Rodrigo Castelo, chefe de cozinha (e também ex-aluno da ESAS), é o consultor deste novo Curso Técnico Superior Profissional, desenvolvido numa parceria entre o proprietário do restaurante Taberna Ó Balcão, em Santarém, e a Escola Superior Agrária da mesma cidade.
“Este novo curso vem acrescentar inovação aos cursos de cozinha pois o foco incide sobre o produto e a sua essência, e não somente sobre a cozinha em si. Aqui vamos estudar a origem, o desenvolvimento e a transformação do produto, até à sua finalização, dominando assim toda a sua cadeia e proporcionando, aos lecionados, novas técnicas e novas aprendizagens”, refere Rodrigo Castelo que desde 2013 comanda a cozinha da Taberna Ó Balcão, casa de comeres ribatejanos.
Sobre o objetivo que levou a criar este curso em conjunto com a ESAS, o chefe de cozinha refere que a “indústria da restauração ditou esta necessidade. Nós só a identificámos e trabalhámos sobre ela. Para além das técnicas culinárias, era importante, nos dias que correm, lecionar os processos químicos subjacentes a estas, tais como os fermentados e os transformados”.
Por este motivo, e para suprimir as necessidades, o novo curso integra cadeiras como “Botânica e Micologia”, “Introdução à Química dos Alimentos”, “Transformação dos produtos de origem vegetal e animal” ou “Valorização de produtos regionais na gastronomia”.
No que diz respeito à operacionalização do curso, o seu carácter inovador assenta na possibilidade de muitas aulas serem teórico-práticas e ainda na integração de diferentes disciplinas e profissionais. “Vamos falar de reações químicas, com um professor da área de química, ao mesmo tempo que temos em sala um professor que lecione as disciplinas de cozinha”.
Rodrigo Castelo nasceu em Santarém, em 1980, e desde cedo desenvolveu o gosto pela cozinha, influenciado pelo pai. Trabalhou na indústria farmacêutica até que, ao ser despedido, decidiu inverter o rumo da sua carreira e concretizar o velho sonho de abraçar uma nova profissão.
As inscrições para este novo curso terminam a 17 de setembro.
Comentários