A Bird, empresa de micromobilidade presente em 15 municípios portugueses, começou a operar com as suas trotinetes em Santarém e no Cartaxo. Um plano de expansão que inclui Almeirim no final de abril.
Após dois anos de interrupção, a Festa do Alvarinho e do Fumeiro regressa de 22 a 24 de abril a Melgaço com a presença de dezenas de produtores de vinho, queijos, fumeiros e outros produtos locais.
Entre a serra e o mar, o Dream Guincho apresenta um pacote para o fim se semana da Páscoa, de 15 a 17 de abril, onde a caça não será aos ovos, mas sim à magia da tranquilidade.
De 21 a 23 de abril, “Chefs ao Tejo” vai reunir em Santarém nomes grandes da cozinha nacional e internacional. O peixe do rio dará o mote a uma jornada gastronómica em restaurantes do concelho ribatejano, a culminar num jantar a seis mãos. O programa inclui um momento de debate.
O Festival Internacional Ouriço-do-Mar regressa à Ericeira. A vila piscatória, que também deve o nome a esta iguaria marinha, acolhe de 22 a 30 de abril a sexta edição de uma iniciativa que, entre outras atividades, leva o ouriço-do-mar às ementas dos restaurantes locais.
Não só em chávenas se pode consumir cafeína. As opções são infindáveis e cada vez mais é possível encontrar o grão torrado em receitas de comida ou até cocktails. Para celebrar o Dia Mundial do Café, a 14 de abril, e não só, quatro restaurantes sugerem bebidas inspiradas no café.
Que nos perdoe o autor turco do provérbio de que nos apropriámos como fonte ilustrativa deste artigo. O adágio cola-se na perfeição à epopeia do café. Bebida amada e odiada, que ajudou a erigir impérios e a destruir outros. E que todos os dias nos está tão próxima, dentro da nossa chávena matinal de
Fofos no interior, de côdea estaladiça, ainda quente, os pães de queijo são ótimos para comer simples ou com manteiga. Feita a massa, pode congelar as bolinhas cruas para as levar ao forno mais tarde.
A manteiga de amendoim é uma poderosa aliada da cozinha simples. Saiba que pode preparar dos bolos de caneca até ao “sushi” disfarçado de banana usando como ingrediente base o amendoim torrado ou cozido.
O restaurante Real by Casa da Calçada, no Porto, não esqueceu a mesa de Páscoa em família e, com ela, apresenta dois menus, um especialmente pensado para os mais pequenos.
O hotel NAU Salgados Palace, no Algarve, acaba de reabrir com um programa pensado para os dias das férias da Páscoa. As atividades foram desenhadas a pensar nos adultos e nas crianças.
Henrique Sá Pessoa foi distinguido com o galardão “Chef do Ano 2022” dos prémios do guia “Boa Cama Boa Mesa”. Já o Alma, restaurante premiado com duas estrelas pelo Guia Michelin, manteve a distinção de “Garfo de Ouro”.
O Marlene, (que se escreve assim mesmo, com uma vírgula a seguir ao nome próprio) é o novo restaurante de cozinha de autor da chef Marlene Vieira. O projeto esteve a “apurar” durante estes dois anos para abrir agora portas no Terminal Internacional de Cruzeiros de Lisboa.
Incentivar a literacia alimentar de uma forma didática é o objetivo da ação que uma instituição do ensino superior em parceria com a Fundação para a Saúde, empreendem a 7 de abril no Jardim do Campo Grande, em Lisboa. Momento para apresentar a 2.ª edição do "Livro das Sopas".
“Não precisa de viajar até à Madeira para desfrutar de um bolo do caco acabado de fazer, ainda quentinho, pronto para receber uma camada de manteiga ou hambúrguer”. Subscrevemos as palavras do chef Rui Ribeiro, do blogue “Faz & Come”.
Na capital, o espírito da Páscoa também se vive em torno de uma mesa de brunch. Isso mesmo nos sugere o restaurante Matiz Lisboa, casa instalada em plena Avenida da Liberdade.
A prova “O Melhor Pastel de Nata” está de regresso para a sua 13ª edição. O desafio arranca com a fase de inscrições, até 30 de junho, direcionada a estabelecimentos com fabrico próprio que se localizem na Área Metropolitana de Lisboa.
O portuense Monarca inaugura com um conceito Brunch Bar, em que os clássicos do brunch se fazem acompanhar de cocktails de assinatura. O novo espaço está integrado no Palácio dos Príncipes, no cruzamento de Cedofeita com a Miguel Bombarda.
A tradição da cozinha italiana encontra-se numa nova morada em Lisboa, no Libertà. À carta de sabores transalpinos, junta-se um portefólio de cocktails, clássicos e de assinatura, e um ambiente acolhedor que nos remete para paisagens mediterrânicas.
Diz o provérbio, “abril águas mil”, um adágio popular que podemos aplicar à edição livreira. No presente mês, as livrarias revelam-se campo rico em novidades na ficção e não ficção. Selecionámos títulos representativos de géneros literários diversos, assim como os tempos e os lugares.
Após Zurique, na Suíça, o movimento “Soil to Soul” chega a Portugal a 14 e 15 de maio, com o “Soil to Soul Alandroal - Somos o que comemos”. O festival de acesso gratuito, no Castelo de Alandroal, no Alentejo, tem como objetivo promover a importância da regeneração dos solos para uma alimentação sau
Inserido numa paisagem que combina mar e montanha, o Tróia Design Hotel preparou um programa para quem procura descanso e diversão esta Páscoa, entre 15 e 17 de abril.
A tradição no hotel The Oitavos mantém-se. Assim, no domingo de Páscoa, 17 de abril, realiza-se o almoço buffet orientado pelo chef Cyril Devilliers e o chef pasteleiro Joaquim Sousa. A refeição inspira-se nas cozinhas portuguesa e francesa.
Manda a tradição na época pascal que à mesa encontremos, entre outros pratos, o borrego, o cabrito e também o bacalhau. Para quem procura pratos de borrego com um twist contemporâneo, deixamos-lhe quatro sugestões de restaurantes em Lisboa.