Foi a 10 de setembro de 1756, que se fundou a Companhia e se instituiu a Demarcação da Região do Douro e Porto. Há uns anos a esta parte, o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) passou a assinalar este como o Dia do Vinho do Porto. A Real Companhia Velha vai celebrar a efeméride com uma programação e ementa especial no 17•56 Museu & Enoteca, neste caso a celebrar o seu primeiro aniversário.

Nesse dia, quem visitar o 17•56 Museu & Enoteca, localizado à beira do rio Douro, no Cais de Gaia, vai ser recebidos com um cálice de vinho do Porto, oferecido por figurantes trajados à época da fundação da Companhia. Gratuita é também a entrada no Museu da 1.ª Demarcação que, neste dia estará aberto com horário alargado, das 11h00 às 22h00 (última entrada às 21h30; habitualmente das 11h00 às 18h30).

A Enoteca 17•56 desenhou um menu especial, com vinhos escolhidos a dedo e cuja composição inclui o desempenho gastronómico das três cozinhas: Peixaria da Enoteca, SHIKO Tasca Japonesa e Reitoria. A entrada é asiática, com o Ceviche nikkei acompanhado por uma nova referência da Real Companhia Velha, o Quinta do Síbio rosé 2018.

17•56 Museu & Enoteca: Real Companhia Velha abre novo centro de visitas no Cais de Gaia à beira rio

O prato de peixe é da autoria da Peixaria da Enoteca, de onde sairá um Bacalhau grelhado, migas de feijão-frade, couve lombarda, azeitona e broa de milho caseira, servido com Carvalhas branco 2017.

Ao Reitoria cabe o prato de carne, a Vazia baixa, risoto de funcho e tomate seco, harmonizado com Quinta dos Aciprestes Grande Reserva Sousão tinto 2014.

Para a sobremesa, o chefe Jerónimo Pinto de Abreu, da Peixaria, apresenta um Folhado de maçã caramelizada, molho cremoso de toffee e rum, cujo conjunto de sabores vai casar com o Royal Oporto Colheita 1977.  Para os mais acérrimos provadores de vinho do Porto, há espaço para um cálice de Real Companhia Velha Porto Vintage de 2017.

O menu está disponível, por 50,00 euros, ao almoço e ao jantar, sendo que a Enoteca 17•56 estará também a funcionar no seu regime normal, ou seja, os pedidos também podem ser feitos à carta.