“As alergias agravaram‑se nas últimas décadas e é provável que o número de pessoas que sofrem de alergias em todo o mundo continue a crescer a um ritmo acelerado”. Com estas palavras, a antropóloga médica e jornalista Theresa MacPhail dá mote ao excerto do seu livro que aqui trazemos. Da obra, “Alér
Não será por certo pecado alegrar a gula com uma Bola de Berlim como exceção numa dieta equilibrada. Para mais, quando encontramos atualmente congéneres “mais naturais”, como a Bola de Berlim de alfarroba. Mas, corresponderá isto à verdade? A nutricionista Cláudia Viegas esclarece-nos.
Em vários hotéis portuenses, a tradição ainda é o que era. Música, decoração festiva, lançamento de balões e comida portuguesa, são as propostas para a noite de São João que se vive no Porto a 23 de junho.
O ovo faz milagres nas nossas cozinhas, nas suas inumeráveis combinações com ingredientes simples. O chef Rui Ribeiro, autor do blogue "Faz & Come", deixa-nos três exemplos de como é fácil preparar grandes pratos a partir de uma base simples.
A 20 de junho, o Dia da Casta Fernão Pires vai ser celebrado no território dos Vinhos do Tejo. Produtores de portas abertas, descontos e happy hour nas festas da cidade de Almeirim completam o programa.
Contrária à ideia de que a melhor dieta é “fechar a boca”, a nutricionista Sophie Deram defende uma alimentação isenta de culpa e sem dietas restritivas. Um caminho que se faz com autoconhecimento como defende a autora nos seus livros. Pretexto para uma conversa sobre reencontros: com o prazer de co
É tempo da sardinha gorda, da que gostamos sobre o pão. Mas, será que sabemos porque a levamos ao pão? Ou porque lhe chamamos sardinha? Neste quiz vamos pôr à prova esta nossa saborosa amiga estival.
A 15 e 16 e a 22 e 23 de junho, o Chef’s Garden Continente está de regresso ao Rock in Rio Lisboa, no Parque Tejo. Presentes estarão diferentes restaurantes e conceitos gastronómicos. Não foi esquecida a sustentabilidade e a solidariedade.
O mexilhão está entre os mariscos com concha mais económicos e saborosos o que o torna particularmente apetecível à mesa. Excelente quando acompanhado com um bom vinho branco e um naco de pão para mergulhar no molho.
Salada rima com todas as estações do ano, embora encontre a sua praia, como se usa dizer, chegado o verão. Há diversidade de ingredientes, disposição para refeições ligeiras e vontade de preparar uma mesa rica e descontraída como nos revela Inês Gens Mendes nestas cinco saladas frescas.
O Higienista Oral Gonçalo Heitor revela os cuidados a ter com cada petisco tradicional, para que as noites de Santos Populares não tragam complicações orais.
Sazonalidade, sustentabilidade, quilómetro zero, local. Estes são alguns termos que os restaurantes usam atualmente para definir a sua cozinha, mas, apesar de a maioria trabalhar com produtores próximos, nem todos têm o privilégio de confecionar os seus menus com produção própria. Eis sete que o faz
A semente contida na vagem do tremoceiro, a que correntemente chamamos tremoço, é mais do que um amigo inseparável de tardes ociosas de petisco. Além de ser uma excelente fonte de fibras alimentares, minerais e antioxidantes, apresenta um baixo teor de gordura. Pode também auxiliar na redução do col
Não abrir links desconhecidos, aceder a ligações wi-fi seguras e atualizar as suas passwords, estão entre os conselhos que aqui lhe deixamos para um verão ciberseguro.
Das tradicionais amêijoas à Bulhão Pato e na cataplana, a uma gulosa versão deste marisco com chouriço, deixamos-lhe cinco receitas que prepara sem dificuldades.
Entre as questões que preponderam na atenção e na preocupação de mães e pais, encontramos a do sono dos seus bebés. Porque não estão a dormir bem? O que posso fazer para alterar essa realidade? Eis duas entre as inúmeras perguntas a que a psicóloga Mafalda Navarro responde no seu novo livro e, també
Chamemos-lhe "tapear", como os nossos vizinhos ibéricos, ou petiscar à maneira lusa, a atitude é igual. Comida informal, descontraída, rápida, sem ser fast food. Estas tapas deixam os nossos vizinhos ibéricos loucos por uma boa picadela no prato.
Pica-pau, caracóis, moelas, mexilhão; a lista de petiscos de sabor bem português é rica e inclui alimentos da terra e do mar. Aqui trazemos dez, entre os muitos que encontramos no receituário nacional. Os petisqueiros vão adorar.
Dos pratos mais clássicos, como umas boas favas, às refrescantes sugestões contemporâneas, o que inclui propostas para reaproveitas alimentos, ficam oito sugestões de pratos para incluir nas suas refeições. Não falta um gelado super simples.
Quem não gosta de um peixinho fresco e delicioso à mesa? Há, contudo, que saber escolher na hora de comprar e de confecionar. As pistas para não adquirirmos gato por lebre.
Para adoçar o fim da refeição, sugerimos-lhe cinco doces que prepara sem tropeções na receita. Temos o clássico pudim de iogurte, mas também uma gelatina de morango e gelados que prepara com dois ingredientes.
Carolina Almeida, formada em gestão e finanças, trabalhou na sua área académica vários anos. Em plena pandemia, decidiu deixar o trabalho e criar o projeto “Comida de Bebé”, site de alimentação infantil. Entretanto, lançou o livro com o mesmo nome. Mais recentemente, a empreendedora apresentou uma a
Com os meses mais quentes do ano é chegada a época da melancia. Sobre esta fruta persistem alguns mitos, como o de “pesar” na digestão. Por outro lado, há um fundo de razão para maldizer a combinação entre melancia e vinho.