Peito de frango marinado com chá preto

Faça meia chávena de chá preto (ex. Ceylon) e deixe arrefecer.

Depois de frio, junte-lhe umas gotinhas de limão, dois dentes de alho picados, uma colher de café de sal fino e uma pitada de pimenta em grão.

Envolva o frango neste preparado e leve ao frigorífico a marinar pelo menos durante oito horas.

Grelhe o frango e polvilhe com sementes de sésamo a gosto.

(Fonte: Livro “Receitas à Volta do Chá”)

Para acompanhar esta receita passo a passo clique na imagem abaixo.

Peito de frango marinado com chá preto

Leite-creme com maçã e chá verde

Corte 300 g de maçã reineta aos cubos e saltear com um pouco de canela. Coloque a maçã num recipiente onde irá colocar o leite-creme. Aqueça 500 g de bebida de soja, sem deixar ferver. Coloque 1 g de folhas de chá verde em infusão cerca de cinco minutos. À parte, bata quatro gemas com 70 g de açúcar mascavado e 15 g de amido de milho.

Adicione a bebida de soja quente, aos poucos, às gemas e mexa com a ajuda das varas. Leve ao lume a cozer sem deixar ferver, mexendo sempre. Depois de cozido coloque no recipiente, já com a maçã, e deixe arrefecer. Polvilhe com 40 g de açúcar mascavado e queime com um maçarico de cozinha, se for a gosto.

(Fonte: Livro “Prazer Sem Pecado”)

Leite creme com maçã e chá verde

Salada de camarão com molho de matcha e iogurte

Parta uma cenoura e um pepino em lascas muito finas. Coza 100 g de miolo de camarão com um pouco de sal e azeite.

Para o molho, junte meio iogurte com meia colher de chá de matcha, o sumo de meio limão, uma pitada de orégãos, outra de pimenta e meia colher de sopa de azeite virgem extra. Misture tudo muito bem.

Disponha num prato uma salada verde a seu gosto, com os camarões. Regue com o molho de matcha e polvilhe com sementes de sésamo.

Sugestão de acompanhamento: Chá verde Gorreana.

(Fonte: Livro “Receitas à Volta do Chá”)

Para acompanhar esta receita passo a passo clique na imagem abaixo.

 

Salada de camarão com molho de matcha e iogurte

Donuts de chá de matcha

Coloque num recipiente 100 ml de leite gordo morno, 10 g de fermento fresco de padeiro, uma colher de chá de açúcar e 25 g de farinha. Misture bem com uma colher e deixe repousar até começar a formar espuma à superfície.

Adicione 225 g de farinha de força, um ovo, 40 g de açúcar, uma pitada de sal, 40 g de manteiga amolecida e 10 g de chá de matcha e amasse, com as mãos, até obter uma massa ligeiramente elástica.

Que não se volte a desrespeitar o chá depois de uma conversa com a Sommelier Maria Ana Vieira
Que não se volte a desrespeitar o chá depois de uma conversa com a Sommelier Maria Ana Vieira
Ver artigo

Unte um recipiente com um pouco de óleo, forme uma bola com a massa e coloque-a no recipiente. Tape com um pano e deixe repousar, num local cálido, ate dobrar o volume inicial. Retire a massa do recipiente, estenda-a com um rolo até ficar com cerca de 1 cm de espessura.

Coloque o retângulo de massa num tabuleiro untado com óleo, tape com película aderente e leve ao frigorífico durante duas a três horas. Corte círculos com cerca de 5 cm de diâmetro, e retire o centro utilizando um cortador redonda com cerca de 2 cm. Deixe repousar num local cálido até aumentar significativamente de volume.

Entretanto, aqueça uma frigideira fina ou tacho com cerca de um litro de óleo, mas tendo o cuidado de que não ultrapasse os 165/170 ºC. Com cuidado, frite os donuts e dê-lhes a volta, de forma a que fiquem cozinhados por ambos lados. Escorra sobre um pouco de papel absorvente e reserve.

Para a cobertura, derreta 150 g de chocolate branco juntamente com duas colheres de sopa de natas, no microondas ou em banho-maria. Adicione uma colher de chá de matcha e misture. Passe os donuts pelo chocolate e deixe secar sobre uma rede. Para finalizar, polvilhe com um pouco de matcha.

(Fonte: Blogue: "Faz&Come")

Para acompanhar esta receita passo a passo clique na imagem abaixo.

Arroz aromatizado com chá

Numa caçarola faz-se, utilizando uma colher de chá de manteiga, um breve refogado com meia chávena de tomate triturado, 30 g de cebola, uma colher de chá de mistura de pimentas. Adiciona-se 400 g de arroz, 25 g de folhas de chá preto, uma colher de chá de tomilho, uma folha de louro e um litro de caldo vegetal. Apura-se com sal a gosto. Vai ao forno previamente aquecido a 200 ºC, dentro da caçarola coberta, durante 45 minutos. No momento de servir retira-se o louro.

Arroz aromatizado com chá

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.