A síndrome do impostor não é uma doença mental diagnosticável reconhecida no Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais (DSM-5), mas é bastante comum.
Já toda a gente ouviu, pelo menos uma vez na vida, a expressão “psicólogo é para malucos”. Um artigo dos psicólogos clínicos Samuel Silva e Mauro Paulino, da MIND | Instituto de Psicologia Clínica e Forense.
A mente cria e alimenta padrões de pensamentos rígidos e negativos que distorcem a razão, a lógica e alteram o equilíbrio emocional. Um artigo da psicóloga clínica Laura Alho, da MIND - Psicologia Clínica e Forense.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva são diagnosticadas com endometriose, o que corresponde a uma estimativa de 190 milhões de mulheres
Nos últimos anos, têm surgido indicadores de que as taxas de stalking entre jovens são semelhantes às observadas em adultos. As explicações são de Mauro Paulino e Rodrigo Dumas-Diniz, da MIND – Psicologia Clínica e Forense.
O "silent treatment", traduzido para a língua portuguesa como tratamento do silêncio, diz respeito à recusa em comunicar verbalmente com outra pessoa, o que inclui, em alguns momentos (por norma longos), não reconhecer a própria presença do outro.
O cancro é uma das principais causas de morte da população portuguesa, sendo considerada a “doença do século”. As representações sociais inerentes a esta doença levam a que o diagnóstico de cancro, mais do que qualquer outra doença crónica, seja percecionado como “um fim de vida”.
A utilização das redes sociais na adolescência não é necessariamente negativa ou positiva. Um artigo dos psicólogos clínicos Mariana Moniz e Mauro Paulino.
Sabemos que o medo nos mantém vivos. Trata-se de uma resposta vital desenvolvida ao longo dos anos de evolução, face aos perigos reais ou percebidos. Um artigo da psicóloga clínica e forense Laura Alho.
A Perturbação da Ansiedade de Doença – também conhecida como Hipocondria – é caracterizada por um medo irrealista de que se possa ter uma condição médica grave ou um elevado risco de ficar doente.
A poligamia é aceite por um largo espetro de grupos religiosos e étnicos não ocidentais, sendo legalmente praticada em cerca de 850 sociedades em todo o mundo. Não obstante, nas últimas décadas, a poligamia começou a ser igualmente explorada e refletida pelas sociedades ocidentais, particularmente p
A nostalgia de fim de ano também está ligada ao ciclo sazonal da natureza. Enquanto o ano chega ao fim, a natureza entra num período de repouso. Um artigo da psicóloga clínica Laura Alho, da MIND - Psicologia Clínica e Forense.
A Associação Americana de Psicologia (APA) partilhou estratégias e cuidados para minimizar e atenuar os momentos de tensão associados ao Natal. Um artigo dos psicólogos clínicos Samuel Silva e Mauro Paulino, da MIND | Instituto de Psicologia Clínica e Forense.
Apesar de uma positividade quase obrigatória e, por vezes, até possivelmente tóxica, em algumas realidades familiares, a verdade é que o Natal pode ser um momento de fragilidade emocional.
A partir do momento em que se acredita na desinformação, é muito difícil alterar estas crenças e, aliás, tentativas de argumentar contra estas tendem a perpetuar as crenças erróneas.