O que é a fibra? A fibra é um hidrato de carbono que está maioritariamente presente em alimentos de origem vegetal. É indigerível, ou seja, não é digerida no sistema gastrointestinal. Tem um papel fundamental no bom funcionamento de vários sistemas essenciais para uma saúde equilibrada, como o cardi
Massa, pão, cereais, fruta, leguminosas ou vegetais, todos têm a presença de hidratos de carbono. São, muitas vezes, acusados de vilões ou de sabotadores de uma boa alimentação, o que não corresponde totalmente à verdade.
Comecemos pelo princípio: o que são alimentos integrais? São alimentos inteiros, íntegros, no sentido em que não foram modificados, industrializados ou processados.
A aveia é um cereal ancestral, que ganhou muitos adeptos com as famosas papas de aveia. No entanto, a aveia é muito mais do que um simples cereal integral para usar no pequeno-almoço ou lanche.
Reduza a sua pegada ecológica enquanto melhora a sua saúde. Ao consumir cada alimento na altura própria, aproveita todo o seu sabor e tira maior partido da relação qualidade/preço. Deve consumir uma dose diária mínima de cinco porções, cerca de 400 gramas.
Também apelidada de dieta dos alimentos vivos, é, nos dias de hoje, um ramo do vegetarianismo e do veganismo que evita a ingestão de ingredientes alimentares de origem animal e de todos os laticínios pasteurizados. As recomendações de Iara Rodrigues.
São vários os ingredientes alimentares que, segundo o Food and Drug Administration, regulador de saúde norte-americano, nunca devem ser confecionados neste prático eletrodoméstico. Saiba já quais são e por que é que deve ter esse cuidado para proteger a sua saúde.
O salmão, o atum, a sardinha, a cavala e a anchova fazem parte da lista. As gorduras presentes nestas variedades piscícolas estão associadas a uma menor mortalidade por doenças cardiovasculares e também a uma maior esperança de vida. Mas há mais vantagens.
Não deixe para a véspera das férias o que deve começar a fazer semanas antes. As recomendações da dietista Patrícia Almeida Nunes e a lista de exercícios do preparador físico Pedro Gonçalves que lhe vão permitir enfrentar o areal com mais definição e maior confiança.
Somos o que comemos e o que ingerimos acaba por influenciar a nossa saúde. Adote comportamentos alimentares que reforçam o seu sistema imunitário, protegem o seu organismo e ainda lhe permitem emagrecer ou manter o peso.
Tem um novo biquíni para estrear mas, antes de o usar na praia ou na piscina, ainda gostava de perder dois ou três quilos? Bob Harper, o antigo treinador pessoal norte-americano do programa de televisão "The biggest loser", explica o que deve ingerir para o conseguir.
Em poucos anos, passou de algo exótico e desconhecido a uma especialidade gastronómica que já conquistou muitos portugueses. A culpa (também) é do açúcar que é adicionado na confeção. Teresa Branco, fisiologista da gestão do peso, explica porquê.
Os frutos da amendoeira atuam como reguladores do colesterol mas têm outros benefícios. Rico em ácidos gordos polinsaturados e pobre em gorduras saturadas, este fruto seco, um dos preferidos dos portugueses, tem ainda uma ação prebiótica. Mas não exagere!
A alimentação desempenha um papel fundamental no combate da celulite, um problema comum em mulheres com todos os tipos de corpos. Fomos saber que estratégias alimentares podem ser adotadas na luta contra a "pele casca de laranja" com a nutricionista Leonor Tavares Costa.
Podem salvar as suas artérias sanguíneas de uma das maiores ameaças mas não só. Além de vitaminas e de minerais essenciais, também integram nutrientes que fazem deles alimentos saudáveis a ingerir com maior regularidade. Será que já as provou todas?
Uma alimentação saudável deve ser rica em legumes, hortaliças e tubérculos o ano inteiro, mas isso já não será seguramente uma novidade para si. Estes são alguns dos legumes da época imprescindíveis à sua saúde em que mais deve apostar este mês.
Todas as gorduras vegetais são boas? A toranja emagrece? Se comer tostas, corre menos riscos de aumentar o peso? Acabe com as ideias erradas, que acabam por ter reflexo na sua balança e no seu bem-estar, melhorando a sua alimentação.
Existem ingredientes alimentares que permitem assegurar um bom controlo da glicemia, controlar os valores de colesterol e de triglicéridos e manter a pressão arterial convenientemente regulada. As recomendações da nutricionista Paula Clemente.
O mundo está em constante devir e os conceitos que definem a forma como nos alimentamos também. Em nome da saúde e da necessidade de uma maior sustentabilidade ambiental, estas são algumas das correntes que os analistas globais identificam atuamente.
De acordo com os especialistas do National Cancer Institute, o organismo que coordena o programa nacional de combate à doença nos Estados Unidos da América, estes são os ingredientes alimentares que mais previnem e/ou retardam a evolução do cancro.
É um produto gourmet e está na moda mas será que faz menos mal à saúde como muitos nos levam, por vezes, a crer? O nutricionista Miguel Rego esclarece a questão em definitivo. Além de responder à pergunta, o especialista deixa ainda recomendações práticas.
Símbolo de nobreza e de imortalidade, as extremidades orgânicas do loureiro, uma árvore muito comum em território nacional, têm funções terapêuticas há muito reconhecidas pelos botânicos e pelos médicos. Descubra o que podem fazer pela sua saúde.