Existem vários mecanismos reguladores do envelhecimento e que correspondem a vias metabólicas independentes. Um desses mecanismos é a restrição calórica, que está claramente demostrado que promove a longevidade.
Aproveitar a época natalícia e degustar todos os petiscos sem remorsos no fim das festas? É possível. A nutricionista Graciela Moreira dá-nos algumas dicas.
Época festiva é sinal de reencontros com família e amigos, amor e diversão, mas é também a época do convívio prolongado à volta da mesa e das exceções alimentares. É fácil esquecer a rotina do dia a dia e deixar-se levar, pelo que, para aproveitar ao máximo, mas de forma equilibrada, a clínica Qorpo
Bárbara Marrucho, mestre em ciências Farmacêuticas, assina o livro “Plano para uma barriga feliz”, obra que nos propõe uma agenda de 28 dias para tratarmos o nosso intestino. Do livro, publicamos um excerto que toca uma questão comum a muitos portugueses, o inchaço e flatulência. Mote para apresenta
Porquê? É que quando sobe de novo à balança, depois do Natal e da passagem de ano, constata que o peso somou mais três ou quatro quilos. Um artigo do médico Pedro Lôbo do Vale, especialista em Medicina Geral e Familiar.
Não precisa de abdicar de um Natal à mesa com sabor e diversidade, basta seguir princípios simples. Mais couves e leguminosas, menos bacalhau e peru. Doces? Sim, mas em doses reduzidas. O Natal culinário à lupa com a nutricionista Cláudia Viegas.
Para aumentar as defesas, deve ingerir alimentos ricos em antioxidantes que ajudem a manter a mucosa intestinal, por ser a primeira barreira de defesa contra vírus e bactérias. Conheça os conselhos da nutricionista Ana Filipa Baião, da Clínica Em Forma.
Manter um estilo de vida saudável ao longo do ano é fundamental. Em vez de dietas rigorosas, considere fazer escolhas alimentares sustentáveis e desenvolver hábitos que possa manter a longo prazo
Tão apreciadas chegado o Natal, as broas são presença assídua na mesa portuguesa. Castelares, de mel, de batata-doce, o elenco é grande, como nos indica a nutricionista Vânia Costa que recorda estarmos perante alimentos calóricos. Mas, “um dia não são dias” e, como exceção, não há que deixar de lado
Rica em nutrientes vitais para o organismo, a banana desempenha um papel importante na saúde do coração, na função muscular e digestiva, assim como se apresenta uma reguladora do humor. Eis oito factos que importa conhecer sobre uma das frutas mais versáteis na cozinha.
Quando a refeição nos “pesa”, há que saber que certos alimentos nos vão poupar ou reduzir o desconforto abdominal. Ingredientes que não são a cura, antes coadjuvantes. De resto, como diz o adágio, “mais vale prevenir do que remediar”. Daí a necessidade de seguir uma alimentação equilibrada e regrad
Do ponto de vista alimentar e nutricional, o pão possui uma capacidade única de fornecer energia de elevada qualidade, facilmente digerível, de boa conservação e com enorme versatilidade gastronómica.
Peixes como a sardinha, a truta, a dourada e o salmão, mas também os ovos e os laticínios, embora estes em quantidades mais modestas, são fontes de vitamina D. Uma dieta que deve ser complementada com breves períodos de exposição solar.
É inegável o valor nutricional do dióspiro para além da sua dimensão alimentar, apto a integrar receitas tão diversas como doces e saladas. Para além de conter cálcio, ferro, fósforo, proteínas e açúcares redutores, como é o caso da frutose e da glucose, o dióspiro é rico em vitamina A e C.
Quais os alimentos mais ricos em calorias? Onde vamos encontrar mais fibras e vitaminas? Duas, entre dez perguntas sobre a alimentação com as respostas dos docentes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.
As frases de Hipócrates, o Pai da Medicina, "somos o que comemos” e “que o vosso alimento, seja o vosso medicamento”, fazem todo o sentido. Os nossos hábitos alimentares têm um grande impacto na nossa saúde, no nosso bem-estar e qualidade de vida. Os conselhos são da equipa de nutrição da IberSaúde.
Pobre em gorduras, mas rica em hidratos de carbono e fibras, com vitamina C e do complexo B, a castanha é atualmente consumida como um snack outonal. Com a nutricionista Cláudia Viegas avaliamos à lupa a boa castanha.
Chocolates de leite, fruta em puré ou em embalagens para beber, hambúrgueres e outros processados. É difícil dizer “não” quando os pequenos nos pedem estes, entre outros alimentos. Mas, será que são as melhores opções? A nutricionista Cláudia Viegas responde.
O chocolate, independentemente do tipo, será sempre um alimento calórico decorrente da quantidade de açúcar e gordura que apresenta. Tome nota das explicações da nutricionista Sofia Oliveira Pinto.
Durante o outono é importante reajustarmos a nossa alimentação, devido à necessidade de nos adaptarmos às novas temperaturas mas, também, de forma a protegermo-nos das indesejadas gripes e constipações tão típicas desta época. Siga os conselhos da nutricionista Joana Bernardo.
O marmelo é uma fruta subestimada dado apresentar significativas qualidades nutricionais. Além do seu sabor singular e versatilidade culinária, apresenta benefícios para a saúde. Conta com apreciável dose de fibra alimentar, assim como potássio para um coração mais saudável.
Fit, healthy, saudável, superalimentos, detox...a cartilha alimentar vive neste século XXI povoada de promessas de um amanhã glorioso. Mas, haverá alguma base científica em muito do que é veiculado nos canais tradicionais de informação e nas novíssimas redes sociais? A docente e investigadora Concei