É inebriante o aroma de um frango a assar no forno. Um sabor de aconchego para o inverno e que, aqui, nos chega num quarteto de receitas carregadas de originalidade. Há nova vida para o velhinho frango de forno.
Sobre um tabuleiro, com ou sem forno, podemos fazer maravilhas com chocolate. Basta derretê-lo e acrescentar-lhe ingredientes a gosto, dos frutos secos, à granola, até mesmo arroz tufado. Ficam 4 sugestões.
São elegantes, apaixonados à mesa, há clássicos, mas também novidades. Uma seleção de vinhos para acompanhar uma refeição romântica no Dia dos Namorados. Ou simplesmente para partilhar sem harmonizações à mesa. Um brinde copo com copo, simplesmente.
Do arroz selvagem, a uma versão vegan de caril de arroz, o que aqui lhe apresentamos são alternativas deliciosas aos tradicionais acompanhamentos à base deste cereal.
Habituamo-nos a olhar para o café dentro de uma chávena. Tomamo-lo várias vezes ao dia, esquecendo que é um ingrediente ótimo na cozinha. Aqui numa versão gulosa, em cinco doces.
Não há argumento contra que abale o prazer de nos deleitarmos com reconfortantes bolachas caseiras. Trincá-las ainda quentes, acabadas de sair do forno, traz-nos conforto. Mais, se as acompanharmos de um chá ou café fumegantes.
Não torça o nariz quem ainda não experimentou o gengibre. Quem o conhece sabe-lhe a versatilidade e o travo exótico e animador que empresta aos cozinhados. Para mais, é um poderoso alimento coadjuvante numa alimentação equilibrada. Vamos explorá-lo.
Este é um miminho com algumas calorias. Mas, convenhamos, de quando em vez e sem excessos, também sabe bem dizer “não” à prudência alimentar e arriscar na gulodice. Para mais com o sabor reconfortante de um chocolate quente.
Também na cozinha aplicamos a velha máxima “tempo é dinheiro”. A verdade é que hoje em dia ambos escasseiam. Então, que tal juntar o útil ao agradável? Planear para assim poupar no mealheiro do bom-senso culinário com mais tempo livre e euros na carteira.
Não há estação do ano em que mais apeteça um caldo aveludado, consistente, perfumado e rico nutricionalmente. O inverno é território culinário para estas sopas encorpadas, repletas de vegetais e com a particularidade de irem ao forno.
O inverno com os seus comeres de aconchego não nos tira o prazer de degustar uma boa salada, reconfortante e nutritiva. Aqui, deixamos sete exemplos de saladas mornas. Uma boa base para criar saladas similares com outros ingredientes.
É umas das carnes mais multifacetadas na cozinha. Contudo, raras vezes vamos além do frango assado, guisado ou frito. Mas há tanto por onde explorar e sem dificuldade de confeção. Ficam as sugestões.
Para começarmos o novo ano a cultivar hábitos alimentares mais saudáveis, compassivos e amigos do ambiente, Filipa Range, fundadora da A Cozinha Verde, tem uma proposta para todos nós. Porque não incluirmos nas resoluções para 2019 uma alimentação vegan?
Alberto e Manuel são uma dupla de peso quando o assunto é a melhor forma de tratar o marisco, seja uma lagosta, uma sapateira, camarão ou percebe. Com técnica e método estes marisqueiros da cervejaria Ribadouro, em Lisboa, explicam-nos como escolher, preparar e cozer um bom marisco.
Se pelo Natal há uma tradição vincada no que respeita à mesa de doces, já pelo Ano Novo a liberdade de escolha é maior. O que nos pode deixar confusos na hora de decidirmos quais as gulodices. Deixamos receitas simples, rápidas e capazes de fazer um vistão à mesa.
Barrar um patê em tostinhas, despejar um pacote de azeitonas numa taça não é, convenhamos, um grande momento à mesa. Com poucos ingredientes e em breves minutos consegue produzir aperitivos maravilhosos. Experimente.
Não é difícil produzir em casa cocktails de aspeto profissional e sabor irresistível. O investimento é mínimo quando comparado com o sucesso que fazem estas bebidas caseiras.
Não sabe o que oferecer no Natal? O chocolate costuma reunir consenso e uma garrafa de vinho é sempre um bom presente para apreciadores. Veja as dicas para uma boa escolha.
Diz-se que há mil e uma formas de confecionar bacalhau. Poderá ser exagero, mas é consensual que o “fiel amigo” é escolha de eleição nas nossas mesas. Na hora de escolher o vinho, as opções variam consoante a preparação culinária.
Para cada tipo de queijo há um vinho ideal para potenciar o sabor e garantir uma degustação única. Este é, talvez, um dos “pequenos prazeres” da vida mais transversal e popular de sempre.
A principal ferramenta para produzir estas receitas caseiras de broa são as mãos. Tudo o mais são ingredientes correntes que nos permitem, com um ou outro retoque, introduzir variações. Experimente.
Neste artigo, a autora do livro e blogue A Cozinha Verde apresenta-nos algumas ideias inspiradoras para criarmos uma refeição memorável para toda a família, sem quaisquer ingredientes de origem animal, saudável e consciente.
Leite-creme, rabanadas, bombons, sonhos de cenoura, não há que abdicar de um Natal com doçura por nos pesar na consciência saudável e, também, nos quilinhos a mais. A nutricionista Sofia Oliveira Pinto traz-nos quatro receitas equilibradas e tentadoramente gulosas.