De 3 a 5 de outubro, o município mais a norte de Portugal conta com o seu “Fim de Semana Gastronómico”. Bifes de presunto, cabrito do monte assado no forno, acompanhado com Alvarinho e bucho doce, são as propostas à mesa de Melgaço.
Nove food trucks vão estar estacionados até 18 de outubro no parque de estacionamento da Loja Makro de Alfragide (Carnaxide). Uma iniciativa de street food que reúne num mesmo espaço cachorros-quentes, hambúrgueres, tostas e petiscos mexicanos.
O português José Avillez alcançou a 70.ª posição na lista dos 100 melhores 'chefs' do mundo, cujo primeiro lugar foi atribuído ao dinamarquês René Redzepi (‘Noma’, Copenhaga, duas estrelas), anunciou hoje a organização dos 'The Best Chef Awards'.
A Associação Bagos d'Ouro juntou alguns dos mais conhecidos chefes da cozinha nacional num livro para saborear do princípio ao fim e cujas vendas revertem a favor de uma causa solidária.
A 3 e 4 de outubro, Idanha-a-Nova, acolhe o evento gastronómico Arrebita Portugal, com foco na sustentabilidade. Entre as mais de duas dezenas de chefes de cozinha presentes, a confirmação de José Avillez e Alexandre Silva. O acesso é gratuito.
Como forma de assinalar o Dia Mundial do Vegetarianismo, a 1 de outubro, o canal temático de cozinha, 24Kitchen, propõe uma emissão especial com arranque a 28 de setembro. As receitas vegetarianas e veganas ficarão a cargo de Iara Rodrigues, Filipa Gomes, Sandra Nobre, Francisco Moreira e Tia Cátia.
Lançada no final de agosto no restaurante da marca em Alvalade, em Lisboa, a nova aposta do grupo empresarial foi agora alargada. Os que fizerem a encomenda pela aplicação digital Uber Eats têm 10 € de desconto em compras acima de 15 €.
David Frenkiel e Luise Vindahl são, respetivamente, sueco e dinamarquesa, têm três filhos e uma paixão confessada pela alimentação vegetariana. O casal nórdico chega escaparates nacionais a 22 de setembro com o seu novo livro, “Vegetarianos todos os dias com os mais pequenos”.
A sétima edição do Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola abriu a fase de inscrições que se prolonga até 20 de novembro. No concurso podem inscrever-se néctares portugueses tintos, brancos e espumantes.
Em 2018, falecia em acidente de viação a “peixeira dos famosos” que por mais de 50 anos trabalhou no Mercado 31 de Janeiro, em Lisboa. Agora, aquela estrutura é rebatizada com o nome de Açucena Veloso.
Natas, gemas de ovo, açúcar e farinha congeminam há séculos no pastel que se tornou vedeta mundial. Em Palmela, o doceiro Nuno Gil está a casar o seu pastel de nata com uma das bebidas icónicas da região, o moscatel.
A produção de vinhos da Bairrada ultrapassará este ano 20 milhões de litros, com qualidade elevada para brancos e rosados e um aumento de 10% em relação ao ano passado, avançou hoje o presidente desta Comissão Vitivinícola.
O grupo Sogevinus, que detém marcas como a Cálem, a Kopke, a Burmester, a Barros e, mais recentemente, a Quinta da Boavista, inaugurou o terceiro espaço, desta feita em Gaia, dedicado à descoberta e degustação do mundo dos vinhos.
Em ano singular também para o mundo da restauração, a jornalista norte-americana Ann Abel visitou Lisboa e elegeu para a revista “Forbes” as casas de comeres que lhe mereceram atenção. São 11 as eleitas, dos comeres de fogo, ao sushi e à mesa alentejana.
São 12 os restaurantes do concelho algarvio de Castro Marim que se juntam naquela que é a sexta edição da Festa da Cataplana. A iniciativa que decorre até 17 de outubro reúne à mesa produtos da região, o peixe e marisco e o “melhor sal do mundo”.
A quem pratica uma alimentação onde preponderam os vegetais, embora não dispense uma visita a pratos com sabor a mar, a food stylist e autora inglesa Jo Pratt, propõe o livro “Vegetariano com peixe”. A obra chega a Portugal a 11 de setembro.
Passaram cem anos e nada mudou na Pinhais, em Matosinhos, a única fábrica de conservas em Portugal que mantém o método tradicional de produção e que, agora, "navega em novas águas" ao transformar-se num museu vivo.
Do Douro ao Alentejo, passando pela Península de Setúbal, é tempo de vindimas. Reunimos sugestões para que não perca pitada destes momentos, brindados com bons vinhos, boa comida e contacto com os produtores.
Em outubro próximo, um mítico entre os vinhos durienses contará um novo capítulo numa história de quase 70 anos. O Casa Ferreirinha Barca-Velha 2011, na sua 20. ª edição, verá a luz do dia.
A Fonseca, casa produtora de vinhos do Porto, inaugurou o seu centro de visitas em Vila Nova de Gaia. Espaço com loja e sala de provas que convida a descobrir uma história bicentenária.
Ao terceiro livro e sem abdicar do lema que lhe serve de assinatura, “Há Alguém Mais Gulosa do Que Eu?”, a doceira Mafalda Agante traz-nos receitas mais saudáveis, com ingredientes alternativos ao açúcar refinado e à farinha de trigo. “Doce e (mais) saudável”, em dezenas de propostas de bolos, bolac
Com o rio Douro a seus pés e uma paisagem inspiradora, a Quinta do Seixo é palco de iniciativas que unem música, cinema e vinho do Porto. “The Don Presents” decorre ao longo deste mês de setembro.
Com a época das vindimas na Península de Setúbal a decorrer, o convite é para partilhar este que é um dos momentos maiores no calendário anual vinícola. Uma celebração que se faz com três programas: “Dia de vindima com o enólogo”, “Adega de portas abertas” e “Pisa a pé na adega”.