Não é apenas a mesa que inspira a festa dos comeres que se realiza no concelho de Proença a Nova no final de setembro. Para além da gastronomia, o Festival do Plangaio e do Maranho, a 28 e 29 de setembro, trará animação musical com a presença, por exemplo, da banda portuguesa The Lucky Duckies, que se inspira em artistas dos anos de 1950 e princípios da década de 1960. Ao palco subirão, ainda, a Banda Brass Fusion e o duo musical Red Seven.

No que respeita às especialidades que motivam o Festival, sublinhe-se que o Plangaio é confecionado com ossos do espinhaço do porco e massa de farinheira e é curado. Já o Maranho, parte da carne de cabra ou cabrito, com arroz e hortelã. Os participantes no evento contarão, ainda, com demonstrações de cozinha dedicadas ao Plangaio e Maranho, apresentando novas formas para os degustar. O primeiro será orientado por Tita Verganista e o segundo pelo chefe de cozinha Miguel Mesquita.

Paralelamente à mostra gastronómica, o Edifício dos Fortes e Baterias vai acolher um colóquio sobre “As Vias da Beira Baixa: abordagem histórica e geográfica à mobilidade” e ainda a recriação das invasões francesas. O peddy paper “A Formosinha”, o II Encontro de Concertinas, completam o programa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.