O encerramento imediato de todos os restaurantes nacionais. Esta é a exigência de muitos empresários, chefes de cozinha e cozinheiros. Para tornar público este pedido criaram no Instagram o movimento #Tomates.
São receitas que nos dão um dois em um. São apelativas, mas também muito simples de reproduzir. Das batatas assadas perfeitas, às panquecas sem trabalho e ao frango apetitoso. Todas para seguir em vídeo.
Por tempo indeterminado, até que se justifique, o emblemático espaço de comeres na capital, o Time Out Market Lisboa, mantém-se de portas fechadas. A medida justifica-se face à emergência de saúde suscitada pelo COVID-19.
O chefe de cozinha José Avillez juntou-se ao número crescente de empresários da restauração que optam por encerrar temporariamente os seus restaurantes. A pandemia suscitada pelo COVID-19 afeta as reservas e está a deixar os restaurantes vazios.
Há um concurso no Instagram a desafiar à publicação de uma fotografia criativa com filho e pai. Ambos irão numa viagem surpresa caso vençam o concurso.
É com a fotografia de um deserto que o chefe de cozinha Alexandre Silva, detentor de uma estrela Michelin no seu restaurante lisboeta Loco, sintetiza em imagem o estado de alma que a crise de emergência mundial provocada pelo COVID-19 traz à restauração nacional.
Menor atenção, raciocínio mais lento, menor racionalidade na tomada de decisões e risco de doenças cardiovasculares, são apenas alguns dos problemas associados a noites mal dormidas. Os portugueses dormem pouco e com pouca qualidade.
Numa mensagem emotiva deixada nas redes sociais, o chefe de cozinha Rui Paula (duas estrelas Michelin), alerta para os efeitos devastadores da crise provocada pelo COVID-19. O cozinheiro aponta uma quebra de 60% na faturação e teme que, a prazo, metade dos estabelecimentos de restauração e hotelaria
“À Terra Equinox”, o jantar que se propunha juntar num mesmo momento, em Santiago do Cacém, Alentejo, chefes de cozinha portugueses de vários pontos do país foi cancelado devido à emergência de saúde pública provocada pelo COVID-19.
Os quatro restaurantes lisboetas detidos pelo Grupo Amorim Luxury vão estar de portas fechadas a partir de 13 de março e por tempo indeterminado. Isto, em resposta às medidas preventivas para deter a propagação do vírus COVID-19.
Depois de uma década na Calçada da Estrela, o Kampai mudou de casa, para Marvila, e tem agora como anfitrião o El Bulo Social Club, do chefe de cozinha Chakall. A carta cresceu, mantendo o objetivo, a valorização do peixe açoriano e a sua associação à cozinha japonesa.
A revista especializada “Paixão Pelo Vinho” provou e classificou, em 2019, mais de mil vinhos em prova cega. Os vinhos e espumantes que se destacaram pelas características sensoriais, foram premiados, recebendo as distinções Paixão Pelo Vinho “Prestígio”, “Excelência” e “Escolha”.
Nascida na Ucrânia, a viver em Portugal desde 2005, Oksana Zagoruy lança este março o seu livro “Vegetal a 100%”. A autora não se fica pelas receitas. Dá-nos as ferramentas para um reencontro entre o corpo, a mente e o natural.
Os restaurantes Mercantina de Alvalade e Chiado, ambos em Lisboa, contam com um novo menu ao almoço já de olhos postos na primavera. No que toca às pizzas, as novidades privilegiam o queijo mozarela, as salsichas e uma boa dose de tomate.
Os sabores de vários cantos do mundo chegaram ao Mercado de Cacilhas pela mão do chefe de cozinha Ivan Lima, responsável pelo novo espaço Petiscos del Mundo. A juntar às novidades, o espaço Oh Honey, casa repleta de sugestões gulosas.
As refeições tardias de domingo contam com um brunch pensado aos pares. No JNcQUOI Avenida, em Lisboa, espaço que conjuga moda e gastronomia, os ovos, o prego do lombo ou o hot dog de lavagante chegam com assinatura do chefe de cozinha António Bóia.
Estava marcada para 28 e 29 de março, mas a emergência de salvaguarda da saúde pública provocada pelo COVID-19 levou ao adiamento da 6ª edição do Veggie Fest Porto.
Aquele que é um dos certames de maior dimensão em torno do Queijo Serra da Estrela, marcado para 14 e 15 de março, foi cancelado. A decisão partiu do Município de Oliveira do Hospital por forma a “prevenir a propagação do COVID-19”.
O Município de Valença comunicou o cancelamento da 11ª edição do Festival Gastronómico Sabores da Lampreia, programado para o fim de semana, de 13 a 15 de março.
Todas as quartas-feiras o bar lisboeta Toca da Raposa recebe sessões de desenvolvimento de cocktails inovadores, orientadas pela barmaid Constança Raposo Cordeiro. Folhas de figueira, cogumelos ou batata não são descartados.
A busca do tempo perdido, ou daquele que desperdiçamos, traz a nutricionista Ana Bravo a um novo diálogo com os leitores. No seu mais recente livro, a autora propõe-nos um reencontro com a comida boa, com coração, mas também consciência. Tudo sem radicalismos à mesa.
No dia em que procurou um livro que lhe trouxesse conselhos sobre estratégias para bem viver sozinha, a britânica Jane Mathews não o encontrou. Decidiu, então, ser ela a escrever um livro que valoriza o feminino e a autoestima da mulher que vive só, uma parte de um “exército poderoso”. O SAPO Lifest
Depois do anúncio do cancelamento do festival À Roda dos Alimentos, devido à crise de saúde pública provocada pelo Coronavírus (Covid-19), eis que outro evento de grande dimensão na área da alimentação vê a sua realização anulada, o Lisbon Coffee Fest.