Todos os materiais de que dispomos para conservar alimentos no frigorífico possuem prós e contras. Sempre que comprar caixas, película aderente, folha de alumínio ou outros recipientes para embalar alimentos, verifique se são adequados: devem conter a indicação “para contacto com alimentos”, ou um pequeno símbolo com um copo e um garfo.

Se costuma escolher alimentos já embalados em recipientes de plástico, considere comprá-los a granel. Dessa forma, evita o uso de plásticos desnecessários – muitos dos quais não são recicláveis – e garante que compra apenas as quantidades de que necessita, diminuindo o desperdício alimentar.

Não existe um material que seja, de forma total, o mais adequado para todos os alimentos. O alumínio, por exemplo, é desadequado para cobrir tachos e frigideiras e não pode ir ao micro-ondas. Para além disso, o seu contacto com alimentos ácidos e salgados, como o tomate, as azeitonas, a maionese, o vinagrete e o molho de tomate, pode provocar a migração de partículas do alumínio para os alimentos. Nestes casos, é preferível utilizar película aderente.

Para os restantes alimentos, guarde a cábula:

  • a película aderente é a mais adequada para guardar peixe e carne frescos;
  • para conservar queijo, escolha também película aderente ou uma caixa de plástico;
  • os produtos de charcutaria devem ser guardados em caixas de plástico;
  • uma caixa de plástico que permita a passagem do ar e da humidade é o melhor recipiente para guardar fruta e legumes.

Escolha película aderente de polietileno (PE) e não de PVC. A película aderente de PVC está associada a um maior risco de migração de partículas do plástico para os alimentos e possui resíduos nocivos para o ambiente.

Se pretende conservar ou congelar alimentos, garanta que o seu congelador está à altura do desafio. Segundo a DECO PROTESTE, só os congeladores com 4 estrelas têm capacidade para congelar alimentos. Se tiverem 3 estrelas ou menos, destinam-se apenas a conservar alimentos comprados já congelados.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.