Pudim de café com leite

Num tacho, coloque duas colheres de farinha Maizena, 100 g de açúcar fino, duas colheres de sopa de café instantâneo, uma pitada de sal, e junte 500 ml de leite gordo aos poucos com a ajuda com uma vara de arames.

Deixe ferver durante um minuto e mexa ocasionalmente. Transfira para uma taça sobre gelo ou água fria e mexa até ficar completamente arrefecido. Distribua o preparado em copos.

Com a batedeira misture 125 ml de natas espessas com uma colher de chá de extrato de baunilha e um pouco de açúcar até ficar completamente firme.

Coloque sobre os pudins e polvilhe com canela a gosto.

(Fonte: Blogue “Intrusa na Cozinha”)

Pudim de café com leite

Bavaroise de chocolate e café

Horas antes, coloque a forma no congelador. Hidrate dez folhas de gelatina num prato fundo com água fria. Leve 340 ml de leite magro e 160 ml de café ao lume até fervilhar.

Parta 200 g de chocolate culinária em pedaços pequenos para uma taça. Reserve. Noutra taça, bata bem sete gemas com o 170 g de açúcar amarelo e junte-lhes, em fio, a mistura do leite com café.

Açúcar como primeiro ingrediente num chocolate é de desconfiar. Compra gato por lebre
Açúcar como primeiro ingrediente num chocolate é de desconfiar. Compra gato por lebre
Ver artigo

Junte o chocolate em pedaços, mexa até derreter e dissolver no leite. Escorra a gelatina e derreta-a microondas (alguns segundos/ potência máxima). Junte-a ao preparado anterior.

Bata 200 ml de natas bem firmes com a batedeira elétrica. Envolva-as com cuidado na mistura anterior. Vai à forma e ao frigorífico de um dia para o outro. Desenforme. Mantenha no frio até servir. Polvilhe com o cacau em pó.

(Fonte: blogue “Lume Brando”)

Musse de chocolate branco com creme de café

Para a musse derreta 200 g de chocolate branco em banho-maria, reserve. Bata quatro gemas com 100 g de açúcar em pó até formar um creme esbranquiçado, junte 100 g de queijo mascarpone e o chocolate derretido. Por fim incorpore 2,5 dl de natas batidas.

Divida a musse em taças e leve-as ao frigorífico.

Para o creme de café: Misture numa caçarola quatro gemas, 100 g de açúcar, uma chávena de café bem forte, 3 dl de leite, 1 dl de natas e um cálice de licor de café. Leve ao lume brando até começar a ficar espesso.

Deixe arrefecer e coloque por cima da musse de chocolate. Leve novamente ou frio até solidificar.

Decore com frutos do bosque.

(Fonte: Blogue “Há Alguém Mais Gulosa do que Eu?”)

Mousse de chocolate branco com creme de café

Éclairs de café

Massa: Coloque 150 ml de água, 75 g de manteiga e uma colher de chá de sal num tacho e leve ao lume, até começar a fervilhar. Adicione 125 g de farinha e mexa, até formar uma pasta. Retire do fogo e, quando estiver morno, adicione três ovos, à vez, batendo bem entre cada adição. Pode usar a batedeira ou varinha mágica. Ligue o forno nos 200 ºC.

Forre um tabuleiro com papel vegetal e, com a ajuda de um saco pasteleiro com boquilha lisa (10 mm), tenda pequenos cilindros com cerca de 6 cm de comprimento, tendo o cuidado de deixar 5 cm entre cada porção. Leve ao forno 25 minutos, até crescerem, ficarem dourados e crocantes. Deixe arrefecer dentro do forno com a porta entreaberta.

Recheio: Coloque num recipiente seis gemas, 200 g de açúcar, 60 g de Maizena e 50 ml do leite. Misture bem até dissolver.

Leve 450 ml de leite com duas colheres de sopa de café instantâneo ao lume num tacho, mais uma vagem de baunilha. Assim que o leite ferver retire a vagem de baunilha. Sem parar de mexer, verta-o no recipiente com os restantes ingredientes, sem parar de mexer.

Volte a colocar tudo no tacho e leve ao lume, mexendo com umas varas de arame, até engrossar. Retire para um recipiente e cubra com película aderente. Leve ao frio para arrefecer.

Depois de frio, bata o creme com 250 g de manteiga sem sal (temperatura ambiente), até este ficar esponjoso e suave. Coloque-o num saco pasteleiro com uma boquilha larga em forma de estrela. Corte os éclairs ao meio, na longitudinal.

Recheie generosamente e coloque a "tampa".

(Fonte: Blogue “Faz & Come”)

Éclairs au café

Quadrados de noz e café com cobertura de chocolate

Picar 75 g de miolo de noz. Numa taça, juntar 110 g de manteiga amolecida e 175 g de açúcar amarelo. Bater bem até obter um creme. Juntar três ovos e bater. Juntar 175 g de farinha peneirada e envolver bem. Juntar uma chávena de café. Juntar as nozes. Envolver bem. Untar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha. Espalhar bem o creme e levar ao forno pré-aquecido a 200 ºC.

Cobertura: Juntar 200 ml de natas quentes, 300 g de chocolate negro partido em bocados. Deixar repousar uns segundos e depois mexer até ficar um creme homogéneo. Barrar o bolo. Decorar com as nozes inteiras. Depois de o chocolate estar seco começar a cortar em retângulos e depois em quadrados.

(Fonte: Blogue “A Culpa é das Bolachas”)