Fresco, frescura, fresquinho, sejam quais forem as palavras que usemos para definir a procura de alimentos que casem com o verão, a imagem de um gelado é incontornável. Estes gelados, caseiros e com pauzinho, garantem-nos alguns minutos de tréguas ao calor e um prazer guloso.
Paula Bollinger quis aproveitar o facto de estarmos na altura das framboesas e decidiu partilhar uma receita de Clafouti, uma receita francesa, ou não estivesse a autora a viver por lá neste momento.
Com o calor instalado, saiba que não é só a qualidade da bebida que influencia aquilo que leva ao copo. O gelo é muito importante na hora de refrescar dentro do copo.
São deliciosos os morangos e um excelente argumento para com eles nos lançarmos em receitas sem complicações e muito apelativas. Deixamos-lhe cinco sugestões.
Estes são quatro clássicos do petisco que caem na categoria do muito fácil. Um deles nem carece de lume. Camarões, sardinhas, morcela e amêijoas sabem a mesa petisqueira e nós ensinamos como preparar.
Neste artigo, a autora do blogue e do livro A Cozinha Verde ensina-o a preparar uma receita deliciosa de hummus e mostra-lhe três refeições diferentes que pode fazer com esta alternativa vegan aos patês convencionais.
À primeira vista, parece impossível fugir dos ovos na cozinha portuguesa. Eles são omnipresentes nos bolos, panquecas, mousses, quiches, salgadinhos. No entanto, fique a saber que é possível adaptar quase todas as receitas para uma versão “egg free”, sem abdicar do sabor e da textura. A lista de sub
O que sugerimos não são saladas estritamente asiáticas. Têm sim, nos ingredientes que incluímos, um convite a degustarmos o Oriente, nas sojas, nas couves, nas massas de ovo, nas especiarias. Uma delícia.
O consumidor encontra nos lineares uma grande diversidade de óleos vegetais para culinária. Como decidir qual utilizar? Tenha em conta o sabor, as propriedades e funções, o custo e o impacto na saúde.
É um ótimo substituto dos molhos calóricos, acompanha carnes, sopas, saladas, conferindo-lhes interessantes notas de acidez e de cremosidade. Acresce que o iogurte é um alimento equilibrado e, cereja sobre o bolo, saboroso.
A PMC Wine & Food divulgou quatro dicas que o vão ajudar a perceber onde guardar os seus vinhos garantindo que mantêm o paladar, o aroma e a sua qualidade.
Quinoa e bulgur, há apenas alguns anos estávamos perante dois ilustres desconhecidos das mesas portuguesas. Hoje, assimilámo-los nas nossas cozinhas e continuamos a descobrir novas aplicações. Neste caso, em saladas em modo verão.
Que não seja por ter pouca prática na cozinha que vai deixar de produzir sobremesas excelentes. Estas são de grande simplicidade e fazem um vistão dentro das tacinhas.
Podendo, prefira-as frescas, embora as favas congeladas também façam bons petiscos. Falta-lhes, contudo, a magia da época. E, por esta altura, temo-las bem apetitosas. Caso para dizer, estas receitas são favas contadas.
Páscoa também é tempo de borrego, por exemplo numa apaladada caldeirada, ou num paciente assado de forno. Há, contudo, outras formas de apresentar a carne à mesa. Para que não lhe faltem alternativas, deixamos algumas opções menos convencionais.
De laranja, menta ou café. Produzir um chocolate aromatizado em nossas casas não é difícil e traduz-se numa excelente base ou cobertura para outras receitas, por exemplo bolos.
Ninguém esquece as amêndoas chegada a Páscoa. Normalmente temo-las doces, em pacotinhos, com o omnipresente chocolate. O que aqui trazemos é a versão “fresca” da amêndoa e combinamo-la em doces de sobremesa ou de lanche. Não faltam, também um snack e um chutney.
Fazer compras nos dias que correm não é tarefa fácil. São inúmeras as tentações que nos levam, algumas vezes, a fazer as opções menos saudáveis ou até mais caras.
Adão, por certo, não as negaria e até Eva ia querer provar desta maçã. Ou melhor, um trio de sobremesas com maçã que cortam nos açúcares sem comprometer o sabor.
Inês Simas, bloguer e proprietária do espaço A Carpacceria, em Lisboa, propõe-nos três receitas . Uma refeição completa em taças coloridas, nutritivas, saudáveis e, não menos importante, fáceis de confecionar.