De janeiro a julho de 2021, as regiões vinhateiras nacionais vão estar em destaque no programa online “Viagens de Baco”. Um périplo aos protagonistas do vinho em Portugal.
Um monovarietal da casta branca da região demarcada do Dão, a Encruzado, produzido pela Caminhos Cruzados, mereceu 95 pontos e a respetiva medalha de Ouro no concurso International Wine Challenge.
Os restaurantes de Cascais com serviço de take away e entrega ao domicílio estão, agora, listados em diretório. Os utilizadores encontram informação detalhada sobre cada um dos estabelecimentos.
A Casa Kopke, com o Porto Colheita White 1940, é o único produtor de vinho do Porto a integrar o Top 100 “Wine Discoveries 2020”, pela Robert Parker, “Wine Advocate”.
Como forma de alertar para a tragédia do desperdício alimentar, o projeto Too Good To Go, lançou um passatempo na sua app. Os vencedores habilitam-se a ganhar um ano gratuito de “promo codes” e, com eles, refeições surpresa nas “Magic Boxes”.
O “desaparecimento de milhares de microempresas”, mais de “cem mil despedimentos na restauração” e “marcas profundas”. É desta forma que a Pro.var, associação para o setor da restauração, avalia o futuro com base num inquérito realizado a empresários.
Devido às medidas adotadas com o novo confinamento geral face ao agravamento da pandemia provocada pela COVID-19, a edição de 2021 dos Fins de Semana da Fogaça de Palmela, decorrerá em sistema de take away.
A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) apelou para que o Governo permita o funcionamento do ‘take-away’, entregas e ‘drive-thru’ no novo confinamento, que deverá ser anunciado na quarta-feira.
A associação que representa a restauração à escala nacional, disponibiliza online uma base de dados com os restaurantes que prestam serviço de take away e entregas ao domicílio.
No mercado que procura adaptar-se à situação pandémica, com o setor da restauração a enfrentar grandes desafios, a Volup selecionou alguns restaurantes de Lisboa da gama premium e “transporta-os” até casa dos clientes.
Receitas com água da torneira dão mote a coleção de livros online, gratuitos, que inaugura com 24 receitas da chefe de cozinha conhecida como “Tia Cátia”. Há sugestões para toda a família,
Com janeiro, a Academia Time Out retoma o ciclo de workshops de cozinha online. A abrir o ano, quatro ações com as cozinhas do Japão, Tailândia, Índia e EUA.
“The Wine Show”, entre os mais famosos programas de vinhos do mundo, esteve a gravar em Portugal. Visitou o douro e apaixonou-se por um vinho daquela região.
Chegou o momento dos apreciadores da lampreia, agora que foi oficialmente aberta a temporada à mesa no concelho de Valença. A restauração local, responde ao desafio e apresenta esta espécie de rio em inúmeras confeções.
Um atum vermelho atingiu hoje o valor de 20,8 milhões de ienes (cerca de 165 mil euros) no primeiro leilão do ano, no mercado de Toyosu de Tóquio, onde a pandemia de covid-19 marcou a sessão inaugural.
Espumante é vinho com grande apetência gastronómica e ideal para vários momentos de consumo. Com valores entre os 2,5 e os 40 euros, são 14 as propostas de espumantes com o cunho do Vinhos do Tejo.
Nem sempre o marisco foi tão apreciado como atualmente. O antigo Egipto baniu-o, os gregos recorriam à casca de ostra para indicar cidadãos banidos. Nascia o ostracismo. Já os romanos, adoravam os frutos do mar. Portugal chegou a fazer do marisco um imposto e nem Frei Luís de Sousa o excluiu da sua
A fogaça de Palmela, bolo tradicional que tem por base massa de pão, dá o mote a dois fins de semana gastronómicos em janeiro, com os restaurantes do concelho a apresentarem sugestões para pratos principais e sobremesas.
O pão é presença obrigatória na mesa portuguesa. Para nos recordar a importância deste alimento transversal a todo o país, assim como o bom uso e consumo, a Associação Portuguesa de Nutrição disponibiliza para consulta gratuita o e-book “Melhor grão, melhor pão”.
Consciente de que a quadra natalícia também é uma época de desperdício alimentar, a plataforma Too Good To Go preparou um guia online com dicas de fácil aplicação.
No ano em que comemora 35 anos, a empresa familiar 100% nacional, uma referência mundial na transformação deste pescado, surpreende o mercado com um produto premium desenvolvido a pensar numa nova geração de consumidores, assumidamente mais exigente.
Dois irmãos estão a desenvolver um projeto ligado aos vinhos, em Montalegre, onde plantaram a vinha "mais alta" de Portugal e vão construir um centro de vinificação que estará pronto para a vindima de 2021.