Zero proteína animal e 100% de sabor e diversidade. A cozinha vegan traz-nos um mundo de receitas, de entradas criativas, aos pratos principais e sobremesas deliciosas.
O final do ano é, muitas vezes, sinónimo de celebrações extravagantes e gastos excessivos, mas no cenário económico atual o equilíbrio das finanças pessoais deve ser uma prioridade. É nesta altura que se traçam metas e se devem estabelecer mudanças nas mais diversas áreas, que conduzam a um futuro f
Antes da festa de arromba do Ano Novo e depois dos excessos alimentares do Natal, tome nota destas receitas para um detox de açúcares, gorduras e outros "pecados" da mesa.
A simples menção à alfarroba remete-nos para paisagens do sul do país. Com a farinha de alfarroba preparamos das delicadas mousses a bolos de textura rústica e aconchegante. Temos cinco receitas.
A Praça Beato, em Lisboa, propõe um início de 2024 diferente com o “Brunch de Ano Novo”. Uma refeição que não esquece propostas para vegetarianos e um menu infantil.
Dez, nove, oito…com a presente semana inicia-se a contagem decrescente para a última noite de 2022 e, com ela, o pulo para um ano que, esperamos, seja mensageiro de notícias mais positivas. Para que prepare com tempo a sua mesa, propomos-lhe dez receitas.
Tem disto o nosso bacalhau. Nada se desperdiça, mesmo as belas sobras do fiel amigo, após a noite de Natal. Para lhes dar um destino saboroso, deixamos-lhe algumas sugestões.
Sim, com apenas dois ingredientes, um bom chocolate negro, ou de culinária e a água da lata de grão-de-bico, produz uma espantosa mousse de chocolate. O açúcar é facultativo.
Até 31 de dezembro, os portugueses são convidados a votar na Palavra do Ano 2023. A 22 de dezembro, de acordo com a Porto Editora, entidade promotora da iniciativa, as três palavras mais votadas foram, por ordem alfabética, "inteligência artificial", "médico" e "professor".
Sem querer roubar o protagonismo a rabanadas, sonhos e azevias, podemos acrescentar à ementa da Consoada um docinho extra. Temos cinco, do tronco de Natal, aos bolos para a quadra.
Ao bacalhau, queremo-lo a lascar e de carne firme, muita palidez é de desconfiar e golpes de publicidade em torno da “asa branca” também pedem que torçamos o nariz. Prefira-o de cor palha, atente na forma da cauda e rejeite toda a carne que apresente manchas. Vamos, aqui, escolher o bom bacalhau sal
Um bom e nutrido peru de Natal rivaliza à mesa com o bacalhau cozido com todos e o polvo à lagareiro. Aqui, trazemos-lhe duas receitas irresistíveis de recheio para o peru.
Este é um desafio deixado aos adultos, mas que pode envolver as crianças. Em família, com a calma que lhe traz, por exemplo, o fim de semana, prepare estas broas com sabor a Natal. Oportunidade para reencontrar memórias e afetos.
Se não tiver uma taça de ponche, que não seja motivo para retirar à mesa de Natal esta bebida festiva, onde não falta o tão nosso vinho do Porto. Faça-o numa saladeira e não lhe dispense os frutos do bosque, o espumante e a menta.
“Quero algo diferente para a noite de Natal, mas o quê?”. Esta é uma pergunta repetida vezes sem conta ao chegar a época do ano mais festiva. Para acrescentar novidade e criatividade à mesa, Inês Gens Mendes apresenta-nos um trio de sugestões que trazem um delicioso twist às nossas consoadas.
Dá-nos um sorriso e tem o sabor do Natal. Há muito que o Homem de Gengibre, ou preferindo-se na sua versão anglo-saxónica, o Gingerbread Man, cativa adultos e crianças. Aqui, não lhe trazemos a receita, antes um desafio, o de resolver em nove passos este puzzle natalício.
Bacalhau com queijo Serra da Estrela, uma boa fatia de presunto e batatas saborosas, ou com uma bela couve, não tem par. Aqui, encontra quatro sugestões para um Natal de cinco estrelas.
Com a aproximação do Natal coloca-se a pergunta: "O que levar à mesa no que toca a doces?" Procuramos a tradição, mas também inovação. A resposta está nestes doces de Mafalda Agante do projeto "Há Alguém Mais Gulosa do Que Eu?"
Os ingredientes e pratos que associamos ao Natal são aqui trabalhados pelo chef Chakall de uma forma original. Receitas que, sem dúvida, farão a diferença na noite de Consoada.
Não precisa de abdicar de um Natal à mesa com sabor e diversidade, basta seguir princípios simples. Mais couves e leguminosas, menos bacalhau e peru. Doces? Sim, mas em doses reduzidas. O Natal culinário à lupa com a nutricionista Cláudia Viegas.
Um avô do Pai Natal nascido na Turquia, uma rena tornada símbolo do Natal, assim como uma invenção holandesa, o Boneco de Neve, hoje associado à quadra natalícia. Estas são algumas histórias que contamos ao encontro das origens dos símbolos de Natal.
Já é conhecida a Melhor Cerveja Artesanal Portuguesa de 2023. O evento de consagração da cerveja vencedora decorreu no sábado, 16 de dezembro, momento para divulgar os resultados do XI Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais, no Fermentage Brewpub, em Lisboa.