Tomates recheados com espinafres e ovo

Comece por lavar quatro tomates cortando-lhes uma "tampa". Com a ajuda de uma colher, retire cuidadosamente a polpa tentando manter inteira a estrutura do tomate. Pique a polpa e reserve numa tigela.

Pique uma cebola e dois dentes de alho. Reserve. Corte quatro queijos mozzarella pequenos em pedaços.

Coloque 150 g de folhas de espinafre numa frigideira, regue com um fio de azeite, e tape, para que o espinafre coza sob o efeito do vapor gerado. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Quando o volume tiver reduzido para mais de metade, retire qualquer excesso de água e acrescente o recheio dos quatro tomates, a cebola, o alho, um pouco de vinho branco (cerca de 50 ml) e mais um fio de azeite e tempere a gosto com sal e pimenta. Deixe ganhar sabor.

Pré-aqueça o forno a 180 ºC.

Numa assadeira, coloque os tomates e os topos dos tomates.

Forre o fundo de cada tomate com o preparado de espinafre. Em seguida, sobre cada um dos tomates, deite um ovo de codorniz. Para isso, parta cuidadosamente um ovo de cada vez e insira o seu conteúdo (gema e clara) sobre o fundo de espinafre. Tempere com sal e pimenta e cubra com o queijo mozarela em cubos.

Leve ao forno por 25 a 30 minutos, a 180 ºC, para que os ovos cozam.

Fonte: Nutricionista Iara Rodrigues para o programa “Naturalmente”, transmitido no 24Kitchen.

Tomates recheados com espinafres e ovo

Molho de tomate, fácil e delicioso

Vai precisar para esta receita de 1,2 kg de tomate. Coloque uma panela ao lume com água. Entretanto, faça um corte em cruz no centro de cada tomate.

Assim que a água ferver, mergulhe os tomates na água e deixe levantar novamente fervura.

Retire, com a ajuda de uma escumadeira, para um recipiente com água bem fria.

Este processo faz com que a pele dos tomates se solte, tornando-os muito fáceis de pelar.

Corte o tomate em pedaços e reserve.

Aqueça um tacho ou frigideira ampla.

Adicione um fio de azeite, uma cebola média picada, dois dentes de alho picados e uma folha de louro. Deixe refogar por cerca de cinco minutos, mas sem deixar ganhar cor.

Adicione o tomate e um raminho de orégãos. Deixe cozinhar em fogo médio durante cerca de meia hora, mexendo de vez em quando para evitar que agarre.

Tempere com sal e pimenta e adicione uma colher de sopa de açúcar (para reduzir a acidez do molho). Deixe cozinhar por mais cinco minutos.

Opcionalmente, caso prefira um molho suave e sem pedaços, retire a folha de louro e triture com a varinha mágica.

Utilize de imediato, ou distribua o molho por frascos esterilizados, feche e volte-os com a tampa para baixo, até arrefecer.

(Fonte: Blogue “Faz&Come”)

Molho de tomate, fácil e delicioso

Arroz “malandrinho” de tomate

Coloque um tacho ao lume com três colheres de sopa de azeite. Deixe aquecer e de seguida junte uma cebola picada, dois dentes de alho e uma folha de louro. Deixe refogar até que a cebola fique translúcida.

Adicione de seguida quatro tomates bem maduros, cortados em pedaços pequenos e envolva-os com a cebola. Deixe apurar por cerca de um ou dois minutos.

Junte uma chávena de arroz Carolino e mexa. De seguida verta quatro chávenas de água, tempere com um pouco de sal, mexa de novo, e deixe o arroz cozer lentamente, mexendo ocasionalmente.

Quando o arroz estiver quase cozido, retifique o tempero se necessário.

Sirva o arroz ainda com bastante caldo e polvilhado com coentros picados (a gosto).

Fonte: Blogue “Cozinha[Daduxa]”

Arroz malandrinho de tomate

Batatas com tomate e ovos "espevitados"

Aqueça três colheres de sopa de azeite numa frigideira grande. Salteie uma cebola grande, cortada em rodelas médias, e um pimento verde grande no azeite quente até amolecerem. Junte ao salteado dois tomates grandes frescos, sem a pele e as grainhas, cortados em ´cubinhos`, e deixar refogar uns minutos.

Junte 500 g de batatas cortadas em rodelas finas sem deixar de mexer para envolver todos os ingredientes. Acrescente 300 g de polpa de tomate, dois dentes de alho ralados e uma colher de chá de chili em pó. Volte a mexer.

Tempere com sal, pimenta e o tomilho a gosto. Tape a frigideira e deixe cozinhar em lume médio até as batatas ficarem quase tenras, cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando e juntando um pouco de água se ficar demasiado seco. Quanto mais larga for a frigideira e mais finas forem as batatas, mais rápida será a cozedura.

Passados 15 minutos, junte quatro ovos, vertendo-os sobre o preparado, e deixe cozinhar com a frigideira destapada, até as claras ficarem brancas mas sem deixar cozer as gemas. Salpique com queijo ralado a gosto até este derreter.

Sirva com bom pão rústico.

(Fonte: Blogue “Marmita”)

Depois destas 5 receitas com ovos não os vai querer apenas mexidos
créditos: Lifestyle

Bolo salgado de tomate em 30 minutos

Pré-aqueça o forno a 180 ºC.

Para dentro de uma taça, parta quatro ovos, junte-lhes 200 ml de azeite virgem extra e 300 ml de leite. Misture tudo. Adicione 250 g de farinha de trigo integral e 250 g de farinha de trigo, duas colheres de chá de fermento em pó, sal e pimenta a gosto e uma colher de chá de caril. Misture tudo novamente.

Adicione uma colher de sopa de pasta de pimentão, uma cebola roxa cortada fininha, uma chávena de tomates-cereja grosseiramente picados, meia chávena de azeitonas pretas sem caroço picadinha e uma colher de sopa de manjericão. Envolta tudo.

Coloque numa forma untada com azeite e leve ao forno durante cerca de 30 minutos.

(Fonte: Blogue “Marmita”)

Bolo salgado de tomate em 30 minutos

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.