A comida tem um sabor pior durante o voo
Regra geral, a comida que consumimos a bordo dos aviões tem fama de não primar pelo sabor. Um facto que não tem nos cozinheiros os culpados. O corpo humano não foi concebido para viajar a mil quilómetros hora e a dez quilómetros de altitude. Para o fazer, tem de se acomodar em cápsulas pressurizadas, barulhentas, e com pouca humidade, os aviões. Estudos indicam que a altitude, nas condições atrás invocadas, tende a diminuir a sensibilidade gustativa. Em suma, o paladar humano torna-se 30% menos sensível a bordo de uma aeronave.
O vinho tem um gosto diferente a dez mil metros de altitude
Devido às condições indicadas no ponto anterior, os líquidos tenderão a expandir-se e contrair-se. Entre as nuvens, um vinho será mais ácido do que quando provado no solo. O mesmo se aplica, por exemplo, ao champanhe.
A comida de avião é mais doce e salgada
Nem sempre, mas para fazer face aos constrangimentos para o paladar e olfato aqui enunciados anteriormente, há companhias aéreas que aumentam consideravelmente a quantidade de sal, açúcar e especiarias nos alimentos servidos a bordo. O que não os torna mais saudáveis.
Nunca se cozinha a bordo de um avião
Nem poderia. Todo e qualquer tipo de chama é proibida a bordo dos aviões. A comida que chega aos nossos lugares foi preparada em empresas de catering, num processo industrial, em instalações no solo. É ai que as refeições são embaladas, congeladas (por vezes dias) e só reaquecidas no momento do serviço.
Já se cozinhou a bordo dos aviões
Tal como no ponto anterior, com uma resposta a aterrar no“sim”, neste caso também obtemos resposta afirmativa. Nas décadas de 1950 e 1960 não era incomum encontrar chefes de cozinha a bordo dos aviões que, nos céus, preparavam as refeições servidas aos passageiros.
Nos aviões não viaja nenhum microondas
Certo. Até lhe pode parecer, caro leitor, que a comida de avião tem aspeto de cozinha de microondas. Em certos casos muito semelhante às refeições pré-preparadas que adquirimos nas grandes superfícies. A realidade é outra. Microondas e fornos de cozinha estão proibidos nos aviões. Todas as refeições são aquecidas em fornos de convecção de ar seco. O resultado é uma comida mais seca. A solução: molhos grossos e em quantidades absurdas (cuidado com os poços de ar).
Onde acabam os resíduos das refeições a bordo?
Anualmente, mais de cinco milhões de toneladas de lixo, provenientes de voos comerciais, são geradas em todo o mundo. Em regra, os resíduos alimentares (e também os não alimentares) são incinerados ou têm como fim aterros sanitários. Não é feita reciclagem dos alimentos sobrantes, ou doação com fins caritativos.
Atraso no avião implica eliminação da comida
No caso de atrasos nos voos, a legislação prevê um tempo máximo de tolerância para servir as refeições. Se esse prazo for ultrapassado, para evitar problemas de saúde junto dos passageiros, os alimentos são descartados e eliminados.
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