Frango da aldeia na fornalha

Ligar o forno a 200 ºC.

Lavar e secar um frango do campo com papel de cozinha. Cortar pedaços relativamente pequenos (12 a 14). Colocar o frango na assadeira. Acrescentar 10 ml (1/2 colher de sopa) de azeite, dois alhos bem esmagados, um raminho de salsa picada, o sumo de um limão (se gostar da acidez do limão arrisque umas raspas), uma colher de sopa de geleia de marmelo (ou mel), algumas folhas de alecrim. Juntar uma pitada de piripiri, pimentão-doce (q.b.) e sal a gosto.

Envolver e massajar muito bem o frango com os temperos (o melhor é usar as mãos). Verificar se o tempero está no ponto (pode ser mesmo com o dedo). Levar logo ao forno durante uma hora

Agora as batatas

Lavar muito 1 kg de batatas. Sem descascar, cortar em palitos com uma espessura de mais ou menos 1,5 cm. Esfregar muito bem um alho na assadeira. Colocar lá as batatas. Acrescentar 15 ml de azeite virgem extra (cerca de uma colher de sopa). A salsa picada. Algumas folhas de alecrim

Juntar sal a gosto. Envolver muito bem (o melhor é usar as mãos). Verificar e corrigir o tempero se for necessário. Acrescentar 60 ml de água, tendo o cuidado de não o fazer diretamente sobre as batatas. Polvilhar com colorau. Levar logo ao forno durante uma hora.

Atenção, frango e as batatas devem estar cozinhados após uma hora no forno, mas como nem todos os fornos são iguais, pode ser necessário mais tempo. Recomenda-se vigilância atenta ao processo. Pretende-se que ambos fiquem dourados, com uma crosta estaladiça, mas bem cozinhados no seu interior.

(Fonte: Blogue “Cooked by Fred”)

Frango da Aldeia na Fornalha

Frango assado com limão com quinoa e espinafres

Aqueça o forno a 200 ºC (gás: 6). Corte dois limões ao meio longitudinalmente e fatie de modo a obter meias-luas. Disponha oito coxas de frango com a pele virada para cima numa assadeira, faça uma incisão em cima e insira uma meia-lua de limão em cada coxa.

Borrife com azeite, salpique com sal marinho e pimenta preta. Enfie dois dentes de alho esmagados por baixo de cada coxa de frango e espalhe por cima tomilho-limão. Asse no forno durante 30 a 40 minutos, até as coxas de frango ficarem bem assadas.

Entretanto, aqueça o caldo de galinha num tacho grande, lave 150 g de quinoa em bastante água e deite no caldo. Leve a levantar fervura, tape e coza durante 15 a 20 minutos em lume brando, até a quinoa ter absorvido a maior parte do caldo.

Junte 200 g de espinafres frescos, a raspa da casca de um limão (q.b.) e continue a cozer durante cinco minutos, até os espinafres murcharem e a quinoa ficar tenra. Esprema o sumo do restante limão por cima, tempere e mexa para misturar. Sirva com as coxas de frango assadas.

(Fonte: Livro “500 Receitas, Superalimentos”)

Frango assado com limão com quinoa e espinafres

O melhor frango assado no forno

Lave um frango do campo com cerca de 1,5 kg. Coloque 3 l de água e 150 g de sal de mesa num recipiente de plástico grande o suficiente para que o frango fique submerso e mexa bem, a fim de dissolver o sal. Coloque no recipiente o frango, seis pés de tomilho, um limão cortado em cubos ou rodelas, uma cabeça de alho cortada ao meio, longitudinalmente e uma colher de sopa de grãos de pimenta. Confirme que o frango fica completamente submerso na água.

Tape o recipiente e refrigere por um máximo de quatro horas.

Findo esse tempo (ou antes), escorra o frango, reservando o tomilho, o limão e o alho.

Pré-aqueça o forno a 180 ºC.

Seque bem o frango com papel absorvente de cozinha, e coloque-o num tabuleiro de ir ao forno. Coloque o tomilho, limão e alho reservados, na cavidade do frango e prenda as pernas com fio de cozinha. Pincele-o com o azeite e polvilhe com flor de sal.

Leve ao forno e cozinhe por uma hora.

Findo esse tempo, pincele o frango com a manteiga derretida e algum molho que esteja no tabuleiro onde este está a assar.

Asse por mais 15 a 20 minutos, ou até o frango estar coradinho e a carne esteja completamente cozida.

(Fonte: Blogue “Intrusa na Cozinha”)

O melhor frango assado

Frango assado com sabor a Itália

Comece por fazer a especiaria: num moedor de especiarias ou numa picadora coloque a pimenta e dê vários golpes no turbo até os grãos se transformarem em pó. Transfira a pimenta para um almofariz e junte duas colheres de sopa de manjericão seco, outras duas de cebola seca, duas colheres de sopa de alho seco, duas de paprica, uma colher de sobremesa de sal e uma colher de sobremesa de pimenta preta. Moa tudo muito bem tentando partir as pedrinhas de sal o máximo que conseguir.

Transfira para um frasco hermético para usar quando quiser, mas não se esqueça de retirar já as três colheres de sopa para a marinada.

Marinada: Numa tigela adicione quatro colheres de sopa de azeite, uma colher de sopa de mel e misture muito bem com uma vara de arames, junte duas colheres de sopa de Limoncelo, uma colher de sopa de Mostarda Dijon e cinco colheres de sopa de água. Volte a mexer tudo muito bem. Por fim, adicione as três colheres de sopa de especiarias e envolva.

Num tabuleiro ou tigela bem grande, coloque um frango e envolta a marinada com as mãos, não esquecendo o interior do frango. Deixe a marinar pelo menos uma hora.

Num tabuleiro próprio para forno coloque o frango e no seu interior dois dentes de alho descascados e esmagados, um limão e uma colher de sopa de manteiga com sal.

À volta do frango junte umas batatinhas em gomos.

Por fim, junte cinco colheres de sopa de água na tigela onde marinou o frango, envolva com o que ficou agarrado às paredes da tigelas e regue o frango e as batatas, polvilhe com um pouco de sal e leve ao lume a 180 ºC pelo menos durante 1h20 ou até verificar que o frango está bem cozido.

(Fonte: Blogue “Marmita”)

Frango assado com sabor a Itália

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.