A Confraria dos Enófilos do Alentejo anunciou publicamente em Évora os “Melhores Vinhos do Alentejo” para o ano de 2019. À prova estiveram, à partida, 114 vinhos (brancos, rosados e tintos) produzidos na região e provenientes de 40 produtores.

Dos vinhos a concurso, sagraram-se vencedores da medalha de ouro, galardão máximo atribuído pela Confraria dos Enófilos, os néctares Quintas de Borba,  branco 2018 (Adega Cooperativa de Borba), Valcatrina by Santos Lima, rosé 2018 (Casa Santos Lima - Companhia das Vinhas), Monte da Caçada - Alicante Bouschet,  tinto 2017 (Casa Santos Lima - Companhia das Vinhas).

A Juiz da Confraria dos Enófilos do Alentejo comenta: “Os vinhos premiados apresentaram qualidade elevada, de perfil diferenciado, muito equilibrados ao aroma e sabor, com estrutura, elegância e grande longevidade”.

Os júris de prova foram constituídos por provadores da Associação Portuguesa de Enologia, da Associação de Escanções de Portugal, da Universidade de Évora, da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, da Confraria dos Enófilos do Alentejo, Enólogos e jornalistas da especialidade.

Fica, abaixo a lista dos premiados nas diversas medalhas, assim como informação mais pormenorizada sobre o trio de vencedores do ouro.

MEDALHA DE OURO

Quintas de Borba, branco 2018

Adega Cooperativa de Borba

Sobre o vinho, com as castas Roupeiro, Arinto e Verdelho, diz-nos o produtor: “Cor citrina. Aroma jovem e intenso a frutos cítricos e frutos tropicais. Sabor muito fresco, com untuosidade e estrutura em que a mineralidade e os frutos tropicais persistem. Acompanha bem peixes, mariscos, piza, massas, sushi”.

Quintas de Borba, branco 2018

Valcatrina by Santos Lima,  rosé 2018

Casa Santos Lima - Companhia das Vinhas

Diz-nos o produtor a propósito deste vinho com as castas Touriga Nacional e Syrah: “Com uma cor brilhante, O Valcatrina é um vinho cheio de aromas tropicais. Um branco tipicamente alentejano com uma excelente frescura natural, ótimo equilíbrio e estrutura e uma agradável persistência. Será certamente uma excelente escolha para acompanhar saladas, peixe, sushi ou marisco”.

Valcatrina by Santos Lima– Rosé 2018

Monte da Caçada - Alicante Bouschet, tinto 2017

Casa Santos Lima - Companhia das Vinhas

Sobre este néctar, com as castas Touriga Nacional, Alicante Bouschet e Syrah, sublinha o produtor: “As uvas foram cuidadosamente selecionadas e o vinho beneficiou de um estágio em barricas de carvalho francês e americano. É um vinho de cor intensa, com agradáveis aromas a frutos vermelhos maduros bem equilibrados com notas de especiarias. Combina na perfeição com pratos de carne e queijos”.

Quintas de Borba, branco 2018

MEDALHA DE PRATA

Adega de Borba, premium branco 2018, Adega Cooperativa de Borba

Herdade de São Miguel, rosé 2018, Casa Relvas

Valcatrina by Santos Lima, tinto 2018, Casa Santos Lima - Companhia das Vinhas

MEDALHA DE BRONZE

Villa Pias, branco 2018, Sociedade Agrícola de Pias

Vidigueira - Antão Vaz, premium branco 2018, Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito

Herdade Paço do Conde, reserva tinto 2017, Sociedade Agrícola da Encosta do Guadiana

 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.