Nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida e as tigelinhas de aveia, caramelo de tâmaras e chocolate
Para a base: triture 300 g de flocos de aveia sem glúten e 250 g de cajus até ficarem grosseiramente picados. Junte oito tâmaras sem caroço, 100 g de óleo de coco derretido e uma pitada de sal e triture até formar uma pasta. Leve ao frio durante 15 a 20 minutos para que a mistura fique mais fácil de trabalhar.
Para o caramelo de tâmaras: Triture, até obter uma pasta cremosa, 160 g de tâmaras descaroçadas, uma colher de sopa de manteiga de amêndoa ou de caju, uma colher de sopa de água morna, uma colher de café de essência de baunilha. Reserve.
Coloque 200 g de chocolate negro (mais de 70% de cacau) numa taça em banho-maria e vá mexendo até que fique derretido.
Forre forminhas de mini queques com papel. Cubra o fundo e os cantos com a mistura de aveia pressionando bem para formar uma tacinha.
Recheie com uma colher de sobremesa do caramelo de tâmaras e termine com uma colher de sobremesa de chocolate derretido para cobrir o topo.
Leve ao frigorífico durante 20 minutos ou ao congelador para comer como um mini gelado.
(Fonte: Livro “Equilíbrio”)
Nutricionista Márcia Soares Rodrigues propõe-nos umas trufas de creme de amendoim
No processador de alimentos, triture 30 g de flocos de aveia e 70 g de frutos secos (amêndoas, castanhas de caju e amendoins). Junte 80 g de tâmaras sem caroço, uma a uma, até estarem completamente trituradas e adicione, por fim, 120 g de creme de amendoim. Verifique se a consistência da massa permite fazer bolinhas; se necessário, acrescente mais creme.
Molde cerca de 22 bolinhas com um diâmetro de, aproximadamente, 2 cm.
Derreta 100 g de chocolate para culinária (70% de cacau) em banho‑maria.
Passe as bolinhas uma a uma pelo chocolate derretido e coloque‑as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Antes que o chocolate solidifique, salpique-o com amendoins
picados.
Leve ao frigorífico para solidificar.
(Fonte: Livro “Receitas com paixão”)
Nutricionista Sara Oliveira e as suas bolachas de figo e amêndoa (vegan, sem açúcar, sem glúten)
Retire os pezinhos a 80 g de figos secos.
Numa picadora pique os figos secos até estarem quase desfeitos. Junte 120 g de farinha de amêndoa, uma colher de sopa de geleia de arroz, uma colher de sopa de óleo de coco à temperatura ambiente. Pique tudo muito bem até obter uma pasta que formará uma bola com uma textura de plasticina. Se estiver muito seca e difícil de ligar junte uma colher de chá de água.
Corte dois figos secos em pequenos pedaços, de preferência fininhos, e envolva-os na massa com as mãos.
Coloque a massa entre duas folhas de papel vegetal e com o rolo da massa estenda-a até ficar com uma espessura com cerca de 5 mm. Retire a folha de cima e com a ajuda de um corta-massas faça as bolachinhas até esgotar a massa. Coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno cerca de 20 minutos, até começarem a ficar douradas nas pontas.
Retire do forno e deixe arrefecer sobre uma rede de cozinha.
Nota pessoal: gosto de apagar o forno um pouco antes do tempo e deixar ficar as bolachas durante mais uns 15-20 minutos. Assim ficam mais estaladiças.
Retire do forno e do tabuleiro e deixe arrefecer numa rede. Guarde numa caixa com tampa.
(Fonte: Livro "Nem Acredito Que é Saudável")
Nutricionista Sónia Marcelo e a proposta de uma mousse de abacate e cacau
Amassar com um garfo um abacate maduro de tamanho médio (descascado e descaroçado).
Juntar uma colher de sopa de cacau cru em pó, uma colher de chá de stevia, uma colher de sobremesa de sumo de limão e misturar muito bem até formar uma pasta cremosa.
Levar ao congelador por dez minutos.
Decorar com coco ralado (opcional) e servir.
(Fonte: Livro “Guerra ao Açúcar”)
Comentários