto, apostado nos detalhes Art Nouveau e nos cocktails de autor. No Golden Oldie a atmosfera é intimista, pontuada por música Charleston, Foxtrot e Jazz e os cocktails chegam com assinatura de autor.
Em época de férias, torna-se quase impossível não pensar em viagens de sonho: “Se pudesse iria ao sudoeste asiático” ou “se tivesse dinheiro, comprava uma viagem para o outro lado do mundo”. Agora, um concurso promovido pela Portugália Cervejaria pode realizar esse sonho.
Uma refeição ao ar livre, no meio das vinhas, é uma proposta que a Quinta do Portal, na região duriense, está a promover para quem quer tomar contacto direto com a realidade da vinha.
Deste este agosto, o Sea Me - Peixaria Moderna, em Lisboa, conta com novo chefe de cozinha. Vasco Lello, depois do trabalho feito no Café Príncipe Real, passou as últimas semanas a conhecer os cantos à casa do Sea Me.
Os portugueses querem, cada vez mais, saber como se faz o vinho, um produto da nossa cultura. E é precisamente na época das vindimas, já inaugurada este ano no Tejo, que este produto turístico se revela um aliciante. Ficam sete propostas para desfrutar das vindimas e dos vinhos.
É na região de Bragança que, a 7 de setembro, todos os interessados podem participar numa experiência de colheita do lúpulo, um dos ingredientes essenciais da cerveja. Um dia no campo a praticar a safra à mão, tal como era uso no passado.