O bulgur, comum na cozinha dos países do médio oriente e do norte de África, é produzido a partir de diferentes tipos de espécies de trigo. Atualmente encontra com facilidade em grandes superfícies e espaços de venda de produtos biológicos.

Salada de bulgur, mozzarella, espinafres e ananás

Coza uma chávena de bulgur conforme as instruções de embalagem. Tempere com sal a seu gosto (com moderação, de preferência). Reserve.

Corte um queijo mozzarella fresco em pequenas rodelas e lave bem um molho de folhas de espinafre.

Deixe o bulgur arrefecer e junte-lhe os espinafres, a mozzarella e os pedaços de duas rodelas de ananás cortadas em cubos.

Tempere a gosto com vinagre balsâmico.

Serve de acompanhamento, entrada ou mesmo prato principal.

(Fonte: Blogue “Frango do Campo”)

Salada de bulgur, mozzarella, espinafres e ananás
Blogue “Frango do Campo”

Salada de bulgur com sabor a terra e a mar

Coza uma chávena de bulgur conforme as instruções da embalagem.

Num wok ou frigideira antiaderente coloque um fio de azeite, a parte branca de um talo de alho francês cortado em rodelinhas, ½ pimento verde e 1/2 couve branca, cortados aos pedaços. Deixe alourar cerca de três a cinco minutos até a couve começar a ficar tenra.

Quando já cansam arroz e massa, prepare receitas com o poderoso bulgur
Quando já cansam arroz e massa, prepare receitas com o poderoso bulgur
Ver artigo

Junte uma chávena de miolo de camarão cozido e o conteúdo de uma lata de atum e tempere com uma pitada de sal, pimenta e caril.

Por último acrescente quatro pedaços de delícias do mar cortados às rodelinhas e apague o lume.

No final da cozedura do bulgur, se gostar, tempere com uma pitada de caril.

Misture tudo e sirva ainda morna ou fria.

(Fonte: Blogue “Frango do Campo”)

Salada de bulgur com sabor a terra e a mar
Blogue “Frango do Campo”

Salada de seitan e bulgur

Corte 200 g de seitan em cubos. Tempere com um pouco de sal, pimenta, orégãos e sumo de lima. Reserve.
Coza o conteúdo de uma chávena de bulgur seguindo as instruções da embalagem.
Corte uma cebola descascada em meias luas e leve a alourar, numa frigideira, onde verteu um fio de azeite. Junte um pimento vermelho cortado em pedaços pequenos e a malagueta.
Adicione o seitan e molho de soja a gosto (uma a duas colheres de sopa preferencialmente) e deixe cozinhar cerca de dez minutos (se necessário acrescente um bocadinho de água).
Junte o bulgur já cozinhado ao preparado anterior e envolva tudo.
Polvilhe com salsa picada a gosto.

(Fonte: Blogue “Frango do Campo”)

 Receitas Seitan e Bulgur
Blogue “Frango do Campo”

A quinoa, uma semente estaladiça semelhante aos cereais, é há milhares de anos cultivada na América do Sul. Há inúmeras variedades, embora as mais divulgadas sejam a branca, vermelha e negra.

Salada de quinoa e abacate com funcho e laranja

Toste 1/3 de chávena de amêndoas laminadas, numa frigideira, mexendo frequentemente até dourarem.

Para fazer o molho, coloque dentro dum frasco com tampa, duas colheres de sopa de azeite, duas colheres de sopa de vinagre balsâmico branco, duas colheres de sumo de laranja sanguínea, duas colheres de chá de raspa de laranja sanguínea, um pouco de sal. Abane várias vezes até criar uma emulsão.

Numa taça grande, coloque 2 chávenas de quinoa cozinhada, dois abacates maduros cortados em cubos, um bolbo pequeno de funcho laminado finamente, uma cebola fatiada finamente, três laranjas sanguíneas sem casca e fatiadas (pode substituir por outro tipo de laranja), 1/3 de chávena de azeitonas, 1/e de chávena de salsa picada e a amêndoa, envolvendo tudo suavemente.

Junte o molho à salada, mexa e sirva imediatamente.

(Fonte: Blogue “Ananás e Hortelã”)

Salada de quinoa e abacate com funcho e laranja
Blogue “Ananás e Hortelã”

Salada de quinoa e cereja

A quinoa deve ser bem lavada em água corrente antes de ser cozinhada. Para uma chávena de quinoa, junte duas de água, com um pouco de sal. Deixe cozer em lume médio uns 15 minutos (como faz com o arroz).

Numa frigideira antiaderente, coloque um fio generoso de azeite e salteie quatro espargos, cortados na diagonal. Tempere com sal, pimenta-preta e Ervas de Provença. Reserve e passe aos crus.

