Com a mesma essência francesa que trouxe na bagagem, quando no ano passado se mudou para Portugal - vindo de Paris onde conquistou uma estrela Michelin no Le Restaurant -, o chefe de cozinha criou uma nova carta no Le Monument, restaurante gastronómico do hotel Maison Albar Hotels Le Monumental Palace, na Invicta.

No elenco de pratos em estreia, o chefe de cozinha trabalha os produtos portugueses da região norte. “Descobrir Portugal, e os produtos portugueses da terra ao mar, tem sido uma grande aventura e uma agradável surpresa, e tenho a certeza que será uma fonte inesgotável de inspiração para continuar a inovar”, afirma Julien Montbabut.

Julien Montbabut, o chefe de cozinha francês que se rendeu ao produto português
Moleja de vitela, com ervas aromáticas.

Após os meses de inverno, com a primavera já instalada, o chefe de cozinha realizou várias visitas a produtores da região, do Douro mais interior, à costa atlântica e à Ria de Aveiro, onde vai buscar as ostras e as enguias. Ingredientes, entre outros, para criar os pratos que à carta ou em menu de degustação encontramos no espaço que dirige no coração da cidade do Porto.

Uma amostra do produto português, com Julien a colocar foco numa diversidade de legumes e raízes, aplicando técnicas e empratamentos vanguardistas. O chefe de cozinha não abdica do preceito culinário francês, embora o adaptando aos dias de hoje.

le monument
Leitão com especiarias tandoori, morcela e acelgas.

No caso vertente, a nova carta do Le Monument, e no que respeita às entradas, destaque para o Espargo verde fumado com poejo, iogurte e gema de ovo de codorniz, a Sapateira com savora, abacate e yuzu, a Barriga de atum marinada com melancia e flor de sabugueiro, ou a Quenelle de galinha com cogumelos e molho poulette.

De seguida, nos pratos de peixe, saliente-se a Lula, o Pargo e a Enguia da Ria de Aveiro. No que toca às carnes, sabores como o do Pombo da quinta “Renard Rouge”, com raiz de aipo, pera e molho diable, a Moleja de vitela, com ervas aromáticas, ou o Leitão com especiarias tandoori, morcela e acelgas.

le monument
No Le Monument, há duas opções de escolha: À carta, num menu de quatro pratos (85,00 euros), ou o menu de degustação, com seleção do chefe de cozinha de seis pratos (105,00 euros).

Uma degustação que culmina com “Le Grand Dessert de Joana”, criação da chefe de pastelaria Joana Thöny.

Le Monument 

Avenida dos Aliados, 151, Porto

Horário: De terça a sábado das 19h30 às 23h30.

Contactos: Tel. 227 662 410; E-mail porto.monumental@maisonalbar.eu

Para esta experiência, o Le Monument propõe duas opções: A escolha à carta, num menu de quatro pratos (85,00 euros) escolhidos pelo cliente, ou o menu de degustação, com seleção do chefe de cozinha, numa ementa de seis pratos (105,00 euros).

Para a harmonização da refeição existe a possibilidade de fazer o casamento com vinhos por 45,00 euros, no caso do menu de quatro pratos, e por 60,00 euros no menu de degustação. O restaurante conta com mais de 400 referências de vinho, é uma garrafeira transversal onde se podem encontrar referências de quase todo o mundo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.