Carnes bovinas, maturadas e não maturadas, cordeiro e porco são algumas das principais peças que se encontram no novíssimo restaurante do chefe de cozinha Vítor Sobral. Na sua nova Esquina, o chefe português, apresenta como complemento às carnes, os vegetais grelhados com atenção especial, podendo ser uma opção para vegetarianos.

Uma carta onde vamos encontrar propostas como “Tutano bovino no forno, com limão, tomate, pinhões, alecrim e salsa”, “Focinho de porco grelhado, creme de coentros, cebola avinagrada e azeite de trufa”, “Entremeada de porco grelhado, creme de alho e vinagrete de tomate assado”, “Moelas grelhadas, pimentão da horta e piripiri” ou “Tártaro bovino, avelãs torradas e vinagrete de cacau”.

Ainda da carta, a destacar, as “Asas de galo grelhadas, limão, gengibre e mel” ou “Barriga de novilho, bico de pato, farinheira e laranja”. Mas os pratos tradicionais também não serão descurados, e será possível comer uma bela “Mão de cabrito e batata assada.”

“Estou particularmente feliz por contribuir para que a boa carne volte a estar na ordem do dia, e por ajudar os nossos produtores nacionais a divulgar os seus produtos de maior qualidade”, afiança Vítor Sobral.

Aos 52 anos, o percurso de Vítor Sobral traz 30 anos de atividade no setor da cozinha. Cozinheiro, assumiu-se como defensor dos produtos nacionais, as tradições e a defesa da arte de bem comer. Em 1999, foi homenageado “Chef do Ano” pela Academia Portuguesa de Gastronomia, e em 2006, recebeu o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, pelo trabalho de divulgação e promoção que fez de Portugal no mundo.

Três décadas mais tarde, Vítor Sobral juntou à profissão de cozinheiro a de empresário, com restaurantes em dois continentes. Depois da sua primeira “Esquina”, a Tasca da Esquina (aberta em 2009), em Lisboa, inaugura um espaço homónimo no Brasil, em São Paulo (2011), e no início de 2019, na mesma cidade, abre a Tasquinha da Esquina, no Shopping Morumbi.

Talho da Esquina

Rua Correia Garção nº 15, Lisboa

Horário: 12h30 às 15h30 e das 19h30 às 23h30. Fecha ao domingo e ao almoço de segunda-feira.

Em Campo de Ourique, somou-lhe a Peixaria da Esquina (2015). Em 2014, abriu a Taberna da Esquina em São Paulo, e em 2016, a Padaria da Esquina. Nesse mesmo ano, inaugurou o Balcão da Esquina, no Mercado da Ribeira, em Lisboa. Em 2018, abriu as portas da Padaria da Esquina, em Campo de Ourique, e poucos meses depois no Mercado de Alvalade. Agora, abre o Talho da Esquina, dedicado à melhor carne nacional.