Almôndegas de peixe com molho de poejos

Ligue o forno a 180 ºC.

Corte uma carcaça seca em pedaços, deite na picadora e desfaça. Reserve numa tigela. Corte 700 g de filetes de peixe limpos em pedaços. Leva à picadora e desfaça-os. Junte ao pão, bem como uma cebola, um raminho de salsa picada, dois ovos, duas colheres de sopa de farinha, sal e pimenta acabada de moer, quanto baste. Misture.

Passo a passo, as dicas para preparar umas almôndegas incríveis
Passo a passo, as dicas para preparar umas almôndegas incríveis
Ver artigo

Unte um tabuleiro de forno com azeite. Molde bolinhas com a mistura anterior e leve ao tabuleiro e ao forno 15 minutos.

Molho: Verta 40 g de creme vegetal num tacho, leve ao lume para derreter, junte duas colheres de sopa de farinha e mexa. Adicione 4 dl de caldo de peixe quente. Mexa até obter o molho. Tempere com sal e junte um raminho de poejos picados.

Retire as almôndegas do forno, envolva-as no molho, tape e deixe cozinhar por mais dez minutos.

Sirva com massa cozida.

(Fonte: Teleculinária)

Almôndegas de peixe com molho de poejos
Almôndegas de peixe com molho de poejos

Almôndegas de peixe com molho de açafrão

Almôndegas: Numa tigela, misturar 120 g de miolo de pão, 200 ml de leite, deixar embeber e espremer para retirar o excesso de líquido.

Numa picadora, picar 200 g de cebola, três dentes de alho, o pão e 900 g de peixe cozido (sem escamas e pele). Juntar dois ovos batidos, uma chávena de salsa picada, raspa de ½ limão, duas colheres de chá de sal, pimenta moída a gosto. Formar pequenas bolas e passar por farinha para revestir. Colocar no frigorífico durante 20 minutos.

Numa frigideira, aquecer azeite e fritar as almôndegas de peixe em lume médio até dourarem. Reservar.

Molho: Numa panela, refogar em duas colheres de sopa de manteiga, um alho-francês grande, até ficar macio. Adicionar 125 ml de vinho branco e uma colher de chá de açafrão. Deixar reduzir pela metade.

Juntar 250 ml de caldo de legumes ou peixe e deixar ferver até reduzir 1/3. Juntar 240 g de tomate em lata (pedaços).

Cozinhar em lume baixo 15 minutos. Triturar até obter um molho. Juntar 400 ml de natas para culinária e temperar com sal e pimenta moída na hora.

Introduzir as almôndegas de peixe, tapar e cozinhar durante cinco minutos.

Polvilhar com salsa e servir com arroz branco.

(Fonte: My Common Table)

Almôndegas de peixe com molho de açafrão
Almôndegas de peixe com molho de açafrão

Almôndegas vegetarianas com molho de tomate

Coloque uma cebola roxa grande, picada, dois dentes de alho, 50 g de arroz selvagem, dois talos de aipo selvagem picados e 750 ml de caldo de legumes numa caçarola. Deixe levantar fervura. Baixe o lume e tape. Deixe cozinhar durante 15 minutos para amaciar o arroz. Junte 150 g de bagos de trigo, 50 g de flocos de aveia e 50 g de quinoa enxaguada. Cozinhe mais 20 minutos, tapado, até o preparado ficar grosso e polposo e os grãos tenros,

Mexa durante a cozedura para evitar que pegue e acrescente água, se necessário. Destape a caçarola e mexa. Deve quase manter a sua forma quando mexido. Se necessário, cozinhe mais um pouco. Misture 50 g de queijo parmesão e tempere a gosto de sal e pimenta-preta. Transfira para uma tigela e deixe arrefecer.

Corte 25 g de folhas de manjericão em pedaços, deite na caçarola e misture com a raspa de um limão. Tire colheradas do preparado e molde bolinhas do tamanho de almôndegas.

Aqueça três colheres de sopa de azeite numa frigideira, de preferência antiaderente. Salteie as polpettes (almôndegas), virando- as com frequência, ate ficarem estaladiças e com um tom dourado pálido. Volte a coloca-las no prato.

Aqueça duas colheres de sopa de azeite na frigideira e salteie uma cebola roxa, picada, durante cinco minutos. Junte 400 g de tomate de pasta de tomates, um tomate aos pedaços, uma colher de chá de açúcar, sal e pimenta a gosto e cozinhe durante 15 minutos.

Volte a colocar as polpettes na caçarola e aqueça-as durante dois a três minutos.

Sirva decorado com as folhas extra de manjericão.

(Fonte: Vogais)

Almôndegas vegetarianas com molho de tomate
Almôndegas vegetarianas com molho de tomate

Almôndegas de lentilhas com cogumelos e nozes de macadâmia

Junte 100 g de lentilhas castanhas a 210 g de caldo de legumes numa panela pequena sobre lume forte. Ao ferver deixe cozinhar 15 minutos (sem desfazer). Coloque as lentilhas cozidas, uma cebola, um dente de alho, 125 g de cogumelos Portobello, 80 g de nozes de macadâmia, 25 g de pão ralado e orégãos e manjericão a gosto no processador de alimentos. Pique.

Junte um ovo e tempere com sal e pimenta preta. Misture de novo.

Pré-aqueça o forno a 200 ºC.

Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal e pincele-o com azeite.

Faça pequenas bolas com a mistura de lentilhas, pincelando-as com azeite.

Coloque-as no tabuleiro e coza no forno 30 minutos.

Molho de tomate: Num tacho, aqueça uma colher de sopa de azeite e refogue uma cebola picada e dois dentes de alho picados, até ficarem translúcidos. Junte 125 ml de vinho branco e deixe evaporar. Adicione 780 g de tomate pelado, incluindo o sumo, uma folha de louro e duas hastes de tomilho. Tempere com sal e pimenta preta. Cozinha 20 minutos em lume brando. Cozinhe o esparguete de acordo com as instruções da embalagem.

Sirva tudo.

(Fonte: Blogue "My Common Table")

Almôndegas de lentilhas com cogumelos e nozes de macadâmia
Almôndegas de lentilhas com cogumelos e nozes de macadâmia

Almôndegas de tofu, couscous e brócolos

Colocar 240 g de couscous numa panela. Adicionar especiarias a gosto (ex. cominhos, tomilho, açafrão). Ferver água e ir adicionando aos poucos, mexendo até obter uma mistura homogénea dos grãos.

Deixar repousar e crescer durante três minutos. Entretanto cozer seis ou sete raminhos de brócolos em água fervente, brevemente, para não perderem as qualidades nutritivas.

Desfazer 250 g de tofu natural com as mãos e misturar tudo até obter uma pasta homogénea.

Fazer as bolinhas e levar ao forno pré-aquecido a 180 ºC até dourar.

(Fonte: Blogue "kéké")

Almôndegas de tofu, couscous e brócolos
Almôndegas de tofu, couscous e brócolos