Corte ripinhas (ou rodelas, se preferir) de ½ beterraba, descaroce oito cerejas e lamine os três rabanetes pequenos.

Numa taça, junte a quinoa, os espargos, os rabanetes, as cerejas, a beterraba, umas folhas de hortelã e queijo de cabra esfarelado (a gosto).

Faça um molho vinagrete, misturando três colheres de sopa de azeite extra virgem, uma colher de sopa de mel, uma colher de sopa de mostarda de Dijon, duas colheres de sopa de vinagre de sidra, uma pitada de sal e pimenta. Regue, com este molho, a salada na hora de a servir.

(Fonte: Livro "Cozinha de Verão", de Rita Malvar)

Salada de quinoa e cereja
Livro "Cozinha de Verão"

Salada em frasco de salmão, quinoa e tzatziki

Deite 75 g de tzatziki* num frasco de um litro. Junte 50 g de aipo cortado finamente e, de seguida, 150 g de beterraba finamente cortada, 100 g de quinoa branca e vermelha, cozidas, 50 g de salmão assado no forno (sem pele) e partido em lascas, 25 g de folhas de  beterraba e, por fim, 15 g de avelãs torradas e picadas. Feche hermeticamente o frasco e mantenha-o no frio até ao momento do consumo. Excelente para levar para o trabalho.

*O tzatziki  é um molho preparado com iogurte, pepino, alho, sal, azeite, pimenta preta e endro. Os pepinos são transformados em puré e espremidos ou cortados em cubos pequenos. É sempre servido frio.

(Fonte: Livro "Saladas em Frasco")

Salada em frasco de salmão, quinoa e tzatziki
Livro "Saladas em Frasco"

Salada de quinoa e couve Kale com granola salgada

Para preparar a granola salgada, coloque um fio de azeite numa sertã ou frigideira e deixe aquecer. Junte 100 g de flocos aveia grossos, 50 g de sementes de abóbora, 50 g de sementes de sésamo e girassol, 50 g de amêndoas e 50 g de amendoins. Salteie por uns cinco minutos, até ficar fragrante. Adicione uma colher de sopa de tomilho e orégãos secos, uma pitada de piripiri moído e um pouco de sal. Envolva. Retire do lume.

Lave bem 150 g de quinoa branca e coza-a. Lave bem 150 g de couve kale, escolha as folhas e rasgue-as em pedaços.

O poder da quinoa
O poder da quinoa
Ver artigo

Aqueça um fio de azeite numa sertã grande e junte dois dentes de alho picados e 250 g de cogumelos frescos inteiros ou fatiados (conforme o tamanho). Deixar cozinhar por uns cinco minutos, mexendo com alguma frequência. Em seguida junte três ou quatro cebolinhas de rama fatiadas finamente e a couve kale, tempere com sal e deixe cozinhar mais uns minutos até a couve quebrar um pouco.

Misture a quinoa cozida com a mistura de kale e cogumelos e sirva em taças. Salpique com a granola salgada e sirva com tomate cherry cortados e um pouco de requeijão.

(Fonte: Blogue “Ananás e Hortelã”)

Salada de quinoa e couve Kale com granola salgada
Blogue “Ananás e Hortelã”

Salada de quinoa vermelha com ervilhas de quebrar, espinafres, feta e ovo escalfado

Num tacho pequeno, junte ½ chávena de quinoa vermelha, uma chávena de água e uma pitada de sal e deixe levantar fervura. Reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar, tapado, durante 15 minutos, ou até que a quinoa absorva toda a água.

Numa frigideira, aqueça ½ colher de sopa de azeite e salteie uma mão cheia de ervilhas de quebrar durante dois a três minutos, em lume forte. Devem ficar ligeiramente tostadas mas ainda com alguma textura.

Num tacho pequeno, coloque água e uma pitada de sal e deixe levantar fervura. Parta um ovo para dentro de uma taça ou chávena e, com cuidado, deite-o depois para a água a ferver. Cozinhe durante dois minutos.

Para o molho, misture uma colher de sopa de azeite extra virgem, ¼ de colher de chá de vinagre de vinho branco, ¼ de colher de chá de raspa de limão, um dente de alho pequeno, ralado, uma pitada de pimenta de Caiena.

No prato de servir, coloque a quinoa cozida, as ervilhas salteadas, uma mão cheia de espinafres baby crus e o ovo escalfado. Esfarele o 50 g de queijo feta por cima e regue com o molho. Sirva de imediato.

(Fonte: Blogue “My Common Table”)

Salada de quinoa vermelha com ervilhas de quebrar, espinafres, feta e ovo escalfado
Blogue “My Common Table”