Duarte Eira, do restaurante Salpoente, em Aveiro, venceu o concurso “Troféu Portugal 2019” com um menu que incluiu açorda fria de berbigão e ostra e sames de bacalhau e mão de vaca.
O Centro de Congressos do Estoril recebe, de 26 a 28 de junho, alguns dos grandes nomes do mundo dos vinhos de cinco continentes. Três dias de “MUST – Fermenting Ideas” para pensar o futuro global do setor.
O calendário anual do programa de promoção gastronómica “Palmela - Experiências com Sabor!” prossegue em junho, com a realização dos Fins de Semana Gastronómicos do Petisco, nos dias 14 a 16 e 21 a 23, em 22 estabelecimentos de restauração do concelho.
Até 9 de junho, quem não passa sem a boa da sardinha assada têm na Figueira da Foz bons motivos para se juntar à festa. Sobre os assadores vão passar duas toneladas deste peixe na festa que lhe é dedicada.
Os Santos Populares estão a chegar à cidade de Lisboa e, com eles, mais uma “Bisca dos 3”. Os três são os mesmos de edições anteriores: Nuno Nobre, consultor gastronómico e os chefes de cozinha Luís Rodrigues e Vasco Lello. É no Largo Vitorino Damásio que podemos provar um trio de sanduíches, inclui
A 14 de junho, o restaurante ERVA, na capital portuguesa, abre-se para o mar. Artur Gomes, chefe de cozinha residente, recebe José Sousa Botelho, do restaurante Lisboa, em Osaka, no Japão. O peixe e o marisco vão ser as estrelas da carta.
A noite mais longa do ano na cidade do Porto, o São João, pede “combustível” para viver a festa de martelinho na mão. Para que não falte energia aos foliões, a 23 de junho, o restaurante Astória, vai contar com um buffet especial.
As receitas de um histórico entre os restaurantes com cozinha moçambicana de Lisboa, passaram para livro através da mão da chefe de cozinha Jeny Sulemange. “Cozinha Moçambicana” chega às livrarias a 14 de junho.
Uma das narrativas mais marcantes da História de Portugal, a do amor de Pedro e Inês, vai inspirar, de 7 a 9 de junho, o menu ao jantar do Tróia Design Hotel. Uma carta com autoria de Vítor Dias, chefe executivo da Quinta das Lágrimas, em Coimbra.
Em julho próximo ficaremos a saber, numa cerimónia em Macau, quais são os melhores entre os melhores livros de cozinha do mundo, eleitos no evento Gourmand World Cookbook Awards. Por agora conhemos a lista dos finalistas por país. Portugal entra a concurso com mais de duas dezenas de títulos em dife
Branca, verde ou preta, a pimenta há muito que entrou nos hábitos de consumo em todos os continentes. Uma obsessão do mundo por esta especiaria que vem de longe. Os portugueses globalizaram-na. A Europa do século XXI adora-a.
A carta do Avenida SushiCafé propõe-nos uma estreia estival mais colorida, aromática e cítrica. O chefe de cozinha Daniel Rente e a sua equipa andaram a fazer experiências culinárias e o resultado são 13 novos pratos de sabor nipónico.
Encomendar italiano, sushi, mexicano, entre outras cozinhas, num só pedido, para a mesma morada, na região de Lisboa, é a proposta do novo serviço, o COOKOO - The Kitchen Hub.
A 13 de junho, dia de Santo António, padroeiro de Lisboa e não só, a Tasca da Esquina celebra com uma sardinhada dez anos de existência, às mãos dos chefes Vítor Sobral, Hugo Nascimento e Luís Espadana.
Uma trintena de produtores de vinho reúne-se em Coimbra, a 8 de junho, em mais uma edição do Enóphilo Wine Fest. A iniciativa inclui um jantar vínico e provas comentadas.
Depois de oferecer a carne aos assadores nos restaurantes do Carregado e Carnaxide, o Fogão Gaúcho, casa de rodízio brasileiro, tem uma nova morada em Alverca.
É com vista para o rio Tejo, no bairro lisboeta da Penha de França, que nasceu recentemente um espaço pensado de raiz para a realização de workshops em torno de diferentes temáticas da cozinha saudável, à costura e cosmética.
De 6 a 8 de junho, o espaço LX Factory, na capital, acolhe mais uma edição do "Pátio da Cerveja". Contas feitas, vão estar no mesmo recinto mais de três dezenas de marcas e 120 referências.
Dez dias, dez chefes de cozinha e outros tantos jantares, é como se pode resumir a festa que de 20 a 29 de junho vai animar o arquipélago açoriano. “10 Fest Açores” não vai esquecer as experiências vínicas.
Tal como o café, o chocolate é um conquistador mundial. De uma origem discreta, circunscrita a um cantinho tropical, ascendeu ao estatuto de estrela planetária. Teve ajudas. Aos portugueses não é estranha a epopeia do cacau. Sobre este e o produto que dele decorre, o chocolate, deteve-se em investig