Aparentam ter sido os Incas, os primeiros a descobrir que a quinoa era bom para a alimentação. Conhecida antigamente como “o ouro dos incas”, estes acreditavam que transmitia aos seus guerreiros mais energia.
Hoje é referenciada como um dos Cereais e superalimento do futuro, considerado um dos melhores alimentos do mundo.
Consumir quinoa diariamente pode ajudar a otimizar a saúde em geral, e obter um aumento de energia.
Alguns dos benefícios mais importantes da quinoa passam por:
1. Vitaminas e minerais - A quinoa contém mais vitaminas, minerais e antioxidantes do que os outros cereais.
A Quinoa é rica em vitamina B1, B2, B6, Vitamina E, Potássio. A vitamina B2 encontrada na quinoa pode melhorar os níveis de energia muscular e do cérebro, como tal é possível que ao consumir quinoa exista um aumento de energia geral.
A quinoa também é rica especialmente em zinco, magnésio, e vários antioxidantes.
2. Diabetes tipo 2 - A quinoa contém hidratos de carbono complexos, muitas vezes conhecidos como lentos ou de absorção lenta.
Estes são conhecidos por evitarem o desenvolvimento do diabetes tipo 2. Sendo de absorção mais lenta também prolongam o efeito de saciedade, evitando picos comuns de quebra de energia e sensação de fome.
Sendo a quinoa também rica em magnésio e fibra, ambos conhecidos pelo papel fundamental no controlo da glucose, permite à quinoa promover um controlo saudável dos níveis de açúcar no sangue.
3. Doenças Cardiovasculares - Como referido no ponto 2, a quinoa é bastante rica em magnésio. Para além do papel fundamental do magnésio no controlo da glucose, vários estudos demonstram que o magnésio pode prevenir a hipertensão. Outra série de estudos, associa a deficiência de magnésio nos seres humanos a um aumento da tensão arterial.
4. Colesterol - É possível que a quinoa, da mesma forma que cereais com características idênticas como a aveia, ajude a reduzir os níveis de colesterol (LDL). Não só devido pela presença de várias vitaminas e minerais, mas também devido ao elevado teor de fibra. Alguns estudos relatam que para além de reduzir o LDL, mantem os níveis de HDL (o colesterol dito bom) em níveis saudáveis.
5. Anti Inflamatório - Devido ao elevado número de antioxidantes presentes na quinoa, acredita-se que possa ter efeitos anti inflamatórios. Em estudos realizados em ratos, com um consumo de quinoa diária, diminuiu a inflamação nos tecidos gordos e nos intestinos.
Se ainda não conhecia a quinoa, talvez esteja na altura de adicionar à sua lista de compras. Entretanto dê uma espreitadela na área de receitas e aprenda tudo o que pode criar com este fantástico alimento.
Lembre-se que também pode substituir o trigo e outras farinhas por quinoa, tornando toda a sua alimentação e o seu corpo mais saudáveis.
Comentários