1- Linhaça moída

Para fazer hambúrgueres, falafel ou outros salgadinhos, as sementes de linhaça são a minha opção preferida. Basta moer as sementes e adicioná-las à massa para dar liga e consistência à receita. Ao acrescentar linhaça às suas receitas, está também a adicionar nutrientes importantes, fibras e ácidos gordos essenciais, que apresentam vários benefícios na saúde. Existem duas variedades mais comuns de linhaça – dourada e castanha – e ambas podem ser utilizadas, sendo que a principal diferença é na sua cor. Em termos nutricionais, são muito semelhantes.

Clique na imagem abaixo e experimente esta receita de hambúrgueres de quinoa e feijão

hambúrgueres de quinoa e feijão

2- Tofu

Para fazer uma quiche vegan, experimente utilizar o tofu no lugar do ovo. Basta triturar com um pouco de natas vegetais, até obter uma consistência cremosa, e envolver com o recheio. Se quiser que visualmente o resultado seja igual à versão com ovos, adicione uma pitada de curcuma ao creme – vai obter um tom amarelado.

O tofu, produzido a partir da soja, é um alimento muito versátil na cozinha. Para além das suas propriedades nutricionais serem bastante interessantes, tem um sabor muito neutro que liga bem tanto em receitas doces como salgadas.

Espreite, clicando na imagem abaixo, este Cheesecake americano feito com tofu e comprove!

cheesecake americano

3- Abacate

Se quiser fazer uma mousse de chocolate – saudável -  de comer e chorar por mais, reserve uns abacates bem maduros na sua fruteira. Este fruto, quando está maduro, tem uma consistência muito cremosa, que substitui na perfeição o ovo. Como o seu sabor é mais neutro, até se vai esquecer que o abacate faz parte da receita.

Clique na imagem e experimente esta Mousse de chocolate sem açúcar e sem glúten e surpreenda-se com o resultado.

mousse de chocolate sem açúcar e gluten

4 - Banana

Uma banana pequena esmagada equivale a um ovo em receitas de bolos ou bolachas. Para além de ser um ótimo substituto do ovo, este é um adoçante natural de excelência. Certifique-se que a banana está bem madura antes de a usar.

5- Ovo de linhaça (ou de chia)

Para além de poder utilizar a linhaça moída diretamente nas suas receitas, pode também fazer o famoso “ovo de linhaça”. Para substituir um ovo, basta misturar uma colher de sopa de linhaça moída com três colheres de sopa de água quente, mexer e deixar repousar por uns minutos até ganhar uma consistência gelatinosa. Utilize este substituto em receitas de bolos, bolachas ou panquecas. Pode fazer exatamente a mesma experiência com as sementes de chia, nas mesmas proporções.

aquafaba

 6- Aquafaba, a água mágica

Da próxima vez que cozer grão em casa, não descarte a água da cozedura! Essa água, que dá pelo nome de aquafaba, contém uma mistura de amidos e proteínas que lhe confere características que se assemelham às da clara do ovo. Quando bem batida, transforma-se em autênticas claras em castelo vegan. Pode utilizar esta água mágica para confecionar mousses, suspiros ou maionese, por exemplo.

Para preparar a aquafaba, deve primeiro demolhar o grão com água abundante durante, pelo menos, oito horas. Descarte essa água e coza o grão em três vezes a água, durante aproximadamente 20 minutos após levantar fervura.

Depois de arrefecer bem, separe a água do grão e guarde num recipiente no frigorífico. Está pronto a usar!

Nota: também pode fazer a aquafaba com a água das latas/frascos de grão. No entanto, tenha em atenção a quantidade de sal e conservantes adicionados.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.