De acordo com a Direção-Geral da Saúde devemos ingerir entre 4 a 11 porções do grupo da Roda dos Alimentos composto por cereais, arroz, massas e pão (uma fatia é equivalente a 50g).

1- Baixo valor energético em comparação com os seus substitutos:

Uma fatia de pão de 50g contêm cerca de 135 kcal com apenas 1 g de açúcares, ao passo que seis bolachas do tipo Maria contêm cerca de 150 kcal e 8 g de açúcares.
O pão é rico em hidratos de carbono complexos, levando a uma maior sensação de saciedade, e pobre em açúcares e gorduras, dada a simplicidade dos ingredientes e método de confeção utilizado.

2- Fonte de fibras alimentares:

O pão integral, de mistura, com centeio e outros cereais, ao contrário do pão proveniente de farinhas mais refinadas (como por exemplo o pão branco) é o que apresenta maior teor em fibra, auxiliando a regulação do trânsito intestinal e a diminuição de absorção de colesterol. Quando incluídos numa refeição como o pequeno-almoço, podem ajudar-nos a controlar o apetite e a ingestão energética ao longo do dia.

3 - Fonte de vitaminas e minerais

O pão conta, essencialmente, com vitaminas do complexo B – B1, B2, B3 e B6) e minerais como o fósforo, o magnésio, o selénio e o potássio que são essenciais ao organismo. As variedades com maior teor de fibra (integral, mistura, centeio e cereais) são as que apresentam maior teor de vitaminas e minerais.

porquê incluir o pão
créditos: Alexandra Kikot

4- Económico e com baixo teor de sal

Tem custo mais baixo e menos teor de sal, comparativamente com a maioria dos seus “substitutos” (bolachas, biscoitos, bolos, croissant, entre outros).

5- Acessível a grande parte da população

O pão está localmente ao alcance de grande parte da população, uma vez que podemos encontrar a sua oferta desde a mais pequena padaria até às grandes superfícies, havendo também a possibilidade de fazer o pão em casa.

pão
créditos: Gaelle Marcel

6- Apresenta grande variedade de escolha

Além do típico pão branco, podem encontrar-se outras variedades como o pão integral, de centeio, de mistura, de sementes, entre outras possibilidades, o que torna o seu consumo tudo menos monótono.

7- Prático para consumo em qualquer lugar e em qualquer altura do dia

É simples de transportar e requer apenas que se mantenha em ambiente seco, fresco, não estando em contacto com a luz solar (a menos que os ingredientes que acompanham o pão necessitem de um outro tipo de armazenamento).

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.