Com a mesma essência francesa que trouxe na bagagem, quando no ano passado se mudou para Portugal - vindo de Paris onde conquistou uma estrela Michelin no Le Restaurant -, o chefe de cozinha criou uma nova carta no Le Monument, restaurante gastronómico do hotel Maison Albar Hotels Le Monumental Palace, na Invicta.
No elenco de pratos em estreia, o chefe de cozinha trabalha os produtos portugueses da região norte. “Descobrir Portugal, e os produtos portugueses da terra ao mar, tem sido uma grande aventura e uma agradável surpresa, e tenho a certeza que será uma fonte inesgotável de inspiração para continuar a inovar”, afirma Julien Montbabut.
Após os meses de inverno, com a primavera já instalada, o chefe de cozinha realizou várias visitas a produtores da região, do Douro mais interior, à costa atlântica e à Ria de Aveiro, onde vai buscar as ostras e as enguias. Ingredientes, entre outros, para criar os pratos que à carta ou em menu de degustação encontramos no espaço que dirige no coração da cidade do Porto.
Uma amostra do produto português, com Julien a colocar foco numa diversidade de legumes e raízes, aplicando técnicas e empratamentos vanguardistas. O chefe de cozinha não abdica do preceito culinário francês, embora o adaptando aos dias de hoje.
No caso vertente, a nova carta do Le Monument, e no que respeita às entradas, destaque para o Espargo verde fumado com poejo, iogurte e gema de ovo de codorniz, a Sapateira com savora, abacate e yuzu, a Barriga de atum marinada com melancia e flor de sabugueiro, ou a Quenelle de galinha com cogumelos e molho poulette.
De seguida, nos pratos de peixe, saliente-se a Lula, o Pargo e a Enguia da Ria de Aveiro. No que toca às carnes, sabores como o do Pombo da quinta “Renard Rouge”, com raiz de aipo, pera e molho diable, a Moleja de vitela, com ervas aromáticas, ou o Leitão com especiarias tandoori, morcela e acelgas.
Uma degustação que culmina com “Le Grand Dessert de Joana”, criação da chefe de pastelaria Joana Thöny.
Para esta experiência, o Le Monument propõe duas opções: A escolha à carta, num menu de quatro pratos (85,00 euros) escolhidos pelo cliente, ou o menu de degustação, com seleção do chefe de cozinha, numa ementa de seis pratos (105,00 euros).
Para a harmonização da refeição existe a possibilidade de fazer o casamento com vinhos por 45,00 euros, no caso do menu de quatro pratos, e por 60,00 euros no menu de degustação. O restaurante conta com mais de 400 referências de vinho, é uma garrafeira transversal onde se podem encontrar referências de quase todo o mundo.
Comentários