É num terraço com vista sobre o Tejo, em Lisboa, e com carta assinada pelo chefe de cozinha Vítor Hugo que o Ferroviário anuncia a temporada estival. Novidades na ementa, mas também no que toca aos concertos e espetáculos.
De 4 a 9 de junho, a ilha madeirense é palco da segunda edição do Festival Rota do Atum, organizado pela unidade hoteleira Vila Baleira Resort. Ben Borsht, finalista do programa de televisão "MasterChef Austrália" em 2018, é um dos convidados.
Depois de em 2018 se ter estreado em Aveiro, o “Refresh” chega este ano a Coimbra. Para degustar, a 25 de maio, vão estar sete dezenas de espumantes da Bairrada em prova livre.
O VeggieWorld, o maior evento da Europa no que respeita a produtos de origem vegetal, vai abrir portas, em Lisboa, à terceira edição a 25 e 26 de maio.
A 24 de maio, os vinhos Colinas do Douro são os eleitos para casamento, em Lisboa, num almoço no Bistro 100 Maneiras, do chefe de cozinha Ljubomir Stanisic.
A cozinha algarvia tem uma nova mesa em Lisboa. A Taberna Albricoque, casa com sabor a petisco do Sul, abriu em Santa Apolónia, com a cozinha entregue a Bertílio Gomes.
É na esplanada do restaurante Infame, em Lisboa, que os mais novos serão convidados, a 1 de junho, Dia Mundial da Criança, a tornarem-se pequenos pasteleiros. Um workshop que tem como mote uma gulodice.
O foodporn do Guilty chegou à Invicta, na Boavista, com uma ementa para “quem gosta de comer sem medos nem culpa”. Uma carta com assinatura do chefe de cozinha Olivier da Costa.
Vila Nova de Foz Côa foi a casa para a oitava edição do Festival do Vinho do Douro Superior. No decorrer da iniciativa foram conhecidos os melhores vinhos nas categorias de branco, tinto e Porto. O júri decidiu em prova cega.
O boom do período dourado da restauração parece ter chegado ao fim. O cozinheiro britânico, que anunciou hoje que está em processo de insolvência, não vai, contudo, fechar os espaços de restauração internacionais da cadeia Jamie's Italian.
Dura três dias, de 24 a 26 de maio, a Festa das Coletividades e Casas Regionais de Lisboa, momento para juntar na Alameda Dom Afonso Henriques dezenas de tasquinhas com os comeres e beberes nacionais.
A cidade de Tomar acolheu a gala que atribuiu os prémios “Os Melhores” no vinho e na gastronomia da região do Tejo. Nos vinhos, ouve “Excelência” e “Grande Ouro para quatro néctares. Nos restaurantes, um portuense foi considerado o melhor na harmonização da cozinha com os vinhos do Tejo.
O fenómeno não é propriamente novo mas tem vindo a atrair um número crescente de adeptos. Os vídeos de pessoas que se filmam a comer multiplicam-se nas redes sociais. O chef turco Salt Bae tem sido um dos grandes impulsionadores.
O Vinho Verde vai estar em festa a 25 e 26 de maio em Monção, no Alto Minho. A Feira do Vinho Tinto para além do dito, contará com a degustação de produtos locais e demonstrações ao vivo de cozinha.
A 26 de Maio, Angelica Salvador chefe do Restaurante IN Diferente, é anfitriã de Janaina Rueda, chefe do famoso restaurante brasileiro “Bar da Dona Onça”, de São Paulo. Janaina é guardiã da cozinha de conforto brasileira e vem pela primeira vez cozinhar em Portugal, na cidade do Porto.
Há números que nos falam com eloquência. Os da obesidade e do excesso de peso à escala global são disso exemplo. O nosso planeta engorda e o problema não se esgota nos países desenvolvidos. No contexto global, Portugal não é exceção. O nosso país não fica bem no retrato. Perto de 60% da população so
O Concurso Internacional de Espumantes Brut Experience regressa a Lisboa com a sua segunda edição. Uma iniciativa com duas datas agendadas, a 17 de maio, com a prova internacional e a 1 de junho, com centenas de espumantes à prova.
A 27 e 28 de maio, a 5.ª edição do “Symposium Sangue na Guelra” chega à Gare Marítima de Alcântara. Dois dias para discutir o poder da comida em formato conferência, com a presença de algumas das mais influentes personalidades da gastronomia mundial. Um encontro aberto a todos os interessados.
O VINUM Restaurant & Wine Bar, em Vila Nova de Gaia, abriu as portas à nova estação e convidou os sabores primaveris a sentarem-se à mesa. Os produtos frescos são o centro de todas as atenções da nova carta. Não faltam as favinhas e o leitão de pele estaladiça.
A “Rota de Tapas” está de volta a 23 de maio a nove cidades portuguesas. Lisboa, Porto, Fraga, Faro, Aveiro, Évora, Viseu, Caldas da Rainha e Castelo Branco vão ter 18 dias de festa. Os petiscos acompanhados pela cerveja chegam à mesa a 3,00 euros.
Para celebrar o Dia Mundial do Whisky, a 18 de maio, o IKEDA Japanese Cuisine, no Porto, desafia-nos a partir à descoberta do whisky nipónico. Há 16 para estimular os sentidos.
A Quinzena Gastronómica do Polvo, no município da Lourinhã, festeja a 11ª edição de 23 de maio a 2 de junho. Um regresso com receitas inovadoras tendo como inspiração o molusco marinho.