A partir da uma viagem à Mongólia, o arqueólogo norte-americano Bill Schindler propõe-nos um regresso às origens no consumo de carne. “Devíamos ouvir os nossos antepassados e alimentar nos de menos carne e optar por outras partes dos animais”, relata Schindler, autor do livro “Comer Como um Humano”
Não faltam nesta seleção de receitas os clássicos, como a perna de borrego assada ou a caldeirada com a mesma carne. Contudo, também lhe trazemos sugestões inovadoras, como as chamuças de borrego e as curgetes recheadas.
Alugamos ou arrendamos uma casa? E quando nos deliciamos com uma sidra, será que o mais certo é escrever cidra? Neste quiz em oito perguntas as palavras chegam aos pares, mas só uma está correta.
Não é de hoje que a amêndoa, fruto seco, é apreciada com diferentes coberturas. Os antigos gregos mergulhavam-na em mel. Mais tarde, a introdução do açúcar na Europa vem apurar a técnica dos confeiteiros e França descobre a amêndoa açucarada que hoje conhecemos.
Folares, amêndoas, ovos, coelho, borrego. A Páscoa gastronómica é rica em alimentos que associamos à tradição. Mas, será que conhecemos mesmo as origens desta mesa?
Com uma dúzia de ovos pode fazer uma grande omelete ou, em alternativa, pode surpreender uma mesa de convivas com um “ovo gigante” capaz de causar surpresa. Não tem magia, apenas alguns passos infalíveis para produzir espanto à mesa.
Beterraba, borras de café, até mesmo cebola, são excelentes ingredientes naturais e mais económicos que os vendidos comercialmente para tingir os ovos de Páscoa. Estes servirão para decorar as nossas mesas. Um processo simples aqui explicado.
Chegada a Páscoa multiplicam-se os votos de prosperidade, saúde e fortuna, associando-os aos ovos. A prática tem uma tradição antiga, anterior mesmo ao Cristianismo, associando-se a deuses pagãos.
Fomos para a cozinha e preparámos um folar da Páscoa doméstico que não lhe vai ocupar mais do que 40 minutos depois da massa levedada. Só lhe pede paciência durante a hora em que fermenta. Mas vai crescer bonito, aromático e, já saído do forno, ainda quente, verá com deleite o doce pascal que produz
Há muito que sabemos que a tradição também se reinventa para acompanhar a voz dos tempos. No caso vertente, a Associação Vegetariana Portuguesa (AVP) olhou para os pratos que conhecem a mesa na época pascal para lhes encontrar dois congéneres da cozinha vegan.
Sentir o calor do México em plena Baixa do Porto. Esta é a proposta da Cantina que acaba de anunciar a estreia de uma nova carta de cocktails de autor para apreciar sem medos e sem máscaras.
O restaurante Feitoria, em Lisboa, celebra a união entre a gastronomia e o champanhe num jantar a decorrer a 6 de abril. Ao longo da noite, serão apresentadas pela primeira vez em Portugal referências exclusivas da casa Henri Giraud, que farão a harmonização com um menu preparado pelo chef André Cr
Pensar na Páscoa e não lhe associar o folar é como pensar em Roma e não lhe associar o Papa. Brincadeiras à parte, estes folares caseiros são uma delícia a que não faltam ingredientes menos comuns nesta especialidade.
Dois belíssimos pratos de salmão, uma dose generosa de almôndegas de vegetais, um prato que dá voz à defesa do aproveitamento na cozinha, estão entre as sugestões que lhe preparámos para a sua mesa de fim de semana.
“Cozinha de Chef”, programa conduzido pela chef Marlene Vieira estreia a sua segunda temporada a 20 de março no canal de televisão Casa e Cozinha. Marlene desafia-nos a uma viagem pelos sabores mais emblemáticos da nossa tradição gastronómica.
A 31 de março, os hotéis Torel Avantgarde e The Rebello celebram a quadra pascal. No Tenro by Digby, restaurante do Torel Avantgarde, o Arroz de cabrito no forno é o rei do repasto. No hotel The Rebello, em Vila Nova de Gaia, há duas propostas, uma mais tradicional e outra que inclui um brunch domin
Forest é o novo espaço do restaurante Vela Latina, à beira Tejo, uma cafetaria com refeições ligeiras e grab and go e introduzindo novidades como as pizzas em forno de lenha.
Para assinalar a chegada da primavera, o restaurante Flora junta-se à cozinha do Zunzum, em Lisboa. A 8 de abril, o chef João Guedes Ferreira leva Viseu para a capital e junta-se à chef Marlene Vieira.
“Como salvar as grávidas de uma experiência de parto traumático se estas não têm informação para perceberem que estão a ser enganadas?” A resposta a esta questão expressa no livro “O Meu Parto, As Minhas Regras”, é-nos dada por Mia Negrão, advogada e ativista pelos direitos na gravidez e no parto. E
Sobrou-lhe um pouco de frango assado? Há que aproveitá-lo numa salada ou numa salada. Mas também pode optar por dar diferente uso ao peito de frango, em receitas mais criativas. Em ambos os casos, pode contar com as sugestões que aqui lhe deixamos.
Preparar manteiga de amendoim caseira é uma experiência culinária interessante, sabendo de antemão que pode, com este alimento, preparar receitas diversas, em especial doces e sobremesas.