Inserido na programação das comemorações do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa, o concurso “Troféu Portugal 2019”, decorreu no Solar do Vinho do Dão, em Viseu, a 8 e 9 de junho.

Dos cinco concorrentes em prova, o chefe de cozinha Duarte Eira, responsável pela carta do restaurante Salpoente, em Aveiro, foi o mais bem pontuado com a apresentação de uma proposta de menu constituída por Sopa “Tributo à Ria de Aveiro”, Petisco “Açorda fria de berbigão e Ostra”, Prato Regional “Milho de Chaves” e Prato Contemporâneo “Bacalhau, sames de bacalhau e mão de vaca”.

No que respeita à segunda e terceira menções honrosas, estas couberam, respetivamente, aos chefes de cozinha Guilherme Spalk (Taberna Fina, em Lisboa) e a Mauro Loureiro (Taberna do Largo, em Setúbal). Estiveram igualmente a concurso os chefes de cozinha Alexis Gregório e Helder Diogo.

O júri responsável pela avaliação foi composto por Miguel Castro e Silva, Nuno Diniz e Orlando Esteves.

O “Troféu Portugal” é um concurso de cozinha que tem como objetivo valorizar o que de melhor se faz no nosso país na área a que respeita. A prova teve como anteriores vencedores Rodrigo Castelo e Rui Martins.

A competição é um evento das Edições do Gosto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